MTEC Energia

Adasa lança boletim quinzenal de monitoramento de chuvas urbanas no DF

Com dados de 42 estações, a nova iniciativa visa dar transparência aos índices pluviométricos e auxiliar na prevenção de alagamentos; Gama...

Com dados de 42 estações, a nova iniciativa visa dar transparência aos índices pluviométricos e auxiliar na prevenção de alagamentos; Gama lidera o ranking de chuvas no início de 2026

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) deu um passo importante para o monitoramento climático e a segurança da capital com o lançamento do Boletim Quinzenal de Monitoramento de Chuvas Urbanas.

O documento, elaborado pela Superintendência de Drenagem Urbana (SDU), utiliza dados do Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas do Distrito Federal (SIMCURB) para oferecer um panorama detalhado da pluviosidade na região. O boletim centraliza informações coletadas por 42 estações de monitoramento estrategicamente distribuídas pelo DF.

O objetivo central é municiar a população com dados precisos e apoiar órgãos governamentais no planejamento de drenagem urbana, mitigando os riscos de alagamentos e outros transtornos causados pelo período chuvoso.

Dezembro de 2025 superou o ano anterior

De acordo com a primeira edição do boletim, o mês de dezembro de 2025 apresentou um volume de chuvas superior ao registrado no mesmo período de 2024. Enquanto o último mês de 2024 fechou com 224,3 mm, dezembro de 2025 atingiu 250,8 mm. Segundo a Adasa, esse aumento é considerado benéfico para o aporte hídrico dos reservatórios da região.

Panorama de janeiro de 2026

Até o dia 7 de janeiro, o monitoramento indica que o DF recebeu 48,6 mm de chuva, o que representa 18,6% da meta esperada para o mês (estimada em 261,4 mm com base na média dos últimos três anos). Apesar do volume ainda estar no início, a distribuição tem ocorrido dentro da normalidade, sem registros oficiais de secas críticas ou alagamentos graves até o momento.

No ranking das Regiões Administrativas (RAs) onde mais choveu neste início de ano, os destaques são:

  • Gama: 92,2 mm
  • Planaltina: 68,9 mm
  • Lago Sul: 65,9 mm
  • Sudoeste: 65,2 mm
  • São Sebastião: 56,6 mm

Retrospectiva hídrica

O boletim também traz um olhar sobre o acumulado histórico. O ano de 2025 encerrou com um total de 1.191,6 mm de chuva, valor que representa 98,2% da média histórica anual. Embora tenha sido inferior ao volume de 2024 (1.446,7 mm), o cenário é de recuperação hídrica se comparado ao ano de 2023, quando o acumulado foi de apenas 981,1 mm.

Para a Adasa, a periodicidade quinzenal da publicação reforça o compromisso com a gestão eficiente da drenagem urbana e a transparência pública. "O monitoramento contínuo e a conscientização são cruciais para garantir a sustentabilidade hídrica e a segurança da população do Distrito Federal", destaca a nota técnica do informativo.

Veja o boletim abaixo:

Fonte: Adasa / SIMCURB

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário