MTEC Energia

Hospital da Mulher da Baixada Fluminense necessita de leite materno

Foto: Agência Brasil Edição: Emerson Tormann | Atualidade Política O banco de leite humano do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Stud...

Hospital da Mulher da Baixada Fluminense necessita de leite materno
Foto: Agência Brasil
Edição: Emerson Tormann | Atualidade Política

O banco de leite humano do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, está necessitando de doações de leite materno. Atualmente, a unidade conta com  22 doadoras regulares, número insuficiente para manter os estoques, que atendem o setor neonatal da maternidade.

Para facilitar a doação, a unidade disponibiliza um carro que vai à casa da voluntária duas vezes por semana buscar o leite doado. A coleta pode ser feita na Baixada Fluminense e na capital fluminense.

A enfermeira neonatologista especialista em lactação do Hospital da Mulher, Camila Alves,  explica que a unidade está aberta às voluntárias.

"Para ser doadora não é necessário ter sido paciente do hospital. Nosso veículo faz a coleta domiciliar, e o hospital oferece o kit esterilizado para garantir a segurança no processo", explicou.  

Como doar?

Para se tornar doadora, a puérpera deve estar saudável, com leite excedente e enviar, pelo whatsApp 21 96870-7064, os resultados dos exames pré-natal mais recentes para avaliação dos profissionais do hospital. Após avaliação, um veículo vai até a casa da voluntária buscar o material.

Na primeira visita, ela recebe um kit com potes esterilizados, touca, luvas descartáveis e etiquetas de identificação para fazer a coleta. O material coletado tem período de validade de 15 dias após congelamento, mesmo que a mãe realize o processo mais de uma vez por dia.
Na segunda vez, a equipe da maternidade faz a retirada do leite e entrega novo kit para a doadora. A unidade segue as recomendações sanitárias exigidas pelo Ministério da Saúde e realiza o processo de pasteurização e testes microbiológicos. Uma nutricionista também verifica o teor calórico dos materiais e os separa de acordo com as necessidades do setor neonatal.

Após esse processo, ele é oferecido aos bebês prematuros. Na Baixada Fluminense, o Hospital da Mulher Heloneida Studart realiza o serviço há nove anos.

Amamentação

O leite materno é considerado um alimento completo para bebês e recém-nascidos. Ajuda a reduzir doenças como diarreias, infecções respiratórias e alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes. Durante a amamentação, o vínculo entre a mãe e o bebê é fortalecido. Os riscos de hemorragia no pós-parto e as chances de que a puérpera desenvolva câncer de mama, ovários e colo do útero no futuro também são reduzidas.

A doação de leite materno ajuda a salvar a vida de recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados e não podem ser amamentados pela mãe. O alimento permite que o bebê ganhe peso mais rápido e se desenvolva de forma saudável.

Com informações da EBC / Agência Brasil

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário