Boletim Corona Virus GovBR

O e-mail, minha sogra e o maior ROI do digital

Menos é mais. Quanto mais mensagens o e-mail perdeu, mais relevante ele ficou. Em 2009, uma das maiores revistas semanais do Brasil publicou...

Jonatas Abbott

Menos é mais. Quanto mais mensagens o e-mail perdeu, mais relevante ele ficou.


Em 2009, uma das maiores revistas semanais do Brasil publicou uma matéria de duas páginas com o título “O E-mail Morreu”. Endividado e com a empresa começando a dar resultado nas vendas de e-mail marketing, eu quase morri junto. Corri para falar com o editor da publicação e para descobrir a fonte da sua info. Assisitiu ao assassinato? Viu o corpo? Checou o pulso? Descobri, revirando a revista, que só havia um meio de falar com o editor: sim, e-mail…

Muito anos antes, lá por 1997, usávamos o e-mail para absolutamente tudo. Minha sogra me mandava aqueles powerpoints de autoajuda com frases motivacionais e imagens incríveis por e-mail. Namorávamos por e-mail.

Não, não eu e a minha sogra, quis dizer a humanidade em geral. Não é que não havia Tinder. Não havia WhatsApp, Messenger nem nada. Existia o e-mail. Daí chegou o ICQ (pai do MSN), o MSN (avô do Whats etc.). Tudo era por e-mail, da autoajuda estilo coach ao namoro, dos contratos aos virais.

Com o surgimento de novas mídias/meios de comunicação digital como iMessage, WhatsApp, redes sociais e suas mensagens diretas, apps de namoro etc., o e-mail foi perdendo mensagens.

Um observador afoito apontaria o declínio do e-mail e, consequentemente, do e-mail marketing como mídia. Mas o que ocorreu foi justamente o contrário.

Minha sogra hoje me manda suas mensagens de autoajuda pelo WhatsApp, as pessoas paqueram e xavecam via apps, os virais foram para as redes sociais e as fotos da viagem em família também. Ao e-mail restou o papel corporativo. Para as empresas e para as pessoas físicas. E isso é fantástico.

A origem do e-mail remonta a 1971. Tecnologia antiga, porém extremamente robusta e estável. Ainda melhor? Proprietária de cada um. A conta de e-mail é sua e não das bigtechs.

O e-mail representa a identidade digital de cada um. Você inicia sua presença digital quando faz a primeira conta de e-mail, requisitada por todas as outras ferramentas e apps que for usar no futuro.

Também é no e-mail que usuários e bigtechs confiam para troca de senha e confirmação de identidade, seja para assistir a Amazon Prime ou para se logar num app. No e-mail a coisa fica séria. Os contratos familiares, de serviços, de imóveis e de seguros trafegam via e-mail e não rede social.

Quanto ao e-mail como mídia, o e-mail marketing, o que aconteceu na prática foram dois fenômenos.

O primeiro que o email marketing cresceu sua relevância para destinatários e remetentes. Ora, uma vez livre das mensagens das sogras, dos namoros, dos virais e das fotos de família, o e-mail ficou mais limpo e suas mensagens mais destacadas.

Em outra ponta, as bigtechs como Facebook e Google passaram a concentrar a maior parte do tráfego de mídia e cada vez é mais caro gerar leads pagando pelos seus anúncios. Pior ainda, as bigtechs cada vez mais detêm o poder de propriedade sobre a base de contatos que precisamos.

Bingo! O e-mail marketing representa a mídia proprietária de qualquer empresa. Marketeiros em geral perceberam, há quase uma década, a necessidade de captar e segmentar bases de contatos de leads e clientes. E, de sua posse, usar o e-mail como veículo de promoção, relacionamento, informação e propaganda.

Não à toa o ROI (Return Over Investment ou Retorno Sobre Investimento) do e-mail marketing nos EUA continua em incríveis 42 dólares para cada dólar investido. O melhor do digital! (fonte: Email Marketing Strategy in 2020 – Litmus). No Reino Unido, a DMA UK (Direct Marketing Association) informa que, de 2018 a 2019, o ROI do e-mail marketing cresceu de 32 para 42 Libras para cada libra investida (fonte: Marketer Email Tracker 2019).

A relevância do e-mail marketing jamais caiu para quem busca o tilintar de sua caixa registradora. O e-commerce em geral depende muito do e-mail marketing, certamente uma de suas principais mídias.

Mas a verdade é que a aceleração digital que a pandemia causou em famílias e empresas foi um suplemento e tanto para a musculatura do e-mail. Segundo o estudo da Litmus de 2020, 78% dos gerentes de marketing perceberam um aumento da relevância do e-mail marketing em suas estratégias. Ainda nesse estudo, 81% dos gerentes de marketing B2B apontaram que a principal mídia para conteúdo é o e-mail.

Menos é mais. Quanto mais mensagens o e-mail perdeu, mais relevante ele ficou. Esse paradoxo está fazendo o resultado do e-mail marketing dar um grande salto. E o coloca na mira das empresas que querem perder a dependência das bigtechs e suas grandes redes sociais.

Ah, e quanto à minha sogra? Há mais de 10 anos não recebo um e-mail sequer dela. Mas soube que não perde uma newsletter de suas marcas preferidas na caixa de entrada, que checa diariamente em seu celular. Eventualmente compartilha algumas das promoções com amigas e filhos, via WhatsApp é claro. Mas cross media é tema para um novo artigo.

Jonatas Abbott é sócio e diretor executivo da Dinamize, empresa que oferece softwares voltados para automação de marketing e e-mail marketing. Com informações de Baguete Diário

COMENTÁRIOS

Atualidade Politica
Nome

abnt,25,acessibilidade,1,acidente de trabalho,3,Acolhimento,1,administração,12,Aerolula,1,agricultura,3,agronegócio,14,água,16,águas claras,1,Aldo Rebelo,1,alianças,1,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,aneel,5,animais,8,antissocial,3,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,9,Arruda,1,arte,3,artigo,40,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,148,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,733,automobilsmo,2,aviação,1,Banco Regional de Brasília,4,beleza,1,Bolsa Família,1,Brasil,17,brasilia,1,Brasília,6,BRB,11,caesb,8,câmeras,2,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,16,câncer,5,candidatura,4,Carnaval,6,carreira,11,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CEB,6,celular,1,censura,2,Centro Administrativo,1,charge,2,cidadania,59,CIDADE,59,Cidades,9,ciência,1,cinema,8,CLDF,34,codhab,2,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,2,combate ao câncer de próstata,1,comemoração,4,Companhia Energética de Brasília,6,comportamento,13,comunidade,1,comunismo,3,conciliacao,4,concurso,1,condomínio,64,conic,1,conselho profissional,9,construção civil,17,construtoras,3,consulta pública,7,consumidor,16,consumo,6,conta,5,contribuição sindical,4,contrução civil,3,convênio,3,CONVITE,34,copa2014,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,33,corrupção,36,crise,14,crise hídrica,6,Cuidar e Amparar,1,cultura,26,curso superior,3,cursos,16,custo de construção,1,custos,1,data comemorativa,13,debate,3,Defesa,5,democracia,1,dengue,2,Deputado Distrital,9,Deputado Federal,7,DER-DF,3,Desenvolvimento Pessoal,1,despesas,1,Detran,19,DFTrans,5,dia do síndico,5,dia mundial da água,2,Diálogos com a Juventude,1,DIGA NÃO AO AUMENTO DE IMPOSTOS,30,Dilma,3,dinheiro,11,diploma,1,direita,2,direito,30,Distrito Federal,29,ditadura militar,4,dívidas,9,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,2,economia,108,economistas,1,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,64,eleições,134,eleitor,10,eletricidade,10,elevadores,5,empreendedorismo,28,empregado,10,emprego,6,empresas,16,energia,51,engenharia,74,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,7,entretenimento,9,Escola de Síndicos,33,espionagem,1,esporte,22,estatuto,2,evasão de divisas,1,evento,37,Fan Fest,1,feminismo,1,Fernando Henrique Cardoso,1,FHC,2,FIFA,1,fim de ano,2,finanças,10,finanças pessoais,24,fogo,1,fort atacadista,2,futebol,7,gás,2,gastronomia,14,GDF,128,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,5,Goiás,49,golpe,11,golpismo,6,Governador,31,Governo,65,guerra,7,habitação,10,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,HSBC,1,humor,2,IBRAM,2,IESB,2,igreja,2,IMED,2,imóveis,28,impeachment,3,impostos,34,inadimplência,4,incêndio,5,indústria,3,inelegibilidade,3,INFORMAÇÃO,21,informática,1,ingressos,1,inovação,24,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,internacional,1,internet,30,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jornalismo,45,Juarezão,1,justica,7,justiça,59,juventude,4,lazer,10,Letícia González,1,LGPD,4,livro,3,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,3,machismo,1,Manuela D'Ávila,1,manutenção,9,Marconi Perillo,1,marketing,2,MCB,105,MCIT,2,medicina,3,meio-ambiente,7,mensalão do DEM,1,mercado,13,mesa do Natal,1,meteorologia,1,microgeração,5,mídia,9,militar,4,ministério,5,Ministério Publico,4,Miriam Belchior,1,mobilidade urbana,21,moda,1,Monitoramento,1,mulher na poílica,3,Mulheres,21,Mulheres na Política,3,multa,4,mundo,21,município,7,Natal,2,Natal do Milhão,1,Negocios,1,Neoenergia,3,neurociência,2,neuromarketing,2,normas,9,NOTICIAS,338,notificação,1,Novembro Azul,1,nutrição,1,obras,51,ocupe o centro,1,opinião,1,orçamento,1,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,pandemia,78,Parque da Cidade,3,Partidos Políticos,40,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,PCdoB,2,PDSK,3,Perpétua Almeida,1,perseguidos políticos,1,pesquisa,8,petróleo,3,PL,19,playground,2,pmdb,1,polícia,8,Política,146,Porto Alegre,2,postos de saúde,12,prefeito,5,prefeitura,7,presidência da república,7,presidenta,1,presidente,18,profissional,14,Projeto de Lei,53,pronunciamento,2,propaganda política,4,propina,1,PSD,1,PSDB,6,pt,1,qualificação,22,reforma,6,reforma política,10,reformas,6,registro,3,regras de convivência,13,relacionamento,4,religião,7,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,Roberto Santiago,1,rodovias,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,Sarah Kubitscheck,1,saúde,201,sedhab,2,segeth,1,segurança,52,seguro,5,selo de qualidade,2,senado federal,17,serviço social,1,serviços técnicos,5,setor elétrico,2,sia / guará,14,sindicatos,2,síndico,120,smartphone,3,solar,2,SOLIDARIEDADE,8,sonegação,2,sorteio de casas,1,STF,9,subsíndico,1,Supermercados,1,Supremo,2,sustentabilidade,23,tarifas,13,taxa,6,técnico,8,tecnologia,60,telecomunicação,4,tendência política,76,Terceira Idade,1,trabalhador,38,transito,1,trânsito,19,transporte coletivo,20,transportes,9,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,31,turismo,10,UDN,1,utilidade pública,6,Utilidades de casa,1,Vida de Solteiro,1,video,11,vistoria,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: O e-mail, minha sogra e o maior ROI do digital
O e-mail, minha sogra e o maior ROI do digital
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiaxOAp0oEysenm9jAFTbRmImX6-5HVMmjZksW-Wv2y8-x9FwAO__uJatLGeqUPibHT-C9MJ8Vlnvl9-M5wcwL78AjCPwW9U8yR28LUO5utS5SJrVsZfNYIdyjiYqamvGygvLKVwiCpb1sujW9XTtH2Pti-Uf-FqqG9KJFCAyOkVhDgE651wu_BMHdi=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiaxOAp0oEysenm9jAFTbRmImX6-5HVMmjZksW-Wv2y8-x9FwAO__uJatLGeqUPibHT-C9MJ8Vlnvl9-M5wcwL78AjCPwW9U8yR28LUO5utS5SJrVsZfNYIdyjiYqamvGygvLKVwiCpb1sujW9XTtH2Pti-Uf-FqqG9KJFCAyOkVhDgE651wu_BMHdi=s72-c
Atualidade Política
http://www.atualidadepolitica.com.br/2022/02/o-e-mail-minha-sogra-e-o-maior-roi-do.html
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/2022/02/o-e-mail-minha-sogra-e-o-maior-roi-do.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário