MTEC Energia

Paranoá vai receber mutirão do INSS e unidade móvel até a instalação de agência definitiva

 Com informações de Cristiano Soares  A noite da última segunda-feira (7) foi marcada por um importante debate sobre o acesso aos serviços p...

 Com informações de Cristiano Soares

 A noite da última segunda-feira (7) foi marcada por um importante debate sobre o acesso aos serviços previdenciários para a população do Paranoá. A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sediou uma audiência pública, proposta pelo deputado Ricardo Vale (PT), para discutir a urgente necessidade da implementação de um posto de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na região administrativa. O evento ocorreu no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep) e reuniu diversas lideranças e moradores locais.



Atualmente, o Distrito Federal conta com sete Agências da Previdência Social (APS), distribuídas em Brazlândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária do Plano Piloto, Sobradinho, Ceilândia e Taguatinga. A ausência de uma unidade física no Paranoá, distante dessas localidades, tem se mostrado um grande obstáculo para que os cidadãos da região acessem serviços essenciais como solicitação de benefícios e consulta de resultados de perícias.
Foto: Cristiano Soares

O deputado Ricardo Vale, idealizador da audiência, ressaltou a urgência da demanda. “O deslocamento até unidades em outras localidades é oneroso e, muitas vezes, inviável para idosos, pessoas com deficiência e trabalhadores que necessitam de atendimento rápido e eficiente”, enfatizou o parlamentar durante o evento. A dificuldade de acesso, segundo Vale, impacta diretamente a qualidade de vida e a garantia de direitos da população do Paranoá.

A audiência pública contou com a participação de figuras importantes como Diego Araújo, presidente da OAB Paranoá, Wiliam Semo, superintendente do INSS, e Nilson Bulhões, administrador do Itapoã, demonstrando a mobilização de diferentes setores em busca de uma solução para a questão.

Foto: Cristiano Soares


Durante o debate, diversas soluções foram propostas com o objetivo de minimizar a alta demanda por serviços do INSS por parte dos moradores do Paranoá e do Itapoã, região administrativa vizinha que também enfrenta a mesma dificuldade. Entre as medidas estabelecidas, destacam-se a organização de um mutirão de atendimento e a vinda da unidade móvel do INSS, conhecida como PREV Móvel. Essas iniciativas visam oferecer um alívio imediato à população, enquanto se busca uma solução definitiva com a instalação de um posto fixo na região.

A audiência pública no Paranoá demonstra a crescente pressão da comunidade e de seus representantes pela garantia de acesso facilitado aos serviços previdenciários, um direito fundamental de todo cidadão. As medidas emergenciais anunciadas são um primeiro passo, mas a luta pela instalação de uma unidade fixa do INSS na região continua sendo uma prioridade para os moradores e lideranças locais.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário