MTEC Energia

Caps II de Taguatinga abre Semana da Luta Antimanicomial com atividades voltadas ao cuidado e à liberdade

Evento destaca a importância dos serviços substitutivos e da promoção da saúde mental com dignidade Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF A Secr...

Evento destaca a importância dos serviços substitutivos e da promoção da saúde mental com dignidade


Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II de Taguatinga, realizou, nesta segunda-feira (12), a abertura da Semana da Luta Antimanicomial na unidade. Com o tema Abrindo caminhos, o evento ocorre até sexta-feira (16) e tem como objetivo valorizar os serviços substitutivos em saúde mental, reforçar o cuidado em liberdade e estimular a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para pessoas em sofrimento psíquico.

“Esse tipo de ação é essencial para fortalecer os vínculos entre os usuários, os profissionais e a sociedade. Ao promover momentos de cuidado e acolhimento, mostramos que essas pessoas fazem parte da comunidade e têm direito à saúde mental com dignidade”, destacou a gerente da unidade, Aline Canuto.

A programação de abertura contou com um café da manhã especial, oficina de automaquiagem e uma palestra com o tema “Autocuidado e respeito aos processos da vida”, ministrada pela psicóloga e servidora da SES-DF, Kisla Veiga. “A luta antimanicomial precisa seguir viva e ativa nas políticas públicas, mas também deve começar dentro de cada um de nós. Só conseguimos desenvolver uma saúde mental de qualidade quando abrimos caminhos internos de autoconhecimento e equilíbrio”, destacou a profissional.

O paciente do Caps II Mateus Gonçalves, 24, compartilhou sua experiência. “O Caps apareceu num momento crítico da minha vida e abriu um caminho para mim. Essas atividades nos ajudam a nos reconectar com a realidade e com nós mesmos”, disse.

Atendimento diário

Os serviços substitutivos são alternativas ao modelo hospitalar, que abrange a internação prolongada e o isolamento. Hoje, o foco está no cuidado em liberdade, feito próximo da comunidade, com vínculos e respeito. O Caps é um exemplo disso: oferece atendimento diário e humanizado, permitindo que os usuários mantenham suas rotinas e laços sociais.

Com cerca de 250 usuários por dia e 900 procedimentos mensais, o Centro de Atenção Psicossocial II de Taguatinga é um serviço de porta aberta, não sendo necessário encaminhamento para ser atendido. 
A unidade conta com uma equipe multidisciplinar (eMulti) de 25 profissionais, incluindo médicos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, que atendem pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, com idade igual ou superior a 18 anos. 

O acolhimento é feito por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O local atende as Regiões de Saúde Sudoeste, que compreende as regiões administrativas de Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires e Água Quente, e Oeste, Brazlândia, Ceilândia (exceto QNN e QNM) e Sol Nascente/Pôr do Sol.

Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário