MTEC Energia

Governo brasileiro se manifesta sobre o cessar-fogo na Faixa de Gaza

Gaza/Palestina - 15/01/2025 - Gaza destruída por bombardeios de Israel numa guerra contra o Hamas. Foto: RS/FP O Ministério das Relações Ext...

Gaza/Palestina - 15/01/2025 - Gaza destruída por bombardeios de Israel numa guerra contra o Hamas. Foto: RS/Fotos Públicas
Gaza/Palestina - 15/01/2025 - Gaza destruída por bombardeios de Israel numa guerra contra o Hamas. Foto: RS/FP

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) se manifestou sobre o acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas para interromper das hostilidades na Faixa de Gaza. Em nota, o governo brasileiro comemorou a decisão.

“Se confirmado oficialmente pelas partes envolvidas, o acordo interrompe conflito que, em 15 meses, vitimou fatalmente mais de 46 mil palestinos, com grande proporção de mulheres e crianças, e mais de 1.200 israelenses, além de mais de 160 jornalistas e 265 funcionários das Nações Unidas”, diz o comunicado do Itamaraty.

Cessar-fogo

  • A informação sobre o acordo foi divulgada nesta quarta-feira (15/1) pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

  • Segundo o republicano, os reféns da guerra devem ser libertados em breve.

  • Desde agosto de 2024, uma proposta de cessar-fogo entre Israel e Hamas é discutida com a mediação de Catar, Estados Unidos e Egito.

  • Ao longo dos meses, no entanto, as discussões não avançaram em meio a desentendimentos de ambos os lados sobre os termos da proposta.

  • O esboço da proposta de paz para a Faixa de Gaza foi apresentada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, em maio do último ano. Ela foi aprovada no Conselho de Segurança da ONU meses depois, como uma resolução.

No comunicado, o governo brasileiro também estimula as autoridades envolvidas a respeitarem “os termos do acordo e a garantirem a cessação permanente das hostilidades, a libertação de todos os reféns e a entrada desimpedida de ajuda humanitária a Gaza, assim como a assegurarem as condições necessárias para o início do urgente processo de reconstrução de sua infraestrutura civil”.

“O Brasil apela pela retomada imediata do processo de paz entre israelenses e palestinos e reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável, vivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”, finaliza a nota.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário