MTEC Energia

Cooperação entre DF Legal e Jucis-DF permite mais facilidade ao abrir uma empresa

Representantes dos dois órgãos estavam presentes no gabinete da DF Legal | Foto: Divulgação/DF Legal A partir de agora, o empresário que reg...

Representantes dos dois órgãos estavam presentes no gabinete da DF Legal | Foto: Divulgação/DF Legal
Representantes dos dois órgãos estavam presentes no gabinete da DF Legal | Foto: Divulgação/DF Legal

A partir de agora, o empresário que registrar a empresa na Rede Simples fará a emissão da TFE dentro do sistema da Junta Comercial


Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Abrir um negócio no Distrito Federal passará a ter mais comodidade para os empresários. Nesta segunda-feira (28), a Secretaria DF Legal e a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis-DF) assinaram um acordo para que a Taxa de Funcionamento de Estabelecimento (TFE) seja emitida pela Rede Simples no momento em que é registrada a empresa no sistema.

A novidade representa um avanço na facilidade para a emissão do tributo que é cobrado anualmente e devido por todas as atividades comerciais inscritas nos órgãos fazendários e previdenciários. Até então, o cidadão precisava fazer o lançamento pelo peticionamento eletrônico da DF Legal ou ir a um dos Núcleos de Atendimento localizados em 17 administrações regionais.

“É algo que que ambos os órgãos já tinham identificado como necessidade e também um pleito dos empresários. Trabalhamos em conjunto para achar a melhor solução e o resultado é o melhor possível”, afirma o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira.

Outro item previsto no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado é a disponibilização à DF Legal do cadastro atualizado das empresas registradas. Esse acesso cedido pela Jucis-DF permitirá a retirada de negócios que já foram fechados do lançamento da TFE e a inclusão de novas atividades que eventualmente não tenham lançado a taxa.


“Celebramos esse acordo de cooperação técnica com a DF Legal que visa melhorar o ambiente de negócios, bem como todo o processo de abertura de empresas. O primeiro passo que nós demos foi integrar a TFE no sistema Redesim Conectada. Temos trabalhado constantemente para integrar os demais órgãos licenciadores com o sistema Redesim e facilitar a vida de todos os usuários nesse processo”, comenta Raquel Carvalho, presidente da Jucis-DF.

Para os casos em que há isenção de cobrança prevista em lei, o procedimento permanece o mesmo: o empresário deve fazer um requerimento online ou presencial junto à DF Legal.

Cobrança

Para o ano de 2025, os valores da TFE variam conforme a natureza da atividade, que pode ser de caráter permanente ou eventual. Para eventos, o valor depende da expectativa de público.

O valor mínimo de ambas as taxas é R$ 48,86, sendo possível parcelar quando o montante ultrapassar R$ 97,72.

O cálculo é feito pela DF Legal multiplicando o tipo de atividade (são quatro categorias, que englobam todos os setores do comércio) e a área ocupada pelo estabelecimento.

*Com informações da DF Legal

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário