Centro de Monitoramento do GDF permite ao Governador Agnelo Queiroz obter informações em tempo real.
No dia 16 de janeiro deste ano o GDF apresentou oficialmente a todos os seus assessores as novas instalações do Centro de Monitoramento da Casa Civil do DF.
O sistema permite ao Governador Agnelo Queiroz obter informações em tempo real de tudo o que acontece no Distrito Federal. Desde simples informações sobre o andamento de obras, recursos de investimentos até o controle das atividades em hospitais e postos de saúde.
![]() |
Centro de Op. Integradas do DF |
![]() |
Câmeras instaladas nos hospitais permitem controlar o atendimento. |
![]() |
Relatório de desempenho das Regiões Administrativas do DF. |
![]() |
Posicionamento em tempo real, via GPS, da frota de ônibus e ambulâncias. |
![]() |
Sistema de Monitoramento e Gestão |
O Sistema de Monitoramento e Gestão do GDF chega à terceira versão com destaque em soluções de “Business Intelligence” para ações que permitem o acompanhamento, em tempo real, de mais de mil projetos que estão em andamento em todas as áreas do governo.
A maioria dos projetos monitorados integra o Caderno das Cidades. A publicação reúne as ações que serão realizadas até 2014 nas 31 regiões administrativas e que buscam a melhoria da qualidade de vida da população, como o programa Asfalto Novo, o DF sem Miséria e aqueles voltados para a melhoria da mobilidade urbana.
Com o sistema, as informações de cada um desses projetos, bem como o detalhamento da ação, o seu status atual, custos e o andamento, podem ser visualizadas em 12 painéis. Para agilizar o acompanhamento das ações pelos gestores que utilizam a ferramenta, o sistema permite ainda que se façam buscas por palavras-chaves, o que acelera mais a tomada de decisões e a elaboração de relatórios.
A fim de desenvolver o sistema, os técnicos realizaram o georreferenciamento de diversos equipamentos públicos do Governo do DF. Atualmente, são monitoradas 128 câmeras, além dos mil projetos acompanhados em tempo real. Com a tecnologia, o sistema monitora as câmeras instaladas em diversos hospitais, no metrô e em algumas vias. Com isso, é possível detectar se há uma grande aglomeração de pacientes esperando atendimento nas unidades de saúde, por exemplo.
Também tem acesso a dados em tempo real de todas as obras prioritárias de infraestrutura em andamento, de escolas e creches, entre outros. Um exemplo da importância do sistema ocorreu durante a Copa das Confederações, quando o Centro Integrado de Comando e Controle do Distrito Federal (CICC-DF) acompanhou, em tempo real, o deslocamento das delegações das Seleções do Brasil e do Japão, além das autoridades da Fifa, durante o período em que estiveram na Capital Federal.O CICC-DF, responsável pela supervisão, controle, comando e coordenação de todas as operações referentes à segurança da competição na Capital Federal, é um dos equipamentos mais importantes na estrutura de segurança pública para a Copa do Mundo de 2014.
O sistema também acompanha as decisões da Junta de Execução Orçamentária (JEO), os Projetos Estruturantes do DF (com os principais investimentos do governo nas cidades) e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), fornecendo dados de execução física e dos recursos aplicados. É possível saber o número de beneficiados do DF sem Miséria e do Cartão Material Escolar. Além disso, esta nova versão do sistema de monitoramento permite o cruzamento dos dados do Portal Federativo - que reúne as informações dos projetos do governo federal realizados no âmbito do DF - com os dados do GDF.
Veja mais na reportagem do Bom Dia DF - TV Globo.
» Saiba mais: Contrato do Centro de Gestão Integrada será de R$ 777 milhões
COMENTAR