MTEC Energia

O e-mail, minha sogra e o maior ROI do digital

Menos é mais. Quanto mais mensagens o e-mail perdeu, mais relevante ele ficou. Em 2009, uma das maiores revistas semanais do Brasil publicou...

Jonatas Abbott

Menos é mais. Quanto mais mensagens o e-mail perdeu, mais relevante ele ficou.


Em 2009, uma das maiores revistas semanais do Brasil publicou uma matéria de duas páginas com o título “O E-mail Morreu”. Endividado e com a empresa começando a dar resultado nas vendas de e-mail marketing, eu quase morri junto. Corri para falar com o editor da publicação e para descobrir a fonte da sua info. Assisitiu ao assassinato? Viu o corpo? Checou o pulso? Descobri, revirando a revista, que só havia um meio de falar com o editor: sim, e-mail…

Muito anos antes, lá por 1997, usávamos o e-mail para absolutamente tudo. Minha sogra me mandava aqueles powerpoints de autoajuda com frases motivacionais e imagens incríveis por e-mail. Namorávamos por e-mail.

Não, não eu e a minha sogra, quis dizer a humanidade em geral. Não é que não havia Tinder. Não havia WhatsApp, Messenger nem nada. Existia o e-mail. Daí chegou o ICQ (pai do MSN), o MSN (avô do Whats etc.). Tudo era por e-mail, da autoajuda estilo coach ao namoro, dos contratos aos virais.

Com o surgimento de novas mídias/meios de comunicação digital como iMessage, WhatsApp, redes sociais e suas mensagens diretas, apps de namoro etc., o e-mail foi perdendo mensagens.

Um observador afoito apontaria o declínio do e-mail e, consequentemente, do e-mail marketing como mídia. Mas o que ocorreu foi justamente o contrário.

Minha sogra hoje me manda suas mensagens de autoajuda pelo WhatsApp, as pessoas paqueram e xavecam via apps, os virais foram para as redes sociais e as fotos da viagem em família também. Ao e-mail restou o papel corporativo. Para as empresas e para as pessoas físicas. E isso é fantástico.

A origem do e-mail remonta a 1971. Tecnologia antiga, porém extremamente robusta e estável. Ainda melhor? Proprietária de cada um. A conta de e-mail é sua e não das bigtechs.

O e-mail representa a identidade digital de cada um. Você inicia sua presença digital quando faz a primeira conta de e-mail, requisitada por todas as outras ferramentas e apps que for usar no futuro.

Também é no e-mail que usuários e bigtechs confiam para troca de senha e confirmação de identidade, seja para assistir a Amazon Prime ou para se logar num app. No e-mail a coisa fica séria. Os contratos familiares, de serviços, de imóveis e de seguros trafegam via e-mail e não rede social.

Quanto ao e-mail como mídia, o e-mail marketing, o que aconteceu na prática foram dois fenômenos.

O primeiro que o email marketing cresceu sua relevância para destinatários e remetentes. Ora, uma vez livre das mensagens das sogras, dos namoros, dos virais e das fotos de família, o e-mail ficou mais limpo e suas mensagens mais destacadas.

Em outra ponta, as bigtechs como Facebook e Google passaram a concentrar a maior parte do tráfego de mídia e cada vez é mais caro gerar leads pagando pelos seus anúncios. Pior ainda, as bigtechs cada vez mais detêm o poder de propriedade sobre a base de contatos que precisamos.

Bingo! O e-mail marketing representa a mídia proprietária de qualquer empresa. Marketeiros em geral perceberam, há quase uma década, a necessidade de captar e segmentar bases de contatos de leads e clientes. E, de sua posse, usar o e-mail como veículo de promoção, relacionamento, informação e propaganda.

Não à toa o ROI (Return Over Investment ou Retorno Sobre Investimento) do e-mail marketing nos EUA continua em incríveis 42 dólares para cada dólar investido. O melhor do digital! (fonte: Email Marketing Strategy in 2020 – Litmus). No Reino Unido, a DMA UK (Direct Marketing Association) informa que, de 2018 a 2019, o ROI do e-mail marketing cresceu de 32 para 42 Libras para cada libra investida (fonte: Marketer Email Tracker 2019).

A relevância do e-mail marketing jamais caiu para quem busca o tilintar de sua caixa registradora. O e-commerce em geral depende muito do e-mail marketing, certamente uma de suas principais mídias.

Mas a verdade é que a aceleração digital que a pandemia causou em famílias e empresas foi um suplemento e tanto para a musculatura do e-mail. Segundo o estudo da Litmus de 2020, 78% dos gerentes de marketing perceberam um aumento da relevância do e-mail marketing em suas estratégias. Ainda nesse estudo, 81% dos gerentes de marketing B2B apontaram que a principal mídia para conteúdo é o e-mail.

Menos é mais. Quanto mais mensagens o e-mail perdeu, mais relevante ele ficou. Esse paradoxo está fazendo o resultado do e-mail marketing dar um grande salto. E o coloca na mira das empresas que querem perder a dependência das bigtechs e suas grandes redes sociais.

Ah, e quanto à minha sogra? Há mais de 10 anos não recebo um e-mail sequer dela. Mas soube que não perde uma newsletter de suas marcas preferidas na caixa de entrada, que checa diariamente em seu celular. Eventualmente compartilha algumas das promoções com amigas e filhos, via WhatsApp é claro. Mas cross media é tema para um novo artigo.

Jonatas Abbott é sócio e diretor executivo da Dinamize, empresa que oferece softwares voltados para automação de marketing e e-mail marketing. Com informações de Baguete Diário

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,26,acessibilidade,4,acidente de trabalho,4,Acolhimento,1,administração,18,Aerolula,1,agricultura,24,agro,154,agroindústria,6,agronegócio,32,água,34,águas claras,1,Aldo Rebelo,1,ALEXANDRE DE MORAES,1,alianças,1,alimentação,18,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,aneel,5,animais,20,Aniversário,4,antissocial,3,anvisa,1,aposentdos,2,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,17,artigo,39,Assistência social,6,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,688,ÁUDIO,1,automobilsmo,4,aviação,8,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,9,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,24,Brasília,39,BRB,26,brics,5,caesb,12,café,4,câmeras,2,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,20,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,celular,6,censura,2,Centro Administrativo,1,charge,2,chocolate,1,Churrasco,2,cidadania,100,Cidades,109,ciência,12,cinema,14,CLDF,66,clima,22,codhab,5,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,42,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,14,comemoração,11,comércio,16,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,4,comportamento,22,comunicação,5,comunidade,2,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,23,condomínio,72,condomínios,15,conic,1,conselho profissional,22,construção civil,37,construtoras,5,consulta pública,12,consumidor,26,consumo,10,conta,8,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,33,corrupção,40,CPI,1,crianças em casa,6,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,15,CRÍTICAS,1,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,117,curso superior,3,cursos,28,data comemorativa,30,debate,3,Defesa,9,democracia,7,dengue,13,DEPOIMENTO,1,Deputado Distrital,12,Deputado Federal,16,DER-DF,5,Desenvolvimento Pessoal,2,desmatamento,4,despesas,1,Detran,39,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia dos Namorados,5,dia mundial da água,9,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,17,diploma,1,direita,2,direito,62,Direito do Consumidor,4,Direitos Humanos,17,Distrito Federal,96,ditadura militar,4,dívidas,18,documento,5,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,4,ecologia,8,economia,345,economistas,3,Edital,6,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,245,eleições,170,Eleições 2022,143,eleitor,12,eletricidade,11,elevadores,7,Embaixadas,5,empreendedorismo,47,empreender,13,empregado,12,empregos,57,empresas,92,energia,78,engenharia,114,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,37,entretenimento,29,Escola de Síndicos,33,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,1,esporte,60,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,8,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,evento,137,Eventos,9,exercícios,3,exportação,14,falecimento,5,família,1,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,2,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,2,FHC,2,FIEG,20,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,33,finanças pessoais,66,Fipecafi,1,fogo,1,fort atacadista,2,frente parlamentar,1,futebol,13,Galeteria Beira Lago,1,gás,11,gastronomia,53,GDF,223,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gilvan Máximo,1,Gim,1,Goiás,312,golpe,21,golpismo,10,Governador,51,Governo,105,greve,5,Grupo M4,1,Grupo Pereira,1,guerra,17,habitação,61,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,homenagem,7,HSBC,1,humor,2,IBGE,4,IBRAM,3,Idoso,6,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imoveis,5,imóveis,89,impeachment,4,impostos,79,inadimplência,6,incc,1,incêndio,12,indígena,1,indústria,54,inelegibilidade,3,Informação,28,informática,1,ingressos,1,inovação,56,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,1,internacional,30,internet,71,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jornalismo,82,Juarezão,1,justiça,156,juventude,4,Lançamento,1,lazer,32,Legislação,5,lei,17,LGPD,6,licitação,11,livro,17,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,18,machismo,1,manifestação,1,manutenção,10,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,6,material de construção,1,MAURO CID,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicina,16,MEI,1,meio-ambiente,54,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,49,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,8,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,4,Miriam Belchior,1,Mobilidade,10,mobilidade urbana,24,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,78,Mulheres na Política,10,multa,6,mundo,134,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,15,Neoenergia,6,neurociência,2,neuromarketing,2,Nobratta,1,normas,12,NOTICIAS,1060,notificação,1,novacap,2,Novembro Azul,1,nutrição,1,obras,102,ocupe o centro,1,opinião,134,Oportunidade,3,orçamento,9,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,52,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,4,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,10,pesquisa,22,petrobras,11,petróleo,16,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,65,POLÍCIA FEDERAL,1,Política,294,população,1,Porto Alegre,2,postos de saúde,15,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,18,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,2,PRISÃO,1,privatização,1,Procon,2,profissional,27,profissões,8,Projeto de Lei,73,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,2,pt,2,qualificação,29,rádio,2,reforma,7,reforma agrária,3,reforma política,10,reforma tributária,26,reformas,9,registro,4,regras de convivência,14,relacionamento,5,religião,16,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,2,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,15,Sarah Kubitscheck,1,saúde,466,sedhab,2,segeth,1,segurança,108,seguro,9,selo de qualidade,2,senado federal,20,serviço social,6,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,22,setor energético,23,setor produtivo,30,sia / guará,14,sindicatos,17,síndico,125,síndicos,8,SLU,5,smartphone,3,socialismo,1,solar,8,Solidariedade,15,sonegação,8,sorteio de casas,1,STF,22,subsíndico,1,Supermercados,1,Supremo,2,SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,1,sustentabilidade,65,tarifas,23,taxa,8,TBR,1,Teams Ideas,1,técnico,16,técnicos industriais,6,tecnologia,139,telecomunicação,14,tempo,12,tendência política,79,TENENTE-CORONEL,1,Terceira Idade,1,trabalhador,75,Trabalho,25,transito,5,trânsito,34,transporte,5,transporte coletivo,45,transportes,29,TRIBUNA DO BRASIL,1,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,55,turismo,55,TV,9,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,24,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,WWW.TRIBUNADOBRASIL.COM,1,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: O e-mail, minha sogra e o maior ROI do digital
O e-mail, minha sogra e o maior ROI do digital
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiaxOAp0oEysenm9jAFTbRmImX6-5HVMmjZksW-Wv2y8-x9FwAO__uJatLGeqUPibHT-C9MJ8Vlnvl9-M5wcwL78AjCPwW9U8yR28LUO5utS5SJrVsZfNYIdyjiYqamvGygvLKVwiCpb1sujW9XTtH2Pti-Uf-FqqG9KJFCAyOkVhDgE651wu_BMHdi=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiaxOAp0oEysenm9jAFTbRmImX6-5HVMmjZksW-Wv2y8-x9FwAO__uJatLGeqUPibHT-C9MJ8Vlnvl9-M5wcwL78AjCPwW9U8yR28LUO5utS5SJrVsZfNYIdyjiYqamvGygvLKVwiCpb1sujW9XTtH2Pti-Uf-FqqG9KJFCAyOkVhDgE651wu_BMHdi=s72-c
Atualidade Política
http://www.atualidadepolitica.com.br/2022/02/o-e-mail-minha-sogra-e-o-maior-roi-do.html
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/2022/02/o-e-mail-minha-sogra-e-o-maior-roi-do.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário