MTEC Energia

NBR 9050:2015 – Acessibilidade a todos

Você conhece a NBR 9050:2015? Não? Essa é a famosa norma intitulada como Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos u...



Você conhece a NBR 9050:2015? Não? Essa é a famosa norma intitulada como Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. No nosso post no Instagram, já discutimos uma pequena parte da norma – sobre sinalização tátil e visual de piso. No texto de hoje, falaremos sobre alguns pontos de destaque de outra importante seção dessa NBR: o projeto de sanitários, banheiros e vestiários acessíveis.

Para que serve a NBR 9050?

Essa norma é responsável por estabelecer critérios e parâmetros para o projeto, a construção, a instalação e a adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade. Ou seja, ela contém regras para uma grande diversidade de acessórios, sinalizações e estruturas cuja utilização deve ser garantida a todos, de forma autônoma, independente e segura.


Foto: Paul Green on Unsplash.

E é justamente a essa utilização que se relaciona o conceito de acessibilidade, que é definida como a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização com segurança e autonomia dos ambientes e sistemas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Sanitários acessíveis
Localização

Essas dependências devem estar em rotas acessíveis, próximas à circulação principal, próximas ou integradas às demais instalações sanitárias, evitando locais isolados. Outro aspecto importante é a distância máxima, de até 50 metros, entre qualquer lugar da edificação e o sanitário.
Quantificação e características

Antes de qualquer coisa, é importante que todas as instalações sanitárias acessíveis estejam sinalizadas da forma apropriada, inclusive com sinalização de emergência. Isso inclui sinalização vertical, como placas, e sinalização de piso, como os pisos táteis que já discutimos!

Além disso, é obrigatório que possuam entradas independentes das outras dependências sanitárias, para que seus usuários possam ser acompanhados por uma pessoa do sexo oposto, caso necessário.

Quanto às quantidades, a tabela abaixo – retirada da norma – resume as exigências da NBR 9050. De maneira geral, 5% do total de cada peça sanitária (bacias, pias, mictórios, etc) de cada sexo devem ser acessíveis, com no mínimo uma de cada.



A norma traz ainda outros detalhes de projeto, de acordo com o uso da edificação.
Dimensões do sanitário acessível e do boxe sanitário acessível

Tanto o sanitário como o boxe sanitário acessíveis devem garantir espaço suficiente para a circulação com giro de 360º e realização de manobras no ambiente, assim como a transferência lateral, perpendicular e diagonal para a bacia sanitária, a fim de garantir conforto e segurança ao usuário.

Desse modo, deve-se atentar na instalação de um lavatório (para não interferir na área de transferência), nas portas de correr (a fim de obedecer o vão livre mínimo de 0,80 m por 2,10 m) e no sistema de travamentos de portas, que podem ser, preferencialmente, do tipo alavanca ou do modelo tranqueta de fácil manuseio. Além disso, deve-se facilitar o alcance manual para acionamento da válvula sanitária, da torneira, da ducha higiênica, dos puxadores e trincos, barras e demais acessórios.

Os pisos dos sanitários ou boxes sanitários devem ser antiderrapantes, sem desníveis junto à entrada ou soleira e ter grelhas e ralos posicionados fora das áreas de manobra e de transferência.

As imagens a seguir mostram detalhes desses itens.




Áreas de transferência e manobra para uso de bacia sanitária.



Bacias sanitárias

Todas as bacias sanitárias instaladas devem ser preparadas para que o usuário possa realizar a transferência da cadeira de rodas para o assento de maneira confortável e segura. Esse processo é garantido principalmente pela instalação correta das barras de apoio e das próprias bacias sanitárias.

Um erro bastante comum ligado a esse item está no modelo utilizado. Bacias sanitárias acessíveis não possuem abertura frontal. Essa abertura deve ser utilizada somente em ambientes hospitalares. No espaço público, a bacia deve ter as bordas fechadas como em uma instalação comum.



A bacia deve ter entre 0,43 m e 0,45 m do piso acabado, que pode ser corrigida através do sóculo – aquela base construída em concreto ou alvenaria, para elevar o acessório – acompanhando a bacia. Além disso, a norma não exige um tipo específico de aparelho de descarga, podendo ser caixas acopladas ou válvulas de descarga. Independentemente do modelo, o acionamento deverá estar dentro do alcance da pessoa em cadeira de rodas, geralmente em torno de 1,00 m.

Nas paredes próximas às bacias, se existirem, deverão ser utilizadas barras verticais e horizontais conforme a figura. Essas barras são essenciais para segurança e conforto do usuário e devem resistir a pelo menos 150 kg sem fissurar ou deformar.













Se o sanitário não possui paredes laterais, devem ser instaladas barras laterais como mostra a figura seguinte.




No caso das bacias com caixa acoplada, pode ser necessário deslocar a barra horizontal para cima. Nesse caso, a altura deve ser até 0,89 m para adultos e 0,72 m para crianças e pessoas de estatura reduzida.
Lavatórios

No tocante aos lavatórios, o objetivo mais importante é permitir a aproximação de usuários em cadeira de rodas – no caso do sanitário acessível – ou de usuários em pé com mobilidade reduzida – no caso de sanitários comuns. No primeiro caso, é importante haver área suficiente para a cadeira de rodas (pelo menos 1,20 x 0,80 m).

Em ambas as situações citadas, devem ser instaladas barras de apoio horizontais e/ou verticais, conforme o projeto permitir, nos dois lados do lavatório. Tais apoios deverão ter espaçamento suficiente para seu uso confortável e seguro, permitindo o alcance pelo usuário às barras e ao lavatório.

Nas figuras, destacamos alguns exemplos de instalação. Na NBR, você encontra muito mais!




Sanitário coletivo

O sanitário coletivo é de uso de pessoas com mobilidade reduzida (P.M.R) e de qualquer pessoa. Dessa forma, os boxes devem atender às condições de boxe comum, sendo um com bacia infantil, para pessoas de baixa estatura e crianças, e um com barras de apoio para P.M.R.

Esse sanitário pode ter um boxe acessível para uso preferencial de pessoas em cadeira de rodas, além do com entrada independente, que deve garantir área de circulação, manobra e acesso para uso das peças sanitárias.

Nos boxes comuns, recomenda-se que as portas abram para fora, para facilitar o socorro à pessoa, se necessário; e nos boxes com barras de apoio, é recomendado barras em forma “L”ou duas barras retas com o mesmo posicionamento, para uso de pessoas com redução de mobilidade, de flexibilidade, de coordenação motora e de percepção. Observe demais aspectos nas ilustrações abaixo.


Lavatórios e mictórios também devem atender a requisitos e critérios mínimos, conforme as imagens. Quando se tratar de bancada com vários lavatórios, as barras de apoio devem estar posicionadas nas extremidades do conjunto, podendo ser em apenas uma das extremidades.

Nos mictórios, deve ser prevista a área de aproximação frontal para P.M.R., eles devem estar equipados com válvula de mictório instalada a uma altura de até 1,00 m do piso acabado, preferencialmente por sensor eletrônico ou dispositivos equivalentes ou de fechamento automático (quando utilizado o sensor de presença fica dispensada a restrição de altura de instalação); e deve ser dotado de barras de apoio.



Acessórios para sanitários

Todos os acessórios de sanitários acessíveis e coletivos devem estar dentro da faixa de alcance determinada pela norma, em local que não interfira nas áreas de transferência e manobra e na utilização das barras de apoio. Veja a imagem abaixo.




Os espelhos podem ser instalados em paredes com ou sem pias, seguindo as recomendações da norma.




As papeleiras, por sua vez, podem ser embutidas ou de sobrepor. Esta última deve garantir o acesso ao papel de forma livre e fácil.



Quanto ao cabide, este deve ser instalado junto a lavatórios, boxes de chuveiro, bancos de vestiários, trocadores e boxes de bacia sanitária, a uma altura entre 0,80 m a 1,20 m do piso acabado.

Já o porta-objetos deve ser colocado próximo ao lavatório, ao mictório e à bacia sanitária a uma altura entre 0,80 m e 1,20 m, com profundidade máxima de 0,25 m. Além disso, recomenda-se que não seja instalado atrás de portas e nem tenha cantos agudos e superfícies cortantes.

E por último, não menos importante, o puxador horizontal. Este deve estar no lado oposto ao da abertura da porta, associado à maçaneta. A imagem a seguir o ilustra seu posicionamento.



Ou seja, são muitos detalhes obrigatórios ao projeto! A norma traz ainda especificações quanto aos acessos – portas, vãos, circulação de pessoas -, às sinalizações adequadas – altura, tamanho, distância de observação -, e a muitos outros itens. Mesmo com tantos detalhes, é importante notar que o principal objetivo disso tudo é bem simples: democratizar o acesso, para que todos tenham a oportunidade de interagir de maneira independente, segura e confortável com o meio onde vivem!


Com informações de Canteiro de Engenharia Blog

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,27,acessibilidade,4,acidente de trabalho,4,Acolhimento,1,administração,19,Aerolula,1,agricultura,26,agro,176,agroindústria,6,agronegócio,35,água,36,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,21,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,aneel,5,animais,24,Aniversário,5,antissocial,4,anvisa,1,aposentdos,3,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,19,artigo,39,Assistência social,7,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,784,automobilsmo,4,aviação,8,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,10,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,27,Brasília,45,BRB,28,brics,5,caesb,12,café,4,câmeras,2,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,20,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,celular,6,censura,2,Centro Administrativo,1,charge,2,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,105,Cidades,117,ciência,14,cinema,14,CLDF,68,clima,23,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,44,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,14,comemoração,11,comércio,16,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,4,comportamento,23,comunicação,5,comunidade,3,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,32,condomínio,72,condomínios,16,conic,1,conselho profissional,23,construção civil,38,construtoras,5,consulta pública,13,consumidor,27,consumo,10,conta,8,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,33,corrupção,40,CPI,1,crianças em casa,6,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,16,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,125,curso superior,3,cursos,28,data comemorativa,31,debate,3,Defesa,9,democracia,7,dengue,13,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Detran,39,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia dos Namorados,5,dia mundial da água,10,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,17,diploma,1,direita,2,direito,64,Direito do Consumidor,4,Direitos Humanos,19,Distrito Federal,100,ditadura militar,6,dívidas,19,documento,7,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,4,ecologia,8,economia,366,economistas,3,Edital,6,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educa,1,educação,259,eleições,171,Eleições 2022,144,eleitor,14,eletricidade,11,elevadores,8,Embaixadas,5,empreendedorismo,47,empreender,13,empregado,12,empregos,65,empresas,98,energia,80,engenharia,116,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,42,entretenimento,28,Escola de Síndicos,33,escorpião,1,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,66,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,9,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,evento,143,Eventos,9,exercícios,3,exportação,19,falecimento,5,família,1,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,1,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,2,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,2,FHC,2,FIEG,21,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,35,finanças pessoais,67,Fipecafi,1,fogo,1,fort atacadista,2,frente parlamentar,1,futebol,18,Galeteria Beira Lago,1,gás,12,gastronomia,41,GDF,228,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gilvan Máximo,1,Gim,1,Goiás,328,golpe,23,golpismo,10,Governador,51,Governo,108,greve,7,Grupo Pereira,1,guerra,17,habitação,65,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,homenagem,7,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,5,IBRAM,3,Idoso,8,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imoveis,5,imóveis,92,impeachment,4,impostos,85,inadimplência,6,incc,1,incêndio,12,indígena,1,indústria,59,inelegibilidade,3,Informação,31,informática,1,ingressos,1,inovação,60,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,2,internacional,30,internet,75,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,1,Jornalismo,83,Juarezão,1,justiça,170,juventude,4,Lançamento,1,lazer,34,Legislação,7,lei,17,LGPD,6,licitação,14,livro,18,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,18,machismo,1,manifestação,1,manutenção,11,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicamentos,2,medicina,17,MEI,1,meio-ambiente,59,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,49,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,8,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,4,Miriam Belchior,1,Mobilidade,11,mobilidade urbana,24,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,80,Mulheres na Política,10,multa,6,mundo,134,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,16,Neoenergia,6,neurociência,2,neuromarketing,2,Nobratta,1,normas,12,NOTICIAS,1057,notificação,1,novacap,2,Novembro Azul,1,nutrição,1,obras,110,ocupe o centro,1,opinião,138,Oportunidade,3,orçamento,9,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,52,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,11,pesquisa,23,petrobras,13,petróleo,16,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,71,POLÍCIA FEDERAL,1,Política,302,população,2,Porto Alegre,2,postos de saúde,16,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,20,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,3,privatização,1,Procon,2,profissional,28,profissões,8,Projeto de Lei,74,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,4,pt,2,qualificação,29,rádio,2,recicláveis,1,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,27,reformas,9,registro,4,regras de convivência,14,relacionamento,5,religião,16,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,17,Sarah Kubitscheck,1,saúde,501,sedhab,2,segeth,1,segurança,110,seguro,9,selo de qualidade,2,senado federal,21,serviço social,7,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,23,setor energético,25,setor produtivo,33,sia / guará,14,sindicatos,18,síndico,125,síndicos,9,SLU,5,smartphone,3,socialismo,1,solar,8,Solidariedade,19,sonegação,10,sorteio de casas,1,STF,24,subsíndico,1,Supermercados,1,Supremo,2,sustentabilidade,67,tarifas,24,taxa,8,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,6,tecnologia,146,telecomunicação,16,tempo,12,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,78,Trabalho,26,transito,5,trânsito,35,transporte,6,transporte coletivo,47,transportes,29,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,57,turismo,60,TV,10,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,30,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: NBR 9050:2015 – Acessibilidade a todos
NBR 9050:2015 – Acessibilidade a todos
https://canteirodeengenharia.files.wordpress.com/2019/09/absolutvision-uudgnhjdnso-unsplash.jpg?w=1400
https://lh4.googleusercontent.com/1U8LNDZDVdK57AaF94ysp4aXdHwin5uJM4wJmtq9WBXdtrGK_c9bCr9uf3RMsuWkS7G3xrR8ihQs2VUQzxBPSPYt_J49dDWGY1Az0f8MGX_uXiF9mnojDU_c9l44i2zavBsBsBxi=s72-c
Atualidade Política
http://www.atualidadepolitica.com.br/2020/01/nbr-90502015-acessibilidade-todos.html
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/2020/01/nbr-90502015-acessibilidade-todos.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário