MTEC Energia

Cessar-fogo entre Israel e Hamas começará em 19 de janeiro

Após quase um ano e meio de intensos combates, Israel e o Hamas alcançaram um acordo de cessar-fogo, que entrará em vigor no dia 19 de janeiro.

Líder influente do Hamas, Yahya Sinwar, peça-chave na política da Faixa de Gaza e ex-prisioneiro em Israel por 23 anos, foi morto em confronto, impedido de testemunhar o cessar-fogo. Sua morte marca o fim de uma era no comando do grupo - Foto: IRNA via FotosPublicas

Sami Abu Zuhri disse que tratado foi alcançado pela resistência do povo de Gaza. Acordo será implementado em fases e promete pôr um fim definitivo ao conflito


Um acordo de cessar-fogo em Gaza entre Israel e Hamas entrará em vigor em 19 de janeiro, conforme anunciou o primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, xeique Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, durante uma coletiva de imprensa em Doha nesta quarta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também confirmou que Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo e liberação de reféns, o que encerrará os combates em Gaza e aumentará a ajuda humanitária aos civis palestinos.

"Posso anunciar que um cessar-fogo e um acordo de reféns foram alcançados entre Israel e Hamas", declarou Biden na Casa Branca. Ele destacou que o acordo foi selado após 15 meses de sofrimento e será seguido por um incremento na ajuda humanitária em Gaza. "Os combates em Gaza cessarão e logo os reféns voltarão para suas famílias", acrescentou Biden.

Em um comunicado separado, a Casa Branca reforçou as palavras de Biden: "Hoje, após muitos meses de intensa diplomacia dos Estados Unidos, juntamente com o Egito e o Catar, Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo e de reféns. Esse acordo encerrará os combates em Gaza, proporcionará a necessária assistência humanitária aos civis palestinos e reunirá os reféns com suas famílias após mais de 15 meses de cativeiro."

Detalhes do acordo:
  • Cessar-fogo em Gaza: a partir de 19 de janeiro;
  • Libertação de reféns: após 15 meses em cativeiro;
  • Aumento da ajuda humanitária: aos civis palestinos;

O Hamas agradeceu ao Catar e ao Egito por sua mediação no conflito, considerando o acordo uma conquista do povo palestino. O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que o acordo é resultado de meses de diplomacia intensa dos EUA, Egito e Catar.

Fontes:

  • XEIQUE Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, primeiro-ministro do Catar;
  • JOE BIDEN, presidente dos EUA;
  • Tv Al Jazeera e Al Arabiya;
  • Agência Brasil.
Saiba mais: https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/cessar-fogo-gaza-israel-hamas.ghtml

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário