MTEC Energia

Governo de Goiás reforça inclusão social durante final da Taça das Favelas

Campeonato promove educação, esporte e inclusão social por meio de incentivo às equipes masculinas e femininas. (Foto: Breno Cardoso/Reprodu...

Campeonato promove educação, esporte e inclusão social por meio de incentivo às equipes masculinas e femininas. (Foto: Breno Cardoso/Reprodução Instagram)
Campeonato promove educação, esporte e inclusão social por meio de incentivo às equipes masculinas e femininas. (Foto: Breno Cardoso/Reprodução Instagram)

“A única visibilidade que a favela tem é pela Taça”, afirma capitão do Orlando de Mores


O fator de transformação e inclusão social do esporte foi destacado pelo governador Ronaldo Caiado, neste sábado (18/11), no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, durante as finais da Taça das Favelas Goiás. O torneio é o maior campeonato de futebol do mundo entre comunidades.

Por Petras Souza - Agência Cora Coralina

“É uma maneira muito inteligente de despertar o interesse no esporte e acolher famílias mais carentes, nas regiões mais humildes”, enalteceu Caiado, que estava acompanhado do ministro dos Esportes, André Fufuca.

“Estamos criando pessoas qualificadas, sempre na ética, e no compromisso de buscar melhoria na qualidade de vida das famílias”, acrescentou o governador ao frisar que apoia o campeonato, cujo diferencial é a transformação social.

O capitão Pedro Henrique, conhecido como PH, enfatizou que o torneio proporciona visibilidade às favelas, criando oportunidades para jovens como ele. PH, que teve sua vida transformada pelo esporte, destaca o futebol como uma chance para os habitantes de comunidades mostrarem talento e alcançarem um futuro promissor.

Governador Ronaldo Caiado e vice-governador Daniel Vilela durante as finais da Taça das Favelas Goiás, levantando o troféu de Campeã de Futebol Feminino (Foto: André Saddi)
Governador Ronaldo Caiado e vice-governador Daniel Vilela durante as finais da Taça das Favelas Goiás, levantando o troféu de Campeã de Futebol Feminino (Foto: André Saddi)

Além disso, a Taça das Favelas é reconhecida como um divisor de águas para o futebol feminino em Goiás, permitindo que as jogadoras demonstrem sua habilidade e contribuindo para desafiar estereótipos de gênero. Patricia Menezes, gestora do time Gentil Meireles, vencedor na categoria feminina, destaca o impacto positivo do torneio no cenário esportivo feminino local.

A experiência na Taça das Favelas vai além do esporte, tornando-se um elo familiar para jogadoras como Eliene Alves e sua filha Karine Alves. A participação conjunta delas no torneio ressalta a importância do evento não apenas como uma competição esportiva, mas também como uma oportunidade para fortalecer laços familiares e inspirar futuras gerações.

Em 2022, o time de Goiás alcançou o vice-campeonato na etapa nacional. A equipe foi recebido no Palácio das Esmeraldas.

Taça das Favelas


Reconhecida no país inteiro e executada nos moldes dos maiores eventos esportivos do país, a Taça das Favelas realizou 15 finais simultâneas em diversos estados brasileiros.

Neste ano, cerca de 19 mil jovens participaram das peneiras de seleção em todo o estado e 209 comunidades integraram a disputa.

Nos jogos das finais goianas, as comunidades Orlando de Morais e Gentil Meireles, ambas da capital, conquistaram as taças nas categorias masculina e feminina, respectivamente.

“Ampliamos nossas ações na área do esporte e, agora, temos condição de fazer com que Goiás chegue a pódios, seja no futebol, no vôlei, enfim, nas mais variadas modalidades”, acrescentou Caiado.

O Governo de Goiás valoriza os atletas com o pagamento da Bolsa Pró-Atleta e a ampliação da iniciação esportiva via projeto Construindo Campeões. Além da realização de eventos como os Jogos Abertos de Goiás que abrange 18 municípios goianos.

O ministro do Esporte, André Fufuca, endossou que o incentivo público, neste evento e em outras frentes, soma para a inclusão de mais jovens no meio esportivo. “Movimenta mais de 25 mil atletas e é um exemplo para todo Brasil”.

A Central Única das Favelas (Cufa Goiás) realiza a Taça das Favelas Goiás que teve a primeira edição em 2012, no Rio de Janeiro.

O vice-governador Daniel Vilela frisou a convergência de objetivos e união em torno da população mais vulnerável.

“É uma demonstração do envolvimento dos goianos, enfim, do poder público, de todos juntos, porque o futebol promove inclusão, dá oportunidade a muitos talentos que estão nas comunidades”, enfatizou.

“A gente valoriza a periferia e mostra que esses lugares não são de carência, e sim de potência. Nas favelas surgem os maiores desportistas do Brasil”, ressaltou o presidente da Cufa Goiás, Breno Cardoso, que reforçou a característica do evento de criar oportunidades.
 
Campeões

Com placar de 4×1, a comunidade Orlando de Morais, de Goiânia, foi a campeã após vencer o time de Quilombola Boa Nova, de Professor Jamil, na categoria masculina.

Pela final feminina, a comunidade Gentil Meireles, também da capital, venceu por 7×1 o time de Monte Azul, de Senador Canedo.

Caiado comemora com a equipe masculina da comunidade Orlando de Morais vencedora da Taça das Favelas Goiás (Foto: André Saddi)

Cada campeão levou um cheque de R$ 2 mil. Já cada vice-campeão recebeu R$ 500.

Edição: Emerson Tormann

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário