MTEC Energia

Portaria MTE nº 3.665 Gera Conflito entre Ministério do Trabalho e Fecomércio-DF

Reparação Histórica: Para o presidente da CNTC e da Fecomerciários-SP, Luiz Carlos Motta, ministério do trabalho fortalece convenções coleti...

Reparação Histórica: Para o presidente da CNTC e da Fecomerciários-SP, Luiz Carlos Motta, ministério do trabalho fortalece convenções coletivas e beneficia comerciários

Fecomércio-DF expressa preocupação: medida desconsidera atividades essenciais do comércio


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou nesta terça-feira a Portaria MTE nº 3.665, que traz alterações significativas para o funcionamento do comércio em feriados, fortalecendo as negociações coletivas entre trabalhadores e sindicatos. A medida, que recebeu apoio de entidades sindicais e foi elogiada pelo presidente da CNTC e da Fecomerciários - SP, Luiz Carlos Motta, é vista como uma reparação a um erro histórico que remonta ao governo de Michel Temer.

A portaria revoga a autorização para o funcionamento de diversos tipos de comércio em feriados sem a negociação coletiva com os sindicatos, ressalvando apenas as feiras-livres. A mudança foi resultado de articulações entre entidades sindicais, que sensibilizaram o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para a necessidade de respeitar os direitos dos trabalhadores do comércio.

Julimar Roberto, presidente da Contracs, destacou que a portaria fortalece as convenções coletivas, consideradas instrumentos essenciais para garantir os direitos e benefícios dos trabalhadores do comércio. A medida foi celebrada como uma vitória para os milhões de trabalhadores do setor, que enfrentavam precarização e exploração do trabalho em feriados.

Entretanto, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) emitiu uma nota expressando preocupação em relação à portaria. A entidade, representante do setor produtivo da capital, alega que a medida desconsidera a essencialidade de muitas atividades do comércio de bens e serviços, classificando-as como de interesse público.

A Fecomércio-DF destaca que a portaria revoga a autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados em algumas atividades econômicas, indo de encontro à Lei de Liberdade Econômica. A entidade argumenta que as mudanças burocratizam as relações laborais e geram insegurança jurídica no setor produtivo.

Apesar da insegurança jurídica instaurada, a Fecomércio-DF valoriza a negociação coletiva como meio de estabelecer acordos e regras trabalhistas que atendam às necessidades de empregadores e empregados. A entidade destaca que em todas as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) já há previsão e normatização para o trabalho em domingos e feriados, proporcionando previsibilidade às relações de trabalho.

O embate entre o Ministério do Trabalho e a Fecomércio-DF evidencia a complexidade das mudanças propostas pela Portaria MTE nº 3.665 e sinaliza para um debate mais amplo sobre a conciliação entre os interesses dos trabalhadores, sindicatos e o setor produtivo, em meio às transformações nas relações de trabalho no país.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário