A entrevista reforçou a visão de uma RIDE/DF integrada, com políticas públicas coordenadas para melhorar a qualidade de vida.
![]() |
Viana e Medeiros destacaram a importância do diálogo e da descentralização para atender às demandas da população. (EgNews / Reprodução) |
Prefeito Cristiomário Medeiros e Secretário Cristian Viana revelam planos para Planaltina e Entorno do DF
No último sábado, 19 de julho de 2025, o podcast EGNews, conduzido pelos jornalistas Eugênio Piedade e Emerson Tormann, recebeu o Secretário do Entorno do Distrito Federal, Cristian Viana, e o prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário Medeiros, presidente da Associação dos Municípios Adjacentes de Brasília (AMAB).
A entrevista abordou os desafios e as perspectivas para a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), destacando a importância da integração entre o DF, Goiás e os 33 municípios da região, além de projetos concretos para mobilidade, saúde, segurança e desenvolvimento econômico.
Com uma votação recorde de 69,78% em 2024, Cristiomário, conhecido como Delegado Cristiomário, detalhou as transformações em sua gestão e anunciou, em primeira mão, iniciativas inovadoras, como parcerias com a UnB e o uso de inteligência artificial na educação.
Cristian Viana, por sua vez, destacou a integração regional e o papel da Secretaria do Entorno na articulação de políticas públicas. A entrevista também abordou a posição firme de Cristiomário contra a PEC da Segurança Pública e os esforços da AMAB para o desenvolvimento conjunto dos municípios da RIDE.
A RIDE/DF: A maior do Brasil e seus desafios
Cristian Viana destacou que a RIDE/DF, composta por 33 municípios (29 de Goiás e 4 de Minas Gerais), é a maior entre as três regiões integradas do Brasil, com uma população de cerca de 5 milhões de habitantes e um crescimento populacional acelerado.
“A RIDE/DF é a maior de todas e a que mais cresce, por uma questão óbvia: desde a transferência da capital para Brasília, a ideia era internalizar a ocupação do país, e os municípios do Entorno cresceram com isso”, afirmou Viana.
Ele enfatizou que a recriação da Secretaria do Entorno pelo governador Ibaneis Rocha é um passo estratégico para institucionalizar a pasta e promover um diálogo estruturado com as prefeituras e os governos de Goiás e Minas Gerais, visando políticas públicas mais eficazes.
Educação, infraestrutura e transformações em Planaltina
Cristiomário, reeleito com 33.748 votos, atribuiu seu sucesso eleitoral ao trabalho árduo para resgatar a autoestima dos planaltinenses.
“Nós assumimos uma cidade com muitas dívidas e servidores sem reajuste há seis anos. Hoje, Planaltina é referência em educação no estado, com a primeira colocação em alfabetização e uma escola bilíngue atendendo 3 mil alunos”, afirmou o prefeito.
Ele destacou a pavimentação de 700 mil metros quadrados de asfalto, a modernização da iluminação pública para 100% LED e a meta de zerar a demanda por creches até 2026, com 600 novas vagas já abertas neste semestre.
Um dos anúncios exclusivos foi a parceria com a Universidade de Brasília (UnB) por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT).
“Estamos assinando com a UnB para trabalhar saúde, drenagem e outras áreas, beneficiando todas as cidades da AMAB”, revelou Cristiomário.
Além disso, ele anunciou um convênio com o CAPS e universidades para manter um polo da Universidade Aberta do Brasil, que já atende 500 alunos em cursos superiores e pós-graduações. Outro destaque foi a introdução de inteligência artificial no currículo escolar.
“Temos 200 crianças do sétimo ano aprendendo IA, e elas serão monitoras no próximo ano. Isso é inovação para o futuro”, completou.
Saúde e consórcio interfederativo para virar a página de 30 anos de problemas na mobilidade
Um dos pontos centrais da entrevista foi o projeto de integração do transporte público, com destaque para o piloto em Águas Lindas (GO), que busca reduzir tarifas em até 30% por meio da integração de bilhetagem com o DF.
Viana detalhou a criação de um consórcio interfederativo, que permitirá aos governos do DF e de Goiás gerirem diretamente o transporte intermunicipal, hoje sob responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
“Vamos virar uma página de 30 anos de problemas. Com o consórcio, os governadores e as prefeituras poderão gerir a mobilidade, reduzir tarifas e melhorar a qualidade dos ônibus”, explicou Viana.
Ele destacou que o projeto, já em fase de protocolo de intenções, visa aproximar a gestão da população, com possíveis expansões para um BRT e até um trem entre Brasília e Luziânia.
Na saúde, Viana revelou esforços para integrar a regulação de atendimentos entre o DF e os municípios do entorno, reduzindo as 36 mil internações de pacientes da RIDE em hospitais do DF em 2024.
“Planaltina tem um hospital com tomógrafo de última geração. Com integração, podemos usar essas estruturas para atender localmente e desafogar o DF”, disse.
Cristiomário complementou: “Nossos 28 postos de saúde têm médicos, e estamos construindo um novo hospital com recursos do PAC. A saúde preventiva é nossa prioridade.”
Convênio com empresa estrangeira e comércio interfederativo
Viana abordou iniciativas para atrair investimentos, como o convênio firmado por Águas Lindas com uma província chinesa para instalar um polo industrial.
“Esse grupo de empresas chinesas vai captar mão de obra local, reverberando benefícios para toda a região e até para o DF, descongestionando o centro da capital”, disse o secretário.
Ele defendeu o comércio interfederativo, destacando que fomentar empregos no Entorno beneficia o DF, já que muitos moradores da capital buscam oportunidades nas cidades vizinhas.
Cristiomário complementou, afirmando que a integração econômica pode transformar a região em uma grande metrópole, com potencial para se tornar uma das maiores do Brasil.
Sobrecarga por falta de planejamento
O secretário alertou para os impactos da falta de planejamento integrado, citando o exemplo do Riacho Fundo 2, onde a entrega de unidades habitacionais sem diálogo com outras áreas gerou sobrecarga em educação e segurança.
“Quando você faz uma política pública sem integrar, uma iniciativa positiva pode virar um problema. Nosso papel é concatenar as ações para evitar sobrecargas e otimizar recursos”, frisou Viana.
Ele destacou que a Secretaria do Entorno atua como uma ponte, articulando ações entre secretarias do DF, prefeituras e o governo de Goiás.
Posicionamento contra a PEC da segurança pública
Cristiomário, foi enfático ao criticar a PEC da Segurança Pública, que propõe maior controle federal sobre as polícias estaduais.
“A federação exige que cada estado cuide do seu quadrado. A União não controla nem as fronteiras, com drogas e armas entrando todos os dias, e quer gerir as PMs? O Goiás, sob Caiado, reduziu homicídios em Planaltina de 90 para menos de 10 por ano. A PEC vai na contramão disso”, afirmou.
Ele destacou ações municipais, como o pagamento de horas extras para policiais e a criação de uma fábrica de bloquetes na cadeia pública, que emprega mão-de-obra de presos do regime fechado, reduzindo penas e contribuindo para a limpeza urbana.
Notícia em primeira mão
Em um furo de reportagem, Cristiomário anunciou a assinatura de um convênio com o Centro Integrado de Inteligência Artificial (CIA) do GDF, que oferecerá cursos de IA para professores e servidores das redes municipais da RIDE.
“Vamos capacitar nossos educadores e servidores para o futuro, integrando tecnologia e inovação”, revelou.
A iniciativa, que começa nos próximos dias, reforça a liderança de Planaltina em projetos educacionais inovadores.
Parceria entre Viana e Medeiros
A sintonia entre Cristian Viana e Cristiomário Medeiros foi um dos destaques do programa. Viana elogiou a gestão de Medeiros, chamando-o de “professor” por sua atuação exemplar em Planaltina de Goiás, que alcançou avanços como 100% de iluminação LED, 700 mil m² de asfalto e liderança em alfabetização no estado.
Medeiros, por sua vez, reconheceu a capacidade de articulação de Viana: “O Cristian é extremamente preparado e tem sido muito útil para nós, gestores, ao articular com prefeituras e o governo de Goiás”.
Como presidente da AMAB, Medeiros enfatizou a importância da colaboração para que melhorias em uma cidade, como Planaltina, beneficiem toda a região.
Assista ao podcast EGNews, com sua abordagem direta e informativa, e descubra mais detalhes sobre o futuro político e o legado destes dois expoentes da gestão pública do centro oeste.
🚨 Assista na íntegra a entrevista do prefeito de Planaltina , com Eugênio Piedade e Emerson Tormann e saiba mais sobrea as ações de seu mandato que estão transformando comunidades no DF.
O podcast EgNews é transmitido todo sábado ao vivo pelo Youtube e Facebook a partir das 11:30 da manhã.
COMENTÁRIOS