MTEC Energia

SES-DF viabiliza o primeiro Mestrado de Práticas Integrativas em Saúde do Brasil

Oferta de cursos faz parte dos mais de 40 produtos do Colab-PIS, o maior orçamento já destinado às PIS. Capital federal é referência naciona...

Oferta de cursos faz parte dos mais de 40 produtos do Colab-PIS, o maior orçamento já destinado às PIS. Capital federal é referência nacional na área

O plano de trabalho do Colab-PIS foi apresentado na última semana a gestores do órgão do GDF, como forma de promover a cooperação intersetorial. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A Secretaria de Saúde (SES-DF) irá promover o primeiro Mestrado em Políticas Públicas com foco em Práticas Integrativas em Saúde (PIS) do País. A iniciativa integra os 42 produtos do "Colab-PIS: laboratório de colaboração em ciência, tecnologia e inovação em PIS do Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal" – um convênio de cooperação técnico-científica firmado entre a SES-DF, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação de apoio à Fiocruz (Fiotec).

O programa será ofertado pela Escola de Governo Fiocruz (EGF-Brasília) e irá englobar: cursos técnicos, de aperfeiçoamento e qualificação profissional, além de pós-graduação lato sensu (especialização e residências) e stricto sensu (mestrado profissional). As escolhas se basearam nos três eixos temáticos que compõem o Colab-PIS: pesquisa, formação e desenvolvimento institucional.

A expectativa é que até o fim deste ano sejam lançados os editais dos cursos de formação, quando também terá início a realização do censo para mapear a oferta de PIS no SUS-DF. O programa estende-se até 2028 (48 meses) e o investimento total alcança R$ 21,6 milhões – o maior orçamento já destinado à Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde (PDPIS).

"As PIS são feitas no território, então, é fundamental que possamos articular para fazer a diferença em cada um dos espaços", explica o gerente de Práticas Integrativas (Gerpis) da Secretaria de Saúde, Marcos Trajano. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Elaboração

O plano de trabalho para os cursos foi apresentado na última semana a gestores do órgão do Governo do Distrito Federal (GDF), como forma de promover a cooperação intersetorial. "Entendemos que as PIS não vão se consolidar se não houver construção conjunta e interlocução com as outras áreas. As PIS são feitas no território, então, é fundamental que possamos articular para fazer a diferença em cada um dos espaços", avalia o gerente de Práticas Integrativas (Gerpis), Marcos Trajano.

Participaram do encontro o subsecretário de Atenção Integral à Saúde (SAIS), Robinson Capucho Parpinelli; o secretário executivo de Tecnologia da Informação em Saúde (SETIS), Deilton Lopes da Silva; o assessor de Gestão Estratégica e Projetos (Agep) Carlos Spezia; o diretor de Áreas Estratégicas da Atenção Primária (Daeap) da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (Sais), Maurício Fiorenza; e o coordenador de Controle de Serviços de Saúde e de Gestão da Informação (Ccons) da Subsecretaria de Planejamento em Saúde (Suplans), André Dias.

A íntegra do convênio, que contém o plano de trabalho com os detalhes acerca dos produtos e das entregas, pode ser conferida na página eletrônica da SES-DF junto a instrumentos congêneres.

Há 42 anos, as PIS vêm sendo consolidadas no serviço público de saúde distrital. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Referência nacional

Há 42 anos, as PIS vêm crescendo no serviço público de saúde distrital. A PDPIS, publicada em 2014, propõe, de maneira inovadora, o emprego dessa abordagem integrada às demais práticas de cuidado em saúde – não apenas em caráter complementar. Essas características inserem o SUS do DF como referência nacional na área.

O subsecretário da Sais, Robinson Capucho Parpinelli, justifica a necessidade de investimento em ações técnico-científicas e tecnológicas. "Sucesso no passado não garante a perpetuação no futuro. Somos os pioneiros nas PIS e espero que continuemos a servir de modelo e exemplo para todo o País", afirma.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário