MTEC Energia

Renata Daguiar: a mulher que está mudando o DF

Com ações voltadas para a democratização da educação e do esporte, o fortalecimento do empreendedorismo feminino e o desenvolvimento do cida...


Com ações voltadas para a democratização da educação e do esporte, o fortalecimento do empreendedorismo feminino e o desenvolvimento do cidadão, essa carioca adotou o Planalto Central para promover uma verdadeira transformação social


A auditora federal de Finanças e Controle do Tesouro Nacional, Renata Daguiar, chegou ao Distrito Federal em 2014 para tomar posse em seu concurso público. Três anos depois, motivada pela necessidade de ajudar os catadores do antigo Lixão da Estrutural, fundou o instituto Reciclando o Futuro. Desde então, a iniciativa social já transformou a vida de mais de 40 mil pessoas.

Atualmente, na condição de subsecretária de Promoção das Mulheres da Secretaria da Mulher, Renata Daguiar ampliou sua atuação por meio da implementação de políticas públicas voltadas às cidadãs do DF. Entre as ações, está a fundação da Loja Colaborativa Cerrado Feminino — um espaço localizado na tradicional Feira da Torre de TV, onde empreendedoras passaram a contar com um ponto fixo para comercialização de seus produtos, além de capacitação e fortalecimento para a conquista da autonomia financeira.

Ainda no âmbito governamental, promoveu iniciativas como o Realize com Pipoca e o Sempre por Elas nas Cidades, que acolheram mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo serviços e atendimentos com foco na proteção, no combate à violência familiar e no fortalecimento da independência pessoal.

Em parceria com outros órgãos estatais, também levou o Natal Solidário a mais de 400 famílias das regiões de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. Com o objetivo de proporcionar um dia especial às crianças, o evento contou com entrega de presentes, lanche e brinquedos infláveis.

Mesmo oficialmente afastada das atividades do Reciclando o Futuro, Renata Daguiar acompanhou de perto cada uma das iniciativas do instituto que fundou há quase uma década.

Entre as conquistas, destacam-se a abertura de novas unidades em regiões de alta vulnerabilidade social, como Riacho Fundo II e Candangolândia, além da inauguração de um novo espaço na Estrutural e da ampliação da unidade de Samambaia. Outras duas unidades iniciarão suas atividades a partir de janeiro de 2026.

Outro marco importante foi a aprovação de 400 pessoas em concursos públicos após participarem do Capacita DF, cursinho gratuito criado para preparar candidatos que sonhavam em ingressar no serviço público.

Renata Daguiar também foi responsável por sensibilizar clínicas a firmarem parceria com o Reciclando o Futuro para a criação do projeto DIU Social. Por meio da iniciativa, mensalmente, 40 mulheres em situação de vulnerabilidade financeira conseguem implantar o contraceptivo, possibilitando o planejamento familiar e a busca por seus objetivos pessoais e profissionais.

“Foi um ano de grandes conquistas, e fico muito feliz por isso. No entanto, nossa meta para 2026 é seguir garantindo e ampliando direitos sociais para quem mais precisa. Vou trabalhar incansavelmente, como sempre fiz, para assegurar que todo cidadão do DF tenha proteção social, acesso à educação e ao esporte, e conquiste seus objetivos de vida”, reforça Renata Daguiar.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário