MTEC Energia

DF ganha novos espaços para produtos rurais

Novos empórios e centros no DF conectam produtores rurais e consumidores. Mais locais para comprar direto do campo e fortalecer empreendedores locais.

Além da unidade do Colorado, em funcionamento desde o ano passado, população poderá adquirir itens do campo em dois espaços em Brazlândia, no Paranoá, no Jardim Botânico e em Planaltina - Fotos: Tony Oliveira / Agência Brasília

Empórios e centros de distribuição em diversas regiões fortalecem produtores locais e a venda direta ao consumidor

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Fortalecer o apoio aos produtores rurais do Quadradinho é uma das prioridades do Governo do Distrito Federal (GDF). Exemplo disto é a criação de empórios rurais para que seja feita a divulgação e exposição do que é produzido no campo brasiliense. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) inaugurou a unidade do Colorado em outubro do ano passado e trabalha na criação de mais dois espaços, no Jardim Botânico e em Brazlândia.

Empórios rurais oferecem aos usuários infraestrutura e produtos de qualidade fabricados no Distrito Federal
Empórios rurais oferecem aos usuários infraestrutura e produtos de qualidade fabricados no Distrito Federal

Também serão erguidos três centros de distribuição no estilo pedra em Planaltina, Paranoá e Brazlândia. “É uma preocupação do nosso governador, Ibaneis Rocha, e da nossa vice-governadora, Celina Leão, não somente o incentivo à produção agropecuária, mas também a criação de locais para comercialização”, destaca o titular da pasta, Rafael Bueno. “Virão mais dois empórios, no Jardim Botânico e em Brazlândia, no mesmo formato do Colorado, para que a gente aproxime o pequeno produtor do consumidor final, gerando assim um circuito rápido de comercialização e conectando uma produção de alimentos saudáveis do Distrito Federal com a demanda do nosso consumidor”.

Segundo o secretário, os processos das novas unidades estão em tramitação de liberação de recursos e de área para construção. Cada uma terá capacidade para 30 produtores. O equipamento do Jardim Botânico ficará no balão do Jardins Mangueiral, atendendo a população da cidade e do bairro, além de regiões próximas, como São Sebastião e o Setor Habitacional Tororó. “É uma área em que temos uma demanda muito grande e uma população crescente. Já em Brazlândia, vamos permitir que o produtor de morango possa mostrar nos 365 dias do ano a força que Brazlândia tem na produção do morango”, pontua.

Também com o objetivo de impulsionar os resultados da área rural brasiliense, os novos galpões estarão em pontos estratégicos. “Serão em estilo pedra, como se fosse uma mini Ceasa, no Paranoá, Planaltina e Brazlândia, para que possamos fazer o comércio em atacado e varejo, com maior volume de atendimento de mercearias, supermercados e do consumidor final”, explica Bueno.

As obras do novo galpão do Paranoá, às margens da DF-250, já estão em andamento. Foram feitos serviços iniciais, como a terraplenagem e o nivelamento do terreno, que soma 2.400 m². A estrutura terá sanitários masculinos, femininos e adaptados para pessoas com deficiência; salas administrativas destinadas ao uso das associações de produtores e do Conselho Rural; estacionamento para veículos e área de para carga e descarga de mercadorias.

O trabalho é coordenado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com convênio da Caixa Econômica Federal (CEF). “A Novacap, em cooperação técnica com a Seagri-DF, tem como atribuições a elaboração dos documentos técnicos, a realização da licitação e a fiscalização da obra do Galpão do Produtor Rural do Paranoá”, informa o diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, Carlos Spies.

Ponto de encontro e de compras

Construído com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, o Empório Rural do Colorado ocupa uma área de fácil acesso dos consumidores, às margens da DF-150. O espaço beneficia 30 produtores rurais e funciona às sextas-feiras das 16h às 20h, aos sábados, das 7h às 13h, e aos domingos, das 7h às 12h. A área é de 741 m², dividida em 18 boxes que oferecem mercadorias diversas, como frutas, verduras, legumes, laticínios e artesanato, além de dois boxes para lanchonetes. Há também estacionamento e banheiros.

“A estrutura melhorou muito e a nossa clientela está voltando", celebra a produtora rural Ismênia Aparecida de Oliveira
“A estrutura melhorou muito e a nossa clientela está voltando", celebra a produtora rural Ismênia Aparecida de Oliveira

Originalmente, o empório ficava próximo à BR-020, de forma improvisada. Com a desocupação por ordem judicial, o GDF teve a oportunidade de garantir a estrutura adequada aos comerciantes e compradores. "Já passamos por várias dificuldades no outro empório, que foi demolido, ficávamos debaixo de tendas. Hoje estamos em um lugar privilegiado, sensacional para escoar a nossa produção. O movimento dobrou, graças a Deus. Ficou num lugar excelente”, celebra o produtor rural Júlio Holz, 62 anos.

O produtor rural Júlio Holz diz que a nova estrutura é excelente para o escoamento da produção
O produtor rural Júlio Holz diz que a nova estrutura é excelente para o escoamento da produção

A variedade de mercadorias disponíveis no empório é extensa: há laticínios, como queijos e doces de leite, hortaliças, embutidos, entre linguiças e salames, pães, artesanato, e mais. À frente de uma banca de hortaliças e temperos rurais, a produtora rural Ismênia Aparecida de Oliveira, 79, afirma que o movimento aumentou graças à nova localização. “A estrutura melhorou muito e a nossa clientela está voltando. Adoro fazer temperos e tenho alguns carros-chefes. As pessoas já sabem onde me encontrar”, comenta.

Para a aposentada Lúcia Pinheiro, 68, há quitutes que só são encontrados no Empório Rural do Colorado. “Moro no Lago Oeste e até temos uma feira de produtores, aos sábados de manhã, mas essa feira aqui é mais completa. Tem um queijo que eu adoro buscar e uma granola que não é igual à que a gente compra por aí, é maravilhosa”, revela ela. 

“Os produtos são de qualidade e a infraestrutura é ótima. Está de acordo com a qualidade da feira, com as pessoas que frequentam o meio, e com a qualidade dos produtos. Tudo que eu levo, eu gosto. E por isso eu volto para comprar novamente.”

Gabriela Menezes elogia a criação de novos empórios: “Quanto mais, melhor"
Gabriela Menezes elogia a criação de novos empórios: “Quanto mais, melhor"

Já a professora Gabriela Menezes, 54, gosta de frequentar o empório aos finais de semana para degustar os lanches disponíveis, principalmente os pastéis. “Venho para comer o pastel, que é delicioso, mas também para comprar alguns quitutes, como o pão, que é muito bom e produzido artesanalmente, e os ovos da semana”, diz ela, que elogia a criação de novos espaços. 

“Quanto mais, melhor. Valoriza o produtor e aqui temos tanta variedade, tanta coisa legal, gostosa, boa, de qualidade, às vezes até orgânica.”

COMENTAR

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

100 ANOS,1,abnt,25,ação humanitária,2,Ação social,47,acessibilidade,6,acidente de trabalho,7,Acolhimento,1,ACONTECENDO ...,1,adasa,19,administração,22,Administrações,1,Aerolula,1,agricultura,53,agro,243,agroindústria,15,agronegócio,42,água,59,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,54,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,Anderson Miranda,1,aneel,5,animais,32,Aniversário,9,antissocial,4,anvisa,10,aposentdos,4,aposta,10,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,64,artigo,41,asm,1,Assistência social,9,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,146,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,900,automobilsmo,6,aviação,16,AZERBAIJÃO,1,Banco Regional de Brasília,5,Basília,1,BCB,3,beleza,1,bem estar,20,biocombustíveis,11,bioeconomia,1,bioinsumos,1,biscoito,1,BNDES,3,bolacha,1,Bolsa Família,2,bombeiros,7,Brasil,60,BRASILIA,3,Brasília,65,BRB,47,brics,7,BRING KIDS BACK UA,1,caesb,22,café,9,CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL,1,câmeras,4,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,22,Canadá,1,câncer,16,candidatura,5,Carnaval,42,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,7,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CBMDF,2,CCBC,1,CEB,9,Ceilândia,2,CELINA LEÃO,1,celular,13,censura,2,Centro Administrativo,2,Cesta Básica,4,charge,3,China,8,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,132,Cidades,209,ciência,28,cinema,27,CLDF,105,clima,50,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,53,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,19,comemoração,23,comércio,40,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,5,comportamento,44,comunicação,14,comunidade,3,COMUNIDADE LUSITANA,1,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,57,condomínio,72,condomínios,22,conic,1,conselho profissional,67,construção civil,41,construtoras,5,CONSULADOS,1,consulta pública,32,consumidor,32,consumo,13,conta,11,contabilidade,4,contribuição sindical,7,convênio,3,CONVITE,32,convivência,1,COP27,1,cop28,6,copa2014,1,CORPO DIPLOMÁTICO,5,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,35,corrupção,46,CPI,1,crianças,21,Criptoativos,3,crise,16,crise hídrica,16,CTJ Hall Casa Thomas Jefferson,1,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,195,curso superior,3,cursos,54,data,1,data comemorativa,43,DATA NACIONAL,3,debate,3,Defesa,10,democracia,12,dengue,17,Deputado Distrital,23,Deputado Federal,17,Deputado Roberio Negreiros,1,DER-DF,10,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,12,Destaques,11,Detran,64,DF,87,DFTrans,6,DIA DA VITÓRIA,1,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,3,Dia dos Namorados,7,dia mundial da água,11,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,6,dinheiro,22,diploma,1,diplomacia,27,direita,3,direito,114,Direito do Consumidor,5,Direitos Humanos,78,Distrito Federal,202,ditadura militar,7,diversão,3,dívida pública,2,dívidas,28,documento,10,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,10,ecologia,10,economia,639,economistas,3,Edital,15,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,362,EGITO,1,eleições,233,Eleições 2022,144,eleitor,17,eletricidade,18,elevadores,9,EMAN PULIS,1,EMBAIXADA DE PORTUGAL,1,Embaixadas,16,empreendedorismo,58,empreender,14,empregado,13,empregos,113,EMPRESÁRIOS,1,empresas,161,energia,97,engenharia,144,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,60,entretenimento,48,Escola de Síndicos,33,escorpião,2,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,122,estatuto,2,estilo de vida,4,estradas,15,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,eventos,84,exercícios,3,exportação,34,FABIANA CEIHAN,1,falecimento,17,família,5,Famosos,3,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,9,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,7,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,6,FHC,2,FIEG,45,FIFA,1,fim de ano,21,fim de semana,1,finanças,51,finanças pessoais,100,Fipecafi,1,fiscal,3,fogo,1,fort atacadista,3,frente parlamentar,1,futebol,28,Galeteria Beira Lago,1,gás,15,gastronomia,85,GDF,389,geologia,1,geopolítica,6,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,8,Gilvan Maximo,1,Gim,1,Goiás,394,golpe,33,golpismo,32,Governador,53,Governo,133,greve,8,Grupo Pereira,3,guerra,29,habitação,90,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,história,5,homenagem,13,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,7,IBRAM,3,Idoso,13,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imóveis,118,impeachment,4,impostos,121,inadimplência,8,incc,1,incêndio,26,INCLUSÃO,4,Inclusão Social,1,indígena,2,indústria,106,inelegibilidade,3,inflação,218,Informação,40,informática,1,ingressos,1,inovação,76,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,7,INSS,8,institucional,1,internacional,90,internet,116,inverno,1,iptu,1,ipva,8,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,8,JOHN AQUILINA,1,Jornalismo,92,Juarezão,1,justiça,311,juventude,5,Lançamento,1,lazer,63,Legislação,9,lei,24,LGPD,7,licitação,28,literatura,1,livro,29,livros,1,loteria,5,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,MALTA,1,manifestação,3,manutenção,13,Maranhão,1,Marcela Passamani,1,Marcha Atlética,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,10,material de construção,2,MCB,101,MCIT,2,MCTI,4,medicamentos,13,medicina,22,MEI,2,meio-ambiente,131,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,53,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,11,Microsoft,1,mídia,12,militar,10,Minas Gerais,7,mineração,12,ministério,6,Ministério Publico,5,Miriam Belchior,1,Mobilidade,24,mobilidade urbana,39,moda,7,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,120,Mulheres na Política,13,multa,7,mundo,175,Mundo dos Filtros,1,município,12,música,2,Natal,19,Natal do Milhão,1,Negócios,17,Neoenergia,10,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,2,Nobratta,1,normas,17,NOTICIAS,1053,NOTÍCIAS,42,notificação,1,novacap,4,Novembro Azul,1,Núcle Rural Lago Oeste,1,nutrição,4,obras,149,ocupe o centro,1,opinião,268,Oportunidade,3,orçamento,23,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,Padre Bernardo-GO,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,8,Parque dos Jequitibás,1,Partidos Políticos,70,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,pcdf,3,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,14,pesquisa,33,petrobras,18,petróleo,19,PL,26,playground,2,pmdb,1,PMDF,2,podcast,9,polícia,150,Política,444,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,10,prefeitura,14,Premiação,33,presidência da república,11,presidenta,1,presidente,25,previdência,12,privatização,5,Procon,3,profissional,36,profissões,9,Projeto de Lei,83,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,14,pt,2,qualificação,37,Quit,8,rádio,3,Rafael Prudente,1,recicláveis,5,reforma,7,reforma agrária,5,reforma política,10,reforma tributária,48,reformas,9,REGIÃO NORTE DO DF,5,registro,4,regras de convivência,15,REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA,1,relacionamento,5,religião,34,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,2,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Roubo,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,11,São Paulo,19,Sarah Kubitscheck,1,saúde,738,Secretaria de Educação do DF,2,Secretaria de Saúde do DF,2,sedhab,2,segeth,1,segurança,165,seguro,10,SEJUS,1,selo de qualidade,2,senado federal,30,Serviço,2,serviço social,8,serviços técnicos,10,servidor público,7,SES-DF,1,sesc,7,setor elétrico,34,setor energético,37,setor produtivo,52,sia / guará,14,sicredi,1,SIGMA GROUP,1,sindicatos,25,síndico,125,síndicos,10,SLU,12,smartphone,3,SOBRADINHO,6,SOBRADINHO II,1,socialismo,1,Sociedade,12,solar,10,Solidariedade,43,sonegação,23,sorteio de casas,1,STF,43,subsíndico,1,Supermercados,4,Supremo,2,sustentabilidade,92,tarifas,35,taxa,8,TCDF,1,Teams Ideas,1,teatro,1,técnico,18,técnicos industriais,11,tecnologia,209,telecomunicação,24,tempo,17,tendência política,80,Terceira Idade,1,TJDFT,1,trabalhador,97,Trabalho,49,transito,5,trânsito,56,transparência,1,transporte,14,transporte coletivo,73,transportes,35,Troca de Comando na PM de Sobradinho-DF,1,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,62,turismo,115,TV,14,UCRÂNIA,1,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,9,UTILIDADE PÚBLICA EM SOBRADINHO,1,Utilidades de casa,2,vacina,60,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,VEM AÍ...,1,Vida de Solteiro,1,Vida longa,2,video,16,vinho,4,Violência,1,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: DF ganha novos espaços para produtos rurais
DF ganha novos espaços para produtos rurais
Novos empórios e centros no DF conectam produtores rurais e consumidores. Mais locais para comprar direto do campo e fortalecer empreendedores locais.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnMfKR0Np_PiNcNYvwdUGsXO7g2oVYg60nCjk2oRIVrmQXn8QC5icaRyXR5AwSRACeuvbbTFE0qbIltNhiH9Es67iYP8T2QFKeYgSrSjY8cn5e06i4130XXCNj-P2qUNTLF9i3d9RUGHXgD1028yuFIVZhGtRrc8ED2m4KEAIbHi_run0Y_hiMpwd1yiU/s16000/54527175702_123ae1010f_c.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnMfKR0Np_PiNcNYvwdUGsXO7g2oVYg60nCjk2oRIVrmQXn8QC5icaRyXR5AwSRACeuvbbTFE0qbIltNhiH9Es67iYP8T2QFKeYgSrSjY8cn5e06i4130XXCNj-P2qUNTLF9i3d9RUGHXgD1028yuFIVZhGtRrc8ED2m4KEAIbHi_run0Y_hiMpwd1yiU/s72-c/54527175702_123ae1010f_c.jpg
Atualidade Política
https://www.atualidadepolitica.com.br/2025/05/df-ganha-novos-espacos-para-produtos.html
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/2025/05/df-ganha-novos-espacos-para-produtos.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário