MTEC Energia

Como a escolha da tecnologia correta impulsiona a produtividade e reduz desperdícios na lavoura

Opção que promove melhor eficiência nutricional e diminui perdas no campo tem origem em um processo exclusivo de extração da rocha Leonardit...

Opção que promove melhor eficiência nutricional e diminui perdas no campo tem origem em um processo exclusivo de extração da rocha Leonardita, encontrada na Dakota do Norte, nos EUA

A busca por maior eficiência nutricional é um dos principais caminhos para tornar o manejo agrícola mais produtivo, sustentável e rentável. A capacidade da planta em transformar o nutriente aplicado em produção efetiva está diretamente ligada à produtividade, qualidade e retorno econômico, com mínimas perdas no ambiente.

E já que os fertilizantes representam parte significativa dos custos de produção, minimizar essas perdas tornou-se uma prioridade no campo. É por isso que as soluções que vão além da entrega de insumos básicos têm se mostrado indispensáveis.

Os fertilizantes mais eficientes, segundo explica o gerente de Produtos da Fortgreen, João Vidotto, são aqueles que entregam nutrientes em formas altamente disponíveis, com aditivos que favorecem sua absorção e tecnologias que reduzem riscos de incompatibilidade.

A presença de compostos orgânicos, como as substâncias húmicas e fúlvicas, pode evitar reações indesejadas no solo e criar um ambiente mais ativo ao redor das raízes, já que essas opções melhoram a retenção de nutrientes e o crescimento das plantas - e a Fortgreen tem em seu portfólio uma solução que representa a aplicação prática desses conceitos.

O Black Gold é rico em substâncias húmicas e fúlvicas extraídas da versão norte-americana da rocha Leonardita. Fonte natural desses elementos, o minério é coletado na região da Dakota do Norte, nos EUA, que contém a versão reconhecida internacionalmente por abrigar a maior concentração desses compostos orgânicos.

A rocha chega moída para a companhia no Brasil, que realiza um processo exclusivo de extração das substâncias, sem uso de agentes químicos fortes, como em outros produtos do mercado. “O resultado é uma solução que contribui para a complexação natural dos nutrientes, aumentando sua disponibilidade e reduzindo perdas, além de favorecer o crescimento radicular da planta”, resume Vidotto.

A versatilidade de aplicação também favorece o produtor. Seja via solo, fertirrigação ou pulverização foliar, o produto amplia o potencial de uso em diferentes culturas e sistemas de produção.

De acordo com Vidotto, os resultados em campo são consistentes. “Temos observado melhor aproveitamento dos nutrientes, aumento da massa fresca e seca foliar e radicular e, como consequência, maior produtividade em culturas como milho, soja, feijão, batata, cana-de-açúcar, café e frutas”, adiciona o especialista.

Agricultura moderna exige soluções com atuação mais abrangente

O desafio atual, de acordo com o gerente de Produtos da Fortgreen, é aumentar o aproveitamento de nutrientes enquanto se reduz os processos que dificultam a absorção dos nutrientes. A lixiviação (dissolução via infiltração de água) é um exemplo, principalmente no que se refere a elementos como nitrogênio, potássio, enxofre e boro, comum em solos arenosos e em regiões com chuvas intensas.

Nesse sentido, Vidotto também cita a volatilização (quando a substância passa do estado líquido para o gasoso), especialmente da ureia, que pode resultar na liberação de amônia quando a aplicação é realizada em momentos inadequados.

“Também temos outros desafios, como a fixação do fósforo em solos com acidez elevada, um dos grandes agentes influenciadores da fertilidade, fazendo com que o nutriente se ligue ao ferro e ao alumínio, tornando-se indisponível às plantas”, acrescenta, citando também a imobilização microbiológica em momentos de desequilíbrio na relação carbono-nitrogênio como outro fator presente no “radar” do produtor.

Na visão de Vidotto, a agricultura moderna precisa ir além dos insumos: ela demanda ferramentas inteligentes que combinem nutrição, fisiologia, tecnologia de aplicação e conhecimento técnico aplicado. “Produtos desenvolvidos com esse olhar mais amplo se encaixam melhor na realidade do campo, principalmente em sistemas intensivos”, finaliza.

 

Sobre a Fortgreen

Há mais de 20 anos, a Fortgreen se dedica a transformar a agricultura por meio de soluções inovadoras em nutrição e tecnologia de aplicação. Presente em sete países – Brasil, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Romênia, Reino Unido e Polônia – a empresa se destaca pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta e pelo suporte técnico altamente especializado.

Desde 2019 faz parte do Grupo Origin Enterprises PLC, fortalecendo o compromisso com pessoas, pesquisa, inovação e qualidade para atender às demandas do campo com excelência.

A infraestrutura conta com um moderno parque fabril de 10 mil m² em Paiçandu (PR) e de 6,3 mil m² em Varginha (MG), além de centros de distribuição estratégicos em todo o Brasil, garantindo eficiência e proximidade com o produtor rural.

Saiba mais em www.fortgreen.com.br


COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário