Com a implantação das usinas no CEM 111 e no CEF 801, regional passa a contar com três estruturas de energia solar Por Bruno Grossi , Ascom...
Com a implantação das usinas no CEM 111 e no CEF 801, regional passa a contar com três estruturas de energia solar
Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF
Duas novas usinas fotovoltaicas foram inauguradas no Recanto das Emas, nesta quinta-feira (29), no Centro de Ensino Médio (CEM) 111 e no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 801 | Foto: Bruno Grossi, Ascom/SEEDF.
A rede pública de ensino do Distrito Federal deu mais um passo decisivo rumo à sustentabilidade com a implantação de duas novas usinas fotovoltaicas em escolas no Recanto das Emas. As estruturas foram inauguradas, nesta quinta-feira (29), no Centro de Ensino Médio (CEM) 111 e no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 801, ampliando o uso de energia limpa e renovável nas escolas da região administrativa.
A instalação das novas usinas reforça o compromisso da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) com a sustentabilidade e a responsabilidade fiscal. Para a subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da SEEDF, Fernanda Mateus, esse modelo de gestão alia economia e consciência ambiental. “É um investimento que também traz para a sala de aula o debate da questão ambiental”, explicou, ao destacar o impacto positivo tanto no orçamento público quanto na formação dos estudantes.
Segundo Fernanda,os projetos de energia solar podem fortalecer ainda mais o trabalho pedagógico das unidades. “Os alunos realmente entraram na temática e entenderam a importância da energia solar”, afirmou. A subsecretária também ressaltou que há articulações em andamento para que parte da economia gerada possa ser revertida diretamente em investimentos para os projetos pedagógicos das escolas beneficiadas.
Com essas inaugurações, somadas à unidade já em operação na Escola Classe 510, o Recanto das Emas passa a contar com três usinas solares em funcionamento, beneficiando diretamente nove escolas públicas. O impacto financeiro estimado em economia na conta de energia elétrica para os cofres públicos do DF ultrapassa os R$ 200 mil ao ano.
Para a subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da SEEDF, Fernanda Mateus, esse modelo de gestão alia economia e consciência ambiental | Foto: Bruno Grossi, Ascom/SEEDF.
Economia e eficiência energética
No CEM 111, foram instalados 130 módulos fotovoltaicos com capacidade média de geração de 9.468 kWh por mês. Isso representa uma economia mensal de R$ 9.270, totalizando R$ 111.343 por ano. Já no CEF 801, a usina instalada conta com 104 módulos e gera, em média, 8 mil kWh por mês, o que corresponde a uma economia mensal de R$ 7.760,00, e anual, de R$ 93.120.
O investimento total para a implantação das duas novas usinas foi de R$ 440 mil, viabilizado por emendas parlamentares destinadas pelos deputados Rafael Prudente, João Cardoso e Martins Machado, por meio do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF). A parceria entre o Legislativo e a Secretaria de Educação tem se mostrado essencial para fortalecer a política de sustentabilidade nas escolas.
Placa de inauguração das duas novas usinas, que contaram com o investimento total de R$ 440 mil, viabilizado por emendas parlamentares | Foto: Bruno Grossi, Ascom/SEEDF.
Para o diretor do CEF 801 Cleiton Leite, a iniciativa só foi possível graças ao investimento das emendas parlamentares destinadas ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira. “Ficamos muito felizes, pois agora somos um exemplo de energia limpa e renovável”, afirmou.
Compromisso com o futuro
A implantação das usinas fotovoltaicas no Recanto das Emas representa um avanço significativo no compromisso da Regional de Ensino com a sustentabilidade e a gestão eficiente dos recursos públicos. A coordenadora Regional de Ensino do Recanto, Mariana Ayres, destacou o impacto positivo da iniciativa e o desejo de ampliá-la para toda a rede local, que já conta com três escolas com usinas solares em operação.
“A nossa proposta aqui é que todas as nossas escolas sejam sustentáveis, e a gente conta com o apoio tanto da Secretaria de Educação quanto da Câmara Legislativa para que a gente consiga alcançar esse objetivo”, afirmou, reforçando a importância da parceria institucional para a expansão do projeto.
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