Por Isabela Brisola Novas habilidades e especialização, são imprescindíveis numa sociedade onde mudanças e desenvolvimento estão cada vez ma...
Por Isabela Brisola
Novas habilidades e especialização, são imprescindíveis numa sociedade onde mudanças e desenvolvimento estão cada vez mais rápidas e presentes neste século XXI. Uma dessas habilidades é o espírito empreendedor, um conjunto de conhecimentos que permite que a pessoa possa identificar e aproveitar oportunidades, sabendo superar desafios para poder obter sucesso em diversos cenários.
A importância de desenvolver a habilidade empreendedora nos nossos filhos é algo que sempre reflito na educação familiar. Não se trata de colocá-los para trabalhar e se aproveitar disso de alguma maneira, mas sim, despertar a criatividade sobre esse mundo a partir de brincadeiras. Tenho certeza, que isso fará eles crescerem diferentes dos outros, mais criativos e com mais controle financeiro.
Algumas escolas, trabalham o empreendedorismo desde a infância.. Entretanto, ressalto que isso não é papel apenas da escola, já que com a inspiração vinda de dentro de casa, será mais fácil motivar os pequenos. Para mim, o empreendedorismo na fase infantil , tem como maior objetivo, ser a base inicial para que as crianças estejam aptas para resolver situações do dia a dia de maneira proativa.
Essa habilidade não será apenas utilizada na hora da abertura de uma empresa. Mas também em situações corriqueiras, como em um trabalho de escola no Ensino Médio ou em alguma dificuldade durante a faculdade. Isso também pode tornar mais fácil a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC), já que o jovem será criativo e solucionará problemas com maior facilidade. Como funcionário, essa habilidade também será reconhecida, pois garanto que ele se tornará um bom líder.
Brincadeiras e jogos para desenvolver o espírito empreendedor nas crianças
- Trabalhos manuais
Colocar a “mão na massa” para desenvolver algum projeto ou jogo, faz com que a criança compreenda a importância e o valor do trabalho. Ela não vai receber tudo pronto, vai literalmente fazer o material que precisa, percebendo assim as dificuldades para entender a importância do trabalho.
- Tecnologia
Estimular a criança a utilizar a tecnologia para além das redes sociais e joguinhos. Mas mostrando que ela pode ser utilizada no dia a dia escolar ou para maior controle financeiro. Isso pode ser feito por meio de apps já existente nas lojas de aplicativos.
Também é interessante ensinar as crianças desde cedo a utilizarem as aplicações do pacote office (Word, Excel e Power Point), por exemplo, muito utilizada no ambiente de trabalho.
- Guardar dinheiro
Pode ser utilizado um cofrinho ou uma conta bancária especial para crianças, mas ensinar a importância de guardar dinheiro para conseguir comprar o que deseja é um ótimo ensinamento para nossos filhos. Uma boa hora para começar com uma mesada ou recompensa financeira pelas atividades bem feitas dentro de casa e escola.
Caso deseje fazer isso de forma lúdica, pode ser usado dinheiro de papel enquanto brinca de “mercadinho”, ou seja, vai ensinar que para fazer uma compra, é necessário ter uma quantia de dinheiro.
Conforme a criança for crescendo e se tornando adolescente, as atividades para desenvolver o empreendedorismo vão mudando. Em certa idade, é interessante começar a mostrar situações reais dentro de casa ou até mesmo da empresa da família, havendo a possibilidade até de trabalhar durante as férias.
Isso vai trazendo autonomia e uma maturidade diferente em nossos filhos, que será muito bem aproveitada na fase adulta!
Sobre Brisola Advocacia Associados – Focada em direito previdenciário, a Brisola Advocacia Associados foi fundada em 2009 com o objetivo de garantir os direitos dos beneficiários do INSS. Seus principais clientes decorrem da necessidade da aposentadoria por tempo de contribuição, com ênfase na aposentadoria especial. Atendem também outras solicitações relacionadas ao tema, como, por exemplo, benefícios por incapacidade, auxílio-maternidade, pensão por morte, entre outros. O escritório conta com sete advogados e também atende direito civil, direito da família e direito sucessório, além de causas trabalhistas.
COMENTAR