MTEC Energia

Combate e prevenção ao câncer

O mês de fevereiro contempla o Dia Mundial do Câncer e Dia Internacional do Câncer Infantil. As datas visam à conscientização da sociedade s...

Foto: Gabriel Jabur
O mês de fevereiro contempla o Dia Mundial do Câncer e Dia Internacional do Câncer Infantil. As datas visam à conscientização da sociedade sobre o câncer e ações em conjunto para o controle e prevenção da doença - Foto: Gabriel Jabur

Dia Mundial do Câncer: Conscientização global e ação conjunta para combater a doença


O Dia Mundial do Câncer (04/02) foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) — uma organização internacional não-governamental com sede na Suíça que reúne mais de mil organizações ligadas ao câncer em cerca de 160 países—, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data tem como principal objetivo trazer maior conscientização sobre a doença promovendo ações de educação e diálogo com governos. Este mês também contempla o calendário com o Dia Internacional do Câncer Infantil (15/02). 

Outra pretensão do Dia Mundial do Câncer é unir nossas vozes e entrar em ação, fortalecendo alianças, buscando colaborações inovadoras e celebrando avanços reais em diferentes esferas. É também uma oportunidade de alertar a sociedade sobre a importância de ações em conjunto dos governos Executivo, Legislativo e Judiciário e de toda sociedade civil organizada para falar sobre equidade e garantir acesso à prevenção e redução de riscos, à detecção precoce, ao diagnóstico e ao tratamento e cuidado do câncer.

No Brasil, a iniciativa é protagonizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), instituição parceira da UICC, para influenciar a mobilização de governos e indivíduos para o controle do câncer. Dentro da proposta da campanha deste ano, a importância da equidade no controle do câncer vai abordar as barreiras que impedem as pessoas em todo o mundo de ter acesso aos cuidados fundamentais para o tratamento da doença. 

O Inca considera o câncer um problema de saúde pública e, de acordo com a instituição, houve um aumento de 20% na incidência, sendo que para 2030 espera-se que sejam registrados mais de 25 milhões de novos casos. Estimativas do número de casos novos de câncer são uma ferramenta poderosa para fundamentar políticas públicas e alocação de recursos para a promoção do combate à doença. A vigilância do câncer é um elemento crucial para planejamento, monitoramento e avaliação das ações de controle do câncer. 

De acordo com a UICC, caso não sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre o câncer e desenvolver estratégias práticas para lidar com a doença, em 2025, deverão ocorrer 6 milhões de mortes prematuras por câncer. A estimativa é de que, anualmente, 1,5 milhão de mortes por câncer poderiam ser evitadas com as medidas adequadas para atingir a meta “25 para 25” da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis em 25% até 2025.

Conforme dados do Inca, lamentavelmente para este triênio (2023-2025) são esperados 704 mil novos casos de câncer. Excetuando o câncer de pele não melanoma, ocorrerão 483 mil casos novos. O câncer de mama feminina e o de próstata foram os mais incidentes com 73 mil e 71 mil casos novos, respectivamente. Em seguida, o câncer de cólon e reto (45 mil), pulmão (32 mil), estômago (21 mil) e o câncer do colo do útero (17 mil).

Tratamento em Goiás 

Em Goiás, de acordo com o diretor do Hospital Araújo Jorge, Jales Benevides, que está à frente deste que é o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia de Goiás, onde 92% da demanda atendida é pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os recursos nem sempre são suficientes, especialmente devido a defasagem da tabela SUS, que não paga a integralidade do tratamento. 

Benevides alerta que a tabela SUS não era reajustada há mais de 20 anos, só agora em janeiro, o presidente Lula sancionou o projeto que determina a revisão anual dos valores de remuneração dos serviços prestados ao SUS, e a tabela será revisada em dezembro de cada ano. 

Entretanto, a incidência de várias doenças está aumentando porque a população está exposta a determinados agentes que estão no ar, no alimento, na água, no ambiente. O tabagismo, a radiação solar, o uso de alimentos que não são saudáveis, a obesidade, todos esses são fatores de risco para o câncer. São pacientes sadios que estão expostos a estes fatores de risco e podem desenvolver o câncer.

O presidente revela que o Hospital Araújo Jorge só consegue manter seus atendimentos devido às emendas parlamentares e doações que recebem. Ao fazer o balanço, a unidade referência em Goiás informou que realizou somente no ano de 2023 cerca de 73 mil atendimentos de pacientes do Estado e de diversas regiões do País.

Ao comentar sobre os tratamento atuais para o câncer, o diretor do Hospital Araújo Jorge, disse que existem avanços com a ciência trabalhando pela vida com cirurgias minimamente invasivas, a reconstrução mamária quando se fala do câncer de mama, o diagnóstico precoce, novos medicamentos, imunoterapia, entre outros avanços onde é aplicada tecnologia nas modalidades do tratamento de câncer.

“Do ponto de vista do tratamento, ao longo dos anos tivemos avanços nos três pilares: cirurgia oncológica, com métodos menos invasivos e até com o uso de robôs; quimioterapia, com drogas com menos toxicidade; e radioterapia com tecnologias mais avançadas e precisas, diminuindo o número de sessões e os efeitos colaterais ao paciente. Além disso, há de se comemorar a incorporação de novos medicamentos para o tratamento do câncer pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que vai ajudar muitas pessoas em tratamento no Brasil”, ressaltou Benevides.  

Câncer Infantil

Durante entrevista à equipe de reportagem da Agência de Notícias da Alego, a médica pediátrica e oncologista, Vanuza Maria, avaliou que o câncer infantil é um problema de saúde pública por ter incidências crescentes, a gente tem cada vez mais tratamento e novas opções terapêuticas e tem vivido um momento importante com relação a chance de cura da doença. Então, o objetivo é chamar a atenção para a doença para que possamos fazer o diagnóstico precoce, com as famílias e as crianças chegando o quanto antes para serem tratadas e sobretudo acolhidas.

Os cânceres infantis mais comuns variam um pouco de acordo com a faixa etária, mas via de regra são os tumores do sistema nervoso central, os cânceres do sangue que são as leucemias, os linfomas que são dos tecidos linfáticos e os cânceres dos tecidos conectivos que são os sarcomas de parte óssea e tecidos estruturais.

O Câncer adulto e infantil são bastante diferenciados. A gente fala que não existe semelhança entre eles, pois eles são extremamente diferentes. Diferentemente do adulto, o câncer infantil não está relacionado com o estilo de vida. Na infância, à exceção de raríssimos casos, não existe um culpado ou predeterminação para a doença. Ele é uma alteração genética que predispõe ao proliferamento da célula. Seja no crânio, na medula óssea, nos ossos ou em algum músculo. Então a gente não tem uma causa para o surgimento do câncer infantil. 

O câncer infantil não tem sintomas específicos por isso a importância da criança ter acompanhamento pediátrico constante. Mas normalmente o que a gente deve observar é se a criança está brincando, comendo normalmente, se ela tem queixas de dores de cabeça, vômitos inexplicáveis, palidez, febre persistente, caroços pelo corpo, roxos e manchas sem explicação. Nesses casos, essa criança precisa de uma avaliação imediata. A avaliação clínica é determinante para que seja feito o diagnóstico o mais precocemente possível, portanto os pais devem manter seus filhos nas consultas de rotina com o médico pediatra. 

Hoje a oncologia pediátrica no Estado de Goiás não tem fila de espera. É importante avaliar que estamos vivenciando uma melhoria de assistência na qualidade da saúde e na capacidade de diagnóstico, por conta disso a gente tem visto um aumento no número de casos relacionados à melhoria da assistência à saúde. 

Só nos últimos três anos, a pediatria do Hospital Araújo Jorge recebeu 3.500 pacientes, atendendo toda a demanda do SUS de crianças e adolescentes com câncer, regulados para o Estado de Goiás. Nesse período foram realizadas mais de 20 mil consultas, lembrando que não há fila de espera para a primeira consulta. No setor foram realizadas mais de 30.205 aplicações de quimioterapia, além de 7.543 aplicações de radioterapia. 

Agência Assembleia de Notícias

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,32,acessibilidade,4,acidente de trabalho,4,Acolhimento,1,administração,19,Aerolula,1,agricultura,29,agro,189,agroindústria,7,agronegócio,35,água,42,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,24,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,aneel,5,animais,26,Aniversário,5,antissocial,4,anvisa,1,aposentdos,3,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,23,artigo,39,Assistência social,7,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,785,automobilsmo,4,aviação,9,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,10,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,127,Brasília,48,BRB,29,brics,5,caesb,15,café,4,câmeras,3,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,20,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,CELEBRAÇÃO,1,celular,6,censura,2,Centro Administrativo,1,charge,2,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,106,Cidades,130,ciência,15,cinema,14,CLDF,73,clima,32,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,44,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,14,comemoração,11,comércio,17,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,4,comportamento,23,comunicação,5,comunidade,3,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,35,condomínio,72,condomínios,16,conic,1,conselho profissional,23,construção civil,39,construtoras,5,consulta pública,15,consumidor,27,consumo,10,conta,8,contabilidade,2,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,34,corrupção,40,CPI,1,crianças em casa,6,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,16,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,133,curso superior,3,cursos,29,data comemorativa,32,debate,3,Defesa,10,democracia,7,dengue,13,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,11,Detran,41,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,2,Dia dos Namorados,5,dia mundial da água,10,DIA NACIONAL,1,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,17,diploma,1,direita,2,direito,66,Direito do Consumidor,4,Direitos Humanos,23,Distrito Federal,106,ditadura militar,6,dívidas,20,documento,7,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,4,ecologia,8,economia,383,economistas,3,Edital,7,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educa,1,educação,267,eleições,172,Eleições 2022,144,eleitor,15,eletricidade,13,elevadores,8,Embaixadas,6,empreendedorismo,47,empreender,13,empregado,12,empregos,76,empresas,107,energia,82,engenharia,117,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,44,entretenimento,29,Escola de Síndicos,33,escorpião,1,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,73,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,9,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,evento,149,Eventos,9,exercícios,3,exportação,20,falecimento,5,família,3,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,2,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,3,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,2,FHC,2,FIEG,24,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,40,finanças pessoais,71,Fipecafi,1,fiscal,1,fogo,1,fort atacadista,2,frente parlamentar,1,futebol,18,Galeteria Beira Lago,1,gás,13,gastronomia,41,GDF,241,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gilvan Máximo,1,Gim,1,Goiás,343,golpe,23,golpismo,10,Governador,51,Governo,119,greve,7,Grupo M4,1,Grupo Pereira,2,guerra,17,habitação,70,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,HOLANDA,1,homenagem,8,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,6,IBRAM,3,Idoso,8,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imoveis,5,imóveis,94,impeachment,4,impostos,89,inadimplência,6,incc,1,incêndio,13,indígena,1,indústria,63,inelegibilidade,3,Informação,32,informática,1,ingressos,1,inovação,62,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,2,internacional,31,internet,78,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,1,Jornalismo,83,Juarezão,1,justiça,184,juventude,4,Lançamento,1,lazer,37,Legislação,7,lei,18,LGPD,6,licitação,16,livro,19,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,manifestação,1,manutenção,11,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicamentos,2,medicina,17,MEI,2,meio-ambiente,76,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,50,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,8,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,4,Miriam Belchior,1,Mobilidade,11,mobilidade urbana,25,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,86,Mulheres na Política,10,multa,7,mundo,134,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,16,Neoenergia,8,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,1,Nobratta,1,normas,14,NOTICIAS,1057,NOTÍCIAS,22,notificação,1,novacap,3,Novembro Azul,1,nutrição,2,obras,112,ocupe o centro,1,opinião,146,Oportunidade,3,orçamento,12,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,PAÍSES BAIXOS,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,52,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,12,pesquisa,24,petrobras,13,petróleo,16,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,75,POLÍCIA FEDERAL,1,Política,307,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,21,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,5,privatização,2,Procon,2,profissional,28,profissões,8,Projeto de Lei,74,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,4,pt,2,qualificação,30,rádio,2,recicláveis,1,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,29,reformas,9,registro,4,regras de convivência,14,REI WILLEM-ALEXANDER,1,RELAÇÃO BILATERAL,1,relacionamento,5,religião,16,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,17,Sarah Kubitscheck,1,saúde,524,sedhab,2,segeth,1,segurança,112,seguro,10,selo de qualidade,2,senado federal,23,serviço social,7,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,24,setor energético,25,setor produtivo,34,sia / guará,14,sindicatos,19,síndico,125,síndicos,9,SLU,6,smartphone,3,socialismo,1,solar,8,Solidariedade,29,sonegação,10,sorteio de casas,1,STF,29,subsíndico,1,Supermercados,2,Supremo,2,sustentabilidade,69,tarifas,26,taxa,8,TBR,1,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,7,tecnologia,149,telecomunicação,18,tempo,12,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,81,Trabalho,29,transito,5,trânsito,38,transporte,7,transporte coletivo,48,transportes,30,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,59,turismo,64,TV,11,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,38,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Combate e prevenção ao câncer
Combate e prevenção ao câncer
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0aDWpSbx9g2lHZIqV6zXjKeS5sksUNXNtD26APxhrpNrEBllsREZ6N4rJ_7vHvViy7mS46pix19OH3Hmn1_qaLIfCfy-2Aob_vmPffZZljPuk_af8xf0llMy_tDUsBJPaS49JtKmfFEI0-0675iMkWzhM1J10v5QKwuZvVMvSnhWMdVPq_kjGhkmUekQ/s16000/tratamento-cancer.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0aDWpSbx9g2lHZIqV6zXjKeS5sksUNXNtD26APxhrpNrEBllsREZ6N4rJ_7vHvViy7mS46pix19OH3Hmn1_qaLIfCfy-2Aob_vmPffZZljPuk_af8xf0llMy_tDUsBJPaS49JtKmfFEI0-0675iMkWzhM1J10v5QKwuZvVMvSnhWMdVPq_kjGhkmUekQ/s72-c/tratamento-cancer.jpg
Atualidade Política
http://www.atualidadepolitica.com.br/2024/02/combate-e-prevencao-ao-cancer.html
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/2024/02/combate-e-prevencao-ao-cancer.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário