MTEC Energia

A uma semana do prazo, Trump ainda não responde proposta comercial enviada pelo Brasil

Impasse preocupa: Mesmo após sinalizações para concessões, Casa Branca não respondeu à oferta enviada pelo Brasil há dez dias.

Mesmo após sinalizações para concessões, Casa Branca não respondeu à oferta enviada pelo Brasil há dez dias. Impasse preocupa
EUA ignoram oferta comercial brasileira e negociações seguem travadas a uma semana do prazo - Fotomontagem / Reprodução Web

Trump diz que não estenderá prazo comercial de 9 de julho


Faltando apenas sete dias para o fim do prazo estabelecido pelos Estados Unidos, o governo de Donald Trump ainda não respondeu à proposta comercial enviada pelo Brasil. A iniciativa brasileira, entregue há cerca de dez dias por uma delegação oficial, sugeria formas de estabelecer reciprocidade comercial entre os dois países. Até agora, no entanto, nenhuma resposta foi dada pela Casa Branca, segundo apurou o UOL.

A proposta brasileira veio após a decisão do governo Trump, em 2 de abril, de impor tarifas comerciais a dezenas de países. As alíquotas variam conforme o tratamento dado aos produtos americanos em cada mercado. Para o Brasil, a tarifa imposta foi de 10%, sob alegação de que o país impõe barreiras injustas a bens dos EUA. Setores como autopeças e aço foram especialmente afetados, com tarifas ainda maiores.

Apesar das sanções, Washington ofereceu aos países atingidos a chance de negociar reduções tarifárias — desde que abrissem mais espaço para produtos americanos em seus mercados. No caso do Brasil, uma das exigências dos EUA é a redução da tarifa de 18% sobre o etanol americano. O governo Lula indicou que poderia discutir o tema, desde que os EUA abrissem seu mercado ao açúcar brasileiro.

Outro ponto apresentado pelo Planalto é que, atualmente, os Estados Unidos têm superávit comercial com o Brasil, o que exige que qualquer negociação considere interesses dos exportadores brasileiros.

Os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) já trataram do tema com interlocutores do governo americano. Mas, até agora, nenhum avanço concreto foi registrado.

O prazo final para negociações é 9 de julho. Com a data se aproximando, cresce em Washington o ceticismo sobre a capacidade do governo Trump de fechar acordos com tantos países ao mesmo tempo. Até o momento, um dos únicos entendimentos firmados, ainda que de forma provisória, foi com o Reino Unido — que incluiu setores estratégicos para o Brasil, como etanol e aviação.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (1) que não pretende estender o prazo de 9 de julho para negociações comerciais e expressou ceticismo quanto a um possível acordo com o Japão. 

Em declarações feitas a repórteres a bordo do Air Force One, ele afirmou: "Já negociamos com o Japão. Não tenho certeza de que faremos um acordo. Duvido". 

Trump também mencionou a possibilidade de impor tarifas sobre as importações japonesas, sugerindo um aumento que poderia chegar a 35%, superando a tarifa de 24% previamente anunciada e depois suspensa.

Com informações do UOL

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário