MTEC Energia

GDF e Universidade de Lisboa unem forças para qualificar políticas públicas no Distrito Federal

O pacto consiste na cooperação acadêmica, científica e técnica do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) com o IPEDF.

Renato Alves/Agência Brasília
GDF e Universidade de Lisboa firmam acordo para fortalecer formulação e avaliação de políticas públicas - Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Acordo entre IPEDF e ISCSP prevê intercâmbio científico, capacitação de servidores e estudos conjuntos para aprimorar gestão e qualidade de vida na capital


O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Universidade de Lisboa (ULisboa) firmaram, nesta segunda-feira (31), um acordo de cooperação acadêmica, científica e técnica entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). O objetivo é fortalecer a formulação e a avaliação das políticas públicas do DF.

Ricardo Pinto, presidente do ISCSP: “Juntando as duas experiências, acho que poderemos fazer melhor e conseguir contribuir para melhorar as políticas públicas e a vida dos cidadãos, que, no fim, é o que interessa a todos” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Ricardo Pinto, presidente do ISCSP: “Juntando as duas experiências, acho que poderemos fazer melhor e conseguir contribuir para melhorar as políticas públicas e a vida dos cidadãos, que, no fim, é o que interessa a todos” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

O memorando de entendimento foi assinado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, o presidente da ISCSP da ULisboa, Ricardo Ramos Pinto, e o diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino Barros Neto, em reunião no Palácio do Buriti.

Estiveram presentes o professor Joaquim Croca Caeiro, o secretário-executivo de Relações Internacionais, Paulo Cesar Chaves, a diretora de Estudos e Políticas Sociais do IPEDF, Marcela Machado, e o secretário de Comunicação, Weligton Moraes.

“A Universidade de Lisboa é uma das melhores faculdades de pesquisa nessa área social e de políticas públicas”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. “Eles trabalham muito na elaboração de políticas públicas. É um acordo que vai valer a pena para o Distrito Federal.” A intenção é ampliar a parceria para que haja um intercâmbio também com a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).

Intercâmbio

A parceria prevê o intercâmbio de conhecimento e experiências entre pesquisadores do DF e de Portugal; a capacitação técnica de servidores do IPEDF com acesso a cursos como políticas públicas, governança, ciência, meio ambiente, educação, gênero, criminologia e recursos humanos; o desenvolvimento conjunto de estudos e pesquisas; a realização de consultorias e formações específicas e o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Manoel Neto, diretor-presidente do IPEDF: “A intenção é justamente iniciar um caminho que vai permitir qualificar melhor o servidor do DF, principalmente aquele que trabalha com essa parte de pesquisas e políticas públicas”

“A intenção é justamente iniciar um caminho que vai permitir qualificar melhor o servidor do DF, principalmente aquele que trabalha com essa parte de pesquisas e políticas públicas”, explicou o diretor-presidente do IPEDF.

Marcelo Clementino destacou a importância da troca científica inédita com um centro de referência europeu: “Eles têm as melhores práticas e técnicas que são utilizadas pelos governos dos principais países do mundo. Isso é muito rico e contribui para a gestão do DF no sentido de produzir políticas públicas e metodologias de medir a eficácia dessas políticas e transformar isso em condições de vida melhores para a nossa população”.

O presidente do ISCSP, Ricardo Ramos Pinto, ressaltou que a universidade já tem parcerias com outros governos estaduais e pretende reproduzir o mesmo sucesso no Distrito Federal. “Temos experiência, inclusive, aqui no Brasil, tanto no âmbito de apoio à produção de políticas públicas quanto da avaliação”, detalhou.

“Vamos trazer isso e juntar naturalmente com a experiência que também tem o IPEDF”, prosseguiu o gestor. “Juntando as duas experiências, acho que poderemos fazer melhor e conseguir contribuir para melhorar as políticas públicas e a vida dos cidadãos, que, no fim, é o que interessa a todos.”

A parceria tem prazo de cinco anos, com possibilidade de renovação por igual período, e não gera custos diretos para os cofres do GDF.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário