MTEC Energia

Mais de 1 tonelada de cabos clandestinos é retirada de postes no DF

Ação da distribudora incluiu, além da retirada dos cabos irregulares, notificações às empresas identificadas | Foto: Divulgação/Neoenergia O...

Ação da distribudora incluiu, além da retirada dos cabos irregulares, notificações às empresas identificadas | Foto: Divulgação/Neoenergia
Ação da distribudora incluiu, além da retirada dos cabos irregulares, notificações às empresas identificadas | Foto: Divulgação/Neoenergia

Operação da Neoenergia desfez ligações irregulares em tempo recorde


Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em apenas 15 dias, a Neoenergia Brasília retirou mais de 1 tonelada de cabos clandestinos dos postes do Distrito Federal. O volume supera a meta prevista para um mês de operação e marca a retomada das ações de fiscalização após a queda da liminar que impedia a atuação da distribuidora. As remoções estão concentradas em regiões com risco à segurança da população e da rede elétrica, como Taguatinga, Ceilândia e Candangolândia, conforme mapeamento técnico da empresa.

Segundo a Neoenergia, as empresas de telecom continuam sendo responsáveis pelo ordenamento e pela segurança dos seus fios nos postes, conforme legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Cabe à distribuidora, que não tem a função de executar esse trabalho para as empresas, fiscalizar e notificar para que a fiação seja mantida dentro dos padrões. Havendo descumprimento, a Neoenergia poderá remover os cabos de empresas clandestinas ou que ofereçam risco à segurança da população e à rede elétrica.

Todas as associações e empresas do setor foram notificadas para regularizar a situação e iniciar o ordenamento imediato das fiações. Paralelamente, a distribuidora segue atuando nos pontos mais críticos, com reforço das equipes de campo.

“Superar a meta em metade do tempo reforça o compromisso da distribuidora com a sua atribuição de fiscalizar a ocupação irregular e garantir a segurança da população, que é a nossa prioridade nesse momento.”, afirma Gustavo Álvares, diretor-superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Não abriremos mão de buscar uma rede segura e seguiremos abertos ao diálogo com todas as empresas.” 
Queda da liminar 

A Neoenergia retomou a fiscalização e a remoção de cabos de telecomunicações irregulares após decisão judicial que derrubou a liminar movida pela Associação dos Provedores de Internet do Distrito Federal (Aspro).

Estima-se que mais de 100 operadoras atuem sem contrato, embora 165 já estejam regularizadas. A medida marca um avanço na segurança e ordenamento da infraestrutura urbana, após quase três anos de restrições que impediram a atuação da distribuidora. Antes da liminar, em 2022, a empresa já havia retirado 22 toneladas de cabos irregulares em todo o DF.

*Com informações da Neoenergia

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário