MTEC Energia

Brasil e Chile selam acordos bilaterais com foco no setor mineral e transição energética

05.08.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de Ministros e Minisrtras, durante reunião ampliada com o Presi...

05.08.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de Ministros e Minisrtras, durante reunião ampliada com o Presidente do Chile, Gabriel Boric, na Sala del Consejo do Palácio de La Moneda. Santiago / Chile - Foto: Ricardo Sruckert / PR


Durante visita oficial do presidente Lula ao país vizinho, Silveira anunciou também um novo Grupo de Trabalho para tratar sobre Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF)

Nesta segunda-feira (5), Brasil e Chile assinaram um total de 19 atos bilaterais em diversas áreas, incluindo turismo, ciência e tecnologia, defesa, agropecuária e direitos humanos. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em visita oficial ao Chile, foi recebido por seu homólogo chileno Gabriel Boric no Palácio de La Moneda, em Santiago. Os acordos visam a diversificação das relações comerciais e de investimentos entre os dois países, que já mantêm mais de 90 acordos bilaterais em vigor.

Entre os atos assinados, destacou-se uma carta de intenções focada no desenvolvimento do setor mineral. Os ministros Alexandre Silveira, de Minas e Energia do Brasil, e Aurora Williams, de Mineração do Chile, assinaram o documento durante o Fórum Empresarial Chile-Brasil. O objetivo central é promover a cooperação entre os dois países no manejo de recursos minerais estratégicos para a transição energética. "Os dois países são riquíssimos em recursos minerais e, certamente, esta carta alavanca bastante nosso interesse em comum, que é a transição energética", afirmou Silveira.

A carta de intenções estabelece compromissos para promover a transparência no setor mineral, investir em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para inovação, e criar programas de qualificação de mão-de-obra. Além disso, enfatiza a importância de práticas de mineração sustentável e a atração de investimentos estrangeiros diretos, facilitando o intercâmbio de conhecimentos técnicos e tecnologias. Embora o documento não tenha efeito jurídico vinculante, representa uma declaração de intenções políticas que busca criar um ambiente propício para a integração do setor mineral em toda a América do Sul.

Além dos acordos no setor mineral, outro destaque da visita foi a criação de um Grupo de Trabalho para desenvolver Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF). O ministro Alexandre Silveira anunciou a iniciativa, que visa compartilhar práticas regulatórias e de mercado para a promoção do SAF como uma alternativa global de descarbonização do setor aéreo. "Queremos transformar o Brasil em um grande hub mundial da aviação sustentável", declarou Silveira, ressaltando o avanço brasileiro com o projeto "Combustível do Futuro".

O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Chile, com um intercâmbio anual de US$ 12,3 bilhões. A relação econômica entre os dois países é marcada pela exportação de cobre, pescados e minérios chilenos para o Brasil, enquanto o Brasil exporta petróleo, carne bovina e automóveis. Com os novos acordos, espera-se uma diversificação e expansão do comércio bilateral, fortalecendo ainda mais os laços econômicos e políticos entre as duas nações.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário