INFLUENZA: Confira onde se vacinar contra a gripe no DF

Partilhar:
Danntec Engenharia

Ao todo são 100 postos disponíveis para fazer a imunização, que segue até dia 9 de julho; é preciso ficar atento para não tomar a vacina da gripe junto com a de covid-19


Por Cláudio Ulhoa

A vacinação contra a gripe começou no Distrito Federal na segunda-feira (12/4). Trata-se da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza cujo objetivo é o de imunizar os grupos prioritários em três etapas. Diferente dos anos anteriores, desta vez a vacinação acontece de forma escalonada, ou seja, primeiro serão imunizados, até o dia 10 de maio, crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Depois, entre os dias 11 de maio e 8 de junho, será a vez dos professores da rede pública e priva e os idosos com 60 anos ou mais. Em seguida, entre os dias 9 de junho e 9 de julho, serão os demais público. (Ver lista abaixo).

Diferente da vacina contra a covid-19, a vacina contra a gripe é aplicada em dose única, com exceção de crianças menores de nove anos que nunca foram vacinadas contra a influenza.

“A vacinação da população-alvo pode reduzir as sobrecargas nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias pelo vírus da influenza”, lembra a enfermeira da Área Técnica de Imunização da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Fernanda Ledes.


A meta da Secretaria de Saúde é vacinar pelo menos 90% do grupos elegíveis, estimados em mais de 1 milhão de pessoas

Veja aqui onde você pode se vacinar contra a gripe.

Covid-19

Como este ano também está acontecendo a vacinação contra a covid-19, as pessoas precisam ficar atentas antes de se vacinar. Por isso, as pessoas que já tomaram a vacina contra a covid-19 aguarde por 14 dias para tomar a vacina contra a gripe. Portanto, segundo a SES-DF, neste momento, é importante que a população dê prioridade a vacinação contra a covid-19.

“A Secretaria de Saúde faz um alerta à população, que está no grupo prioritário atual, para que dê preferência à vacina da covid-19 por tratar-se de um vírus mais agressivo. Passados 14 dias, quem recebeu a vacina contra covid deve retornar à unidade de saúde para receber a vacina que previne a gripe”, informa a pasta.

Público-alvo a ser vacinado contra a gripe na terceira fase:
  • Os profissionais das forças de segurança e salvamento;
  • As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
  • A população privada de liberdade;
  • Os funcionários do sistema prisional;
  • Os caminhoneiros, os profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador), os portuários;
  • Pessoas com deficiência;
  • Adultos de 55 a 59 anos de idade.
*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

Partilhar:

pandemia

postos de saúde

saúde

0 comentários: