MTEC Energia

Aprovação de projeto articula formação profissional técnica de nível médio com a aprendizagem profissional

Medida visa fortalecer a educação técnica e acompanhar as demandas do mercado de trabalho Senado - O Plenário aprovou nesta terça-feira (11)...

Fotos: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília.

Medida visa fortalecer a educação técnica e acompanhar as demandas do mercado de trabalho

Senado - O Plenário aprovou nesta terça-feira (11), em regime de urgência, Projeto de Lei (PL) 6.494/2019, que estabelece a articulação entre a formação profissional técnica de nível médio e a aprendizagem profissional. Essa iniciativa tem como objetivo principal a formulação de uma política nacional voltada para o setor. O projeto agora aguarda sanção.

Com as alterações propostas, a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que trata das diretrizes e bases da educação nacional, passa a vigorar com novas disposições. Dentre elas, destaca-se a inclusão do artigo 36-B, que define as formas de desenvolvimento da educação profissional técnica de nível médio.

Relator, Cid Gomes ressaltou importância dos ensinos profissional, técnico e tecnológico para o país  Fonte: Agência Senado
Relator, Cid Gomes ressaltou importância dos ensinos profissional, técnico e tecnológico para o país

De acordo com o projeto, a educação profissional técnica de nível médio poderá ser desenvolvida de duas maneiras: de forma articulada com o ensino médio e de forma subsequente, em cursos destinados a estudantes que já concluíram o ensino médio. Além disso, as duas formas poderão ser oferecidas em articulação com a aprendizagem, conforme estabelecido pela Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000.

Uma das principais novidades é que, quando a educação profissional técnica de nível médio for oferecida em articulação com a aprendizagem, será permitido o aproveitamento das aulas de educação técnica e profissional como parte teórica para o cumprimento do contrato de aprendizagem. Além disso, as horas de trabalho em aprendizagem também poderão ser contabilizadas para a integralização da carga horária do ensino médio, respeitando o limite de 200 horas por ano, conforme estabelecido pelo regulamento.

A nova legislação ressalta ainda a importância da observância dos objetivos e definições contidos nas diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação, bem como das normas complementares dos sistemas de ensino e das exigências de cada instituição de ensino, de acordo com seu projeto pedagógico.

Ainda dentro do contexto da educação profissional e tecnológica, o projeto de lei também traz a possibilidade de aproveitamento dos créditos obtidos na educação profissional técnica na modalidade presencial pelas instituições de ensino superior, desde que os cursos técnico e superior sejam de áreas afins, com um limite máximo de 400 horas/aula, conforme estabelecido pelo regulamento.

Além disso, o projeto destaca a importância de considerar as características e tendências do mercado de trabalho local e regional, as estratégias nacionais de desenvolvimento e crescimento, bem como o impacto das inovações científicas e tecnológicas no futuro do trabalho e do emprego. Nesse sentido, caberá ao Poder Executivo Federal, em colaboração com os entes federados, elaborar periodicamente um mapa das demandas e oportunidades econômicas, assim como realizar avaliações nacionais dos cursos ofertados e criar indicadores de empregabilidade, empreendedorismo e renda, com base nos dados de inserção laboral e empreendedorismo dos egressos dos cursos e unidades de educação técnico-profissional.

Com a aprovação desse projeto, espera-se uma maior integração entre a formação profissional técnica de nível médio e as demandas do mercado de trabalho, proporcionando aos estudantes uma educação mais alinhada com as necessidades e oportunidades do setor produtivo. Essa iniciativa representa um passo importante no fortalecimento da educação técnica e na valorização dos profissionais formados nessa área, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Saiba mais: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/07/11/aprovada-politica-nacional-de-educacao-profissional-e-tecnologica

Com informações da Agência Senado
Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário