MTEC Energia

Alvo da PF chefiou pasta ligada à Presidência em 2022

Plano dos investigados incluía execução de candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República eleitos e de ministro do STF

Polícia Federal desarticula organização criminosa que planejou Golpe de Estado (Arquivo / PF)
Polícia Federal desarticula organização criminosa que planejou Golpe de Estado (Arquivo / PF)

Integrantes de forças especiais do Exército são alvo de operação da PF por suposto plano golpista


Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil | Edição: Kleber Sampaio

Aqui está a matéria reescrita em linguagem jornalística, preservando os detalhes principais:

# Forças de Segurança Investigam 

Em operação deflagrada nesta segunda-feira (19), a Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização criminosa suspeita de planejar um golpe de Estado contra o governo democraticamente eleito.

A investigação, autorizada por ministro do Supremo Tribunal Federal, teve como alvos principais militares das forças especiais do Exército e um agente federal. As ordens judiciais permitiram a prisão preventiva de cinco integrantes do grupo.

Segundo as investigações, os suspeitos planejavam uma ação que se desenvolveu entre novembro e dezembro de 2022, batizada internamente de "Copa 2022". O objetivo seria assassinar autoridades máximas do Poder Executivo para impedir a posse do novo governo e restringir o exercício democrático.

Os investigados, descritos como militares especializados em operações especiais, teriam utilizado conhecimento técnico-militar sofisticado para coordenar ações ilícitas. Um dos principais alvos, que ocupou cargo de chefia em secretaria presidencial durante o governo anterior, já havia demonstrado, segundo a PF, posicionamentos antidemocráticos.

As investigações apontam que um dos agentes federais auxiliou o núcleo militar, fornecendo informações para subsidiar as ações planejadas.

A operação, batizada de "Contragolpe", representa mais um capítulo nas investigações sobre tentativas de desestabilização institucional ocorridas após o pleito eleitoral de 2022.

A reportagem da Agência Brasil aguarda manifestação dos advogados dos investigados.

Policiais federais cumprem cinco mandados de prisão preventiva, três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, a proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, e a suspensão do exercício de funções públicas. 

O Exército Brasileiro acompanhou o cumprimento dos mandados, que estão sendo efetivados no Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal.

Os fatos investigados nesta fase da investigação configuram, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Golpe de Estado e organização criminosa.

Leia a matéria completa em https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2024-11/integrantes-de-forcas-especiais-do-exercito-sao-alvo-de-operacao-da-pf

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário