MTEC Energia

Hospital de Base bate recorde de cirurgias em maio

(Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília) Com apoio do Projeto Lean e gestão estratégica, unidade do DF alcança maior número mensal de cirurgia...

(Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília)

Com apoio do Projeto Lean e gestão estratégica, unidade do DF alcança maior número mensal de cirurgias da história e reforça compromisso com eficiência e qualidade.

Brasília, 6 de junho de 2025 – O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) atingiu um marco histórico em maio: foram 1.294 cirurgias realizadas, o maior número mensal já registrado pela unidade. O feito consolida o hospital, administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), como referência em produtividade e atendimento cirúrgico de alta qualidade.


O Hospital de Base bateu recorde de cirurgias em maio: foram 1.294 pessoas operadas, o maior número mensal já registrado pela unidade | Fotos: Alberto Ruy/IgesDF

“Esse recorde é resultado de um trabalho coletivo e de gestão estratégica. Com o apoio fundamental do Projeto Lean, a recomposição das equipes e o pleno funcionamento das salas cirúrgicas, mostramos que eficiência e qualidade são nossas prioridades”, afirmou o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro.

Entre os beneficiados está Maria Edite Sales Oliveira, que passou por uma histerectomia e comemorava a expectativa de alta dois dias após o procedimento. “Queria agradecer a todos os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que me atenderam. Foram muito atenciosos e cuidadosos comigo. Estou muito feliz”, relatou.

De janeiro a maio deste ano, o HBDF já contabilizou 6.273 cirurgias, uma média superior a 1.250 procedimentos por mês. O número representa uma sequência de crescimento consistente: foram 10.452 cirurgias em 2022, número que subiu para 11.581 em 2023, um aumento de 21,5%. Em 2024, o melhor desempenho havia sido em outubro, com 1.291 cirurgias.

A eficiência é impulsionada por iniciativas como o Projeto Lean, implantado em 2023 para reorganizar a rotina do centro cirúrgico. A proposta é otimizar os fluxos, reduzir cancelamentos, aumentar o número de procedimentos e garantir pontualidade nas cirurgias, que devem iniciar entre 7h e 7h30.

“Temos trabalhado com foco na eficiência, e o Projeto Lean tem sido fundamental nesse processo”, explicou o gerente de Serviços Cirúrgicos, Danillo Almeida de Carvalho. “Com ele, conseguimos organizar melhor os fluxos, reduzir cancelamentos e garantir mais rigor no cumprimento dos horários.”

Outro diferencial é o funcionamento rotativo das salas cirúrgicas, que permite iniciar rapidamente uma nova cirurgia assim que outra é concluída. “Isso permite agilidade no atendimento de urgências e otimização do uso dos espaços”, destacou a coordenadora do Centro Cirúrgico, Nadja Glória.

A recomposição das equipes, o funcionamento total das salas e a regularização do fornecimento de medicamentos e insumos também foram fatores decisivos para o aumento da produtividade no hospital. 

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário