MTEC Energia

Crédito suplementar para empresas de ônibus gera polêmica entre distritais

Distritais discutem propostas para revisão do sistema de transporte público o que gerou polêmica em torno da destinação dos recursos extras.

Distritais discutem propostas para revisão do sistema de transporte público o que gerou polêmica em torno da destinação dos recursos extras. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
Distritais discutem propostas para revisão do sistema de transporte público o que gerou polêmica em torno da destinação dos recursos extras. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Debate foi intenso na Câmara Distrital no último dia 31 obre orçamento para o transporte público no DF

A destinação de mais orçamento para custear o sistema de transporte público foi alvo de polêmica na Câmara Legislativa ao longo da última semana. No dia 31, os deputados distritais se reuniram com empresários e sindicalistas do setor para discutir a abertura de crédito suplementar no valor de 142,9 milhões de reais para as empresas de ônibus que atuam no sistema.

O encontro também contou com a presença do secretário de planejamento e de transporte e mobilidade do GDF, que foram chamados para esclarecer os motivos que levaram o governo a solicitar a abertura do crédito. Inicialmente, a previsão era de que o valor seria utilizado para pagar despesas com o aumento de passageiros com direito a gratuidade, no caso dos estudantes que utilizam o passe livre.

Mas não era o caso, o GDF alegou erro técnico e argumentou que o valor será de fato utilizado para o pagamento de dívidas das empresas de ônibus. O erro apontado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade foi corrigido através de emenda parlamentar apresentada pelo deputado Eduardo Pedrosa. Segundo o parlamentar, os recursos extras virão de dividendos obtidos pela CEB. 

"E a gente perguntou para Secretaria de Planejamento, eles tiveram aqui falando conosco e trouxeram informação de que são dividendos da CEB, não são provenientes da venda da CEB", esclareceu o deputado Pedrosa (União Brasil).

Mesmo corrigido, o erro da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana foi alvo de críticas de deputados da oposição e também de integrantes da base do governo. 

"Mandou como justificativa, chantageou, pressionou, inclusive. Passou o final de semana dizendo, disputando a opinião pública para garantir gratuidade para hoje dizer não, erramos! É, de fato, a dívida. E não tem tabela, não tem planilha. Aí esta casa está corrigindo como emenda", desabafou o distrital Gabriel Magno (PT).

Estou me sentindo assim, desconfortável de votar esse crédito. E eu peço aqui uma atenção especial ao governo, que quando encaminhar um projeto a essa casa, que ele tenha responsabilidade no que está falando", cobrou a deputada Paula Belmonte (Cidadania).

O presidente da comissão de transporte e mobilidade urbana da CLDF, o deputado Max Maciel, aproveitou o debate para apresentar um estudo questionando o custo real do sistema de transporte público. Ele sugeriu ainda a revisão dos contratos mantidos hoje pelo GDF com as empresas de ônibus. 

"Nós não estamos aqui questionando só o crédito. Nós estamos questionando qual é o custo do transporte público no Distrito Federal. Nós temos que rever esse contrato que está estabelecido. Nós temos que rever inclusive o controle, o domínio do sistema," alertou Max Maciel (Psol)

No final, as justificativas apresentadas pelo GDF prevaleceram e a abertura do crédito suplementar foi aprovada com 16 votos favoráveis e 5 contrários.

Assista o que rolou:

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário