MTEC Energia

Gestão inteligente e consciente: nova tecnologia em elementos filtrantes amplia segurança na concentração de minérios e tratamento de rejeitos

  Valmet Belo Horizonte   Inédito recurso Smart Cloth Monitoring utiliza chip inteligente para controlar o desempenho de elementos filtrante...

 

Valmet Belo Horizonte

 Inédito recurso Smart Cloth Monitoring utiliza chip inteligente para controlar o desempenho de elementos filtrantes

A economia brasileira possui forte relação de interdependência com a atividade de extração de minérios. Desde o período colonial, o Brasil transformou a mineração em um dos setores básicos da economia nacional, contribuindo para a geração de empregos e renda, pelo desenvolvimento social e tecnológico nas regiões mineradoras, bem como pelo recorde de superávit na balança comercial brasileira. Segundo dados da Agência Nacional de Mineração, o setor é responsável por quase 5% do PIB nacional e proporciona produtos para diversas indústrias como siderúrgicas, fertilizantes, petroquímicas etc.

Todavia, a atividade mineradora gera rejeitos que, por serem produzidos em grande escala, afetam o meio ambiente. Para minimizar esses impactos, as empresas do setor têm investido em tecnologias e soluções em seus processos de tratamento desses rejeitos. Historicamente a indústria de mineração utilizava majoritariamente as barragens para conter os rejeitos dos processos de concentração dos minérios. 

É sabido que os grandes desastres ambientais de Mariana, Barcarena e Brumadinho impactaram cidades que, até hoje, não retornaram a sua condição original. Hoje, pela Lei Estadual 23.291/19, conhecida como Lei Mar de Lama Nunca Mais, as barragens construídas com várias camadas de rejeitos - chamadas de barragens a montante, são proibidas. E as novas soluções já estão em aplicação: as tecnologias de deposição dos rejeitos a seco por meio de sua filração. 

Valmet participa de histórica mudança da indústria mineradora 

A tecnologia de filtros já é empregada nos processos de concentração dos minérios há muito tempo. Agora, o setor vem investindo nessa mesma tecnologia para o tratamento e deposição e tratamento dos rejeitos, que se baseia em um processo no qual se separa o sólido do líquido, possibilitando o armazenamento a seco (dry stacking) do rejeito de forma segura. Ainda, é possível aproveitar quase 95% da parte líquida – essencialmente água – que é reutilizada no processo, segundo dados do estudo publicado no artigo, Empilhamento a seco para rejeitos de processos minerais (dry stacking), de 2015, do Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. Esse reaproveitamento é direcionado para outras atividades dentro da mineradora, visto que a maioria dos processos estão interligados ao uso da água na maior parte de suas etapas. O reuso da água representa significativa diminuição na captação de água nova, podendo ser utilizada como fonte de irrigação de taludes e de canteiros, lavagens de máquinas, tubulações e pisos, no processo de controle de emissões atmosféricas borrifando pilhas de minério e de vias de acesso, peneiramento, moagem, classificação, separação magnética e flotação, bem como em outras utilidades e serviços da planta. 

“Ampliamos nossa base de conhecimento sobre o tratamento de rejeitos, em consonância com a preocupação de nossos clientes e nossa comunidade em mudar o patamar de segurança da atividade mineradora. Hoje, muitos clientes já adotam nossas tecnologias filtrantes e reconhecem o seu desempenho e qualidade na missão que se deve cumprir. O setor está empenhado nessa importante mudança de tecnologia – das barragens ao empilhamento a seco – e a Valmet em apoiá-los nessa jornada”, explica o gerente de vendas regional da Valmet em Belo Horizonte, Thiago Pavan. “Além das mineradoras, os fabricantes de equipamentos e fornecedores de insumos entenderam a importância de adotar essa mudança. A Valmet, que é parte importante dessa cadeia,  desenvolve e produz o elemento filtrante que é utilizado nos filtros de rejeito, tornando esse processo viável e eficiente para deposição segura do resíduo e reaproveitamento de água ”, complementa. 

Smart Cloth Monitoring: tecnologia exclusiva Valmet

As soluções de tecnologia e monitoramento estão no DNA da Valmet e são projetadas para auxiliar em todas as áreas de operação dos seus clientes - desde o gerenciamento até a produção e manutenção. Para otimizar e automatizar as rotinas de relatórios da planta, melhorar o desempenho e a disponibilidade, maximizar as receitas e minimizar os custos de produção e cumprir os requisitos legais, a Valmet oferece aos seus clientes a tecnologia Smart Cloth Monitoring

O recurso propõe um monitoramento inteligente dos elementos filtrantes, com a inserção de um chip individual em cada unidade do produto que, associado a um aplicativo dedicado, possibilita ao cliente monitorar o desempenho individual dos elementos filtrantes durante o uso. “Essa tecnologia habilita um controle individualizado e detalhado de cada elemento filtrante, inclusive auxiliando o cliente a revelar os motivos pelos quais eles estão sendo trocados, ao final de sua vida útil ou por acidentes”, explica Thiago. Além de aumentar o nível de controle do desempenho do processo de filtração, o Smart Cloth Monitoring permite a racionalização do uso de elementos filtrantes, reduzindo custos e impacto ambiental. Além disso, as informações inseridas no aplicativo à medida do histórico de uso do produto, permite valiosos inputs para o desenvolvimento e melhoria contínua dos elementos filtrantes e do processo de filtração em si.

Reciclagem de resíduos: coprodutos do minério são reutilizados

Além dos benefícios da metodologia de filtração na atividade mineradora, o dry stacking também proporciona novas possibilidades econômicas. O processo de mineração a seco gera um substrato que pode ser aproveitado por outros setores de economia para produção de produtos como: areia usada para a pavimentação de asfalto, tijolos para a construção e ainda sílica para concreteiras aproveitarem em cimento, pré-moldados em concreto, blocos intertravados, dentre outros.

 

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com soluções de automação e de controle de fluxo, a Valmet atende uma base ainda mais ampla de indústrias de processo, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. Em 2022, a empresa Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, Antofagasta e Santiago, no Chile.. Mais informações: www.valmet.com.br.

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,32,acessibilidade,4,acidente de trabalho,4,Acolhimento,1,administração,19,Aerolula,1,agricultura,29,agro,189,agroindústria,7,agronegócio,35,água,42,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,24,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,aneel,5,animais,26,Aniversário,5,antissocial,4,anvisa,1,aposentdos,3,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,23,artigo,39,Assistência social,7,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,785,automobilsmo,4,aviação,9,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,10,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,127,Brasília,48,BRB,29,brics,5,caesb,15,café,4,câmeras,3,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,20,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,CELEBRAÇÃO,1,celular,6,censura,2,Centro Administrativo,1,charge,2,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,106,Cidades,130,ciência,15,cinema,14,CLDF,73,clima,32,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,44,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,14,comemoração,11,comércio,16,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,4,comportamento,23,comunicação,5,comunidade,3,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,35,condomínio,72,condomínios,16,conic,1,conselho profissional,23,construção civil,39,construtoras,5,consulta pública,15,consumidor,27,consumo,10,conta,8,contabilidade,2,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,34,corrupção,40,CPI,1,crianças em casa,6,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,16,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,133,curso superior,3,cursos,29,data comemorativa,32,debate,3,Defesa,10,democracia,7,dengue,13,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,11,Detran,41,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,2,Dia dos Namorados,5,dia mundial da água,10,DIA NACIONAL,1,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,17,diploma,1,direita,2,direito,66,Direito do Consumidor,4,Direitos Humanos,23,Distrito Federal,106,ditadura militar,6,dívidas,20,documento,7,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,4,ecologia,8,economia,383,economistas,3,Edital,7,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educa,1,educação,267,eleições,172,Eleições 2022,144,eleitor,15,eletricidade,13,elevadores,8,Embaixadas,6,empreendedorismo,47,empreender,13,empregado,12,empregos,76,empresas,107,energia,82,engenharia,117,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,44,entretenimento,29,Escola de Síndicos,33,escorpião,1,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,73,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,9,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,evento,149,Eventos,9,exercícios,3,exportação,20,falecimento,5,família,3,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,1,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,3,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,2,FHC,2,FIEG,24,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,40,finanças pessoais,71,Fipecafi,1,fiscal,1,fogo,1,fort atacadista,2,frente parlamentar,1,futebol,18,Galeteria Beira Lago,1,gás,13,gastronomia,41,GDF,241,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gilvan Máximo,1,Gim,1,Goiás,343,golpe,23,golpismo,10,Governador,51,Governo,119,greve,7,Grupo M4,1,Grupo Pereira,2,guerra,17,habitação,70,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,HOLANDA,1,homenagem,8,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,6,IBRAM,3,Idoso,8,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imoveis,5,imóveis,94,impeachment,4,impostos,89,inadimplência,6,incc,1,incêndio,13,indígena,1,indústria,63,inelegibilidade,3,Informação,32,informática,1,ingressos,1,inovação,62,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,2,internacional,31,internet,78,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,1,Jornalismo,83,Juarezão,1,justiça,184,juventude,4,Lançamento,1,lazer,37,Legislação,7,lei,18,LGPD,6,licitação,16,livro,19,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,manifestação,1,manutenção,11,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicamentos,2,medicina,17,MEI,2,meio-ambiente,76,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,50,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,8,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,4,Miriam Belchior,1,Mobilidade,11,mobilidade urbana,25,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,86,Mulheres na Política,10,multa,7,mundo,134,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,16,Neoenergia,8,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,1,Nobratta,1,normas,14,NOTICIAS,1057,NOTÍCIAS,22,notificação,1,novacap,3,Novembro Azul,1,nutrição,2,obras,112,ocupe o centro,1,opinião,146,Oportunidade,3,orçamento,12,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,PAÍSES BAIXOS,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,52,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,12,pesquisa,24,petrobras,13,petróleo,16,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,75,POLÍCIA FEDERAL,1,Política,307,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,21,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,5,privatização,2,Procon,2,profissional,28,profissões,8,Projeto de Lei,74,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,4,pt,2,qualificação,30,rádio,2,recicláveis,1,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,29,reformas,9,registro,4,regras de convivência,14,REI WILLEM-ALEXANDER,1,RELAÇÃO BILATERAL,1,relacionamento,5,religião,16,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,17,Sarah Kubitscheck,1,saúde,524,sedhab,2,segeth,1,segurança,112,seguro,10,selo de qualidade,2,senado federal,23,serviço social,7,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,24,setor energético,25,setor produtivo,34,sia / guará,14,sindicatos,19,síndico,125,síndicos,9,SLU,6,smartphone,3,socialismo,1,solar,8,Solidariedade,29,sonegação,10,sorteio de casas,1,STF,29,subsíndico,1,Supermercados,2,Supremo,2,sustentabilidade,69,tarifas,26,taxa,8,TBR,1,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,7,tecnologia,149,telecomunicação,18,tempo,12,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,81,Trabalho,29,transito,5,trânsito,38,transporte,7,transporte coletivo,48,transportes,30,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,59,turismo,64,TV,11,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,38,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Gestão inteligente e consciente: nova tecnologia em elementos filtrantes amplia segurança na concentração de minérios e tratamento de rejeitos
Gestão inteligente e consciente: nova tecnologia em elementos filtrantes amplia segurança na concentração de minérios e tratamento de rejeitos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWZRx-298ft5hwAgmnpH19FnNOefZ-NdTAeOZzW6csO1mxbTppkZ3M1uxqDKisX0pvDRnpAyONZixO6aIuaW1RHlsmKqans7SoSMk-J4_PAWYPlTSYrVjRZ32vL8AfWYiBi7qltRGJkzfw7Y3qmUj5mPkFcSQymgBFITJtNhOtdNBJ7pYqDYIwFA/s16000/BH%20-%201-.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWZRx-298ft5hwAgmnpH19FnNOefZ-NdTAeOZzW6csO1mxbTppkZ3M1uxqDKisX0pvDRnpAyONZixO6aIuaW1RHlsmKqans7SoSMk-J4_PAWYPlTSYrVjRZ32vL8AfWYiBi7qltRGJkzfw7Y3qmUj5mPkFcSQymgBFITJtNhOtdNBJ7pYqDYIwFA/s72-c/BH%20-%201-.jpg
Atualidade Política
http://www.atualidadepolitica.com.br/2022/06/gestao-inteligente-e-consciente-nova.html
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/2022/06/gestao-inteligente-e-consciente-nova.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário