MTEC Energia

Quase 80% das famílias do Brasil estão endividadas; inadimplência chega a 30,5%

Inadimplência das famílias brasileiras quebra recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo (Agência Brasil) Endividamento e inadimplência...

Inadimplência das famílias brasileiras quebra recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo
Inadimplência das famílias brasileiras quebra recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo (Agência Brasil)

Endividamento e inadimplência das famílias brasileiras atingem recordes históricos em outubro de 2025


O cenário financeiro das famílias brasileiras encerrou outubro de 2025 com o registro de novos recordes históricos nos indicadores de endividamento e inadimplência, sinalizando um alerta para o comércio no fim de ano, que se aproxima com a Black Friday e o Natal.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias endividadas (que possuem dívidas a vencer como cartão de crédito, cheque especial e financiamentos) atingiu 79,5% em outubro. Este é o nono mês consecutivo de alta no endividamento e representa o maior patamar de toda a série histórica.

A preocupação é elevada pela inadimplência e pela percepção de incapacidade de pagamento:
  • Inadimplência (Dívidas em Atraso): Permaneceu estável em 30,5% em outubro, após três meses de alta, renovando o recorde histórico.
  • Falta de Condições de Pagar: O percentual de famílias que declaram não ter condições de pagar suas dívidas em atraso continuou avançando, alcançando 13,2%. Este é o maior nível já registrado na série.
O aumento simultâneo no endividamento, inadimplência e na percepção de insuficiência financeira pelo terceiro mês consecutivo é um "alerta para a necessidade de ajustes, principalmente na área fiscal", afirma José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.

Piora na Qualidade da Dívida e Renda Comprometida

A escalada do endividamento vem acompanhada por um aumento na dificuldade de quitar os débitos:
  • Dívidas de Longo Prazo: O percentual de famílias comprometidas com dívidas por mais de um ano subiu pelo segundo mês, indo de 31,1% para 32,0%. Embora o maior parcelamento possa aliviar o orçamento mensal, ele "acaba gerando maior custo com juros".
  • Tempo de Atraso: O tempo das dívidas atrasadas também aumentou. As famílias inadimplentes por mais de 90 dias (o que mais eleva o custo com juros) avançaram de 48,7% para 49,0%, o maior nível desde dezembro do ano passado (49,2%).
  • Renda Comprometida: O percentual de consumidores que têm mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívidas aumentou pelo segundo mês, de 18,8% para 19,1%. A média de comprometimento da renda com dívidas alcançou 29,6% em outubro.
O economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, ressalta que "Nem mesmo o bom momento do mercado de trabalho tem sido suficiente para conter o avanço na inadimplência, tamanho o patamar atual dos juros". O comércio já sente a desaceleração das vendas, forçando as famílias a promoverem ajustes no orçamento.

Foco da Preocupação: Classes de Renda Média-Alta

A análise por faixas de renda revela que o aumento do endividamento em outubro ocorreu principalmente nas famílias com renda entre 5 e 10 salários mínimos (SM), alcançando 78,0%.

No quesito falta de condições de pagar as dívidas atrasadas, as famílias com renda entre 5 e 10 SM também foram as que registraram maior aumento (incremento de 0,6 p.p. em relação a setembro, chegando a 9,8%), o que reforça "a necessidade de maior atenção às famílias de classe mais alta".

Projeção para o Fim de 2025

As projeções da CNC indicam que o endividamento e a inadimplência devem continuar avançando nos próximos meses, mesmo com as promoções de fim de ano. A expectativa é que o ano de 2025 seja encerrado com as famílias significativamente mais endividadas (+3,3 p.p.) e mais inadimplentes (+1,5 p.p.) em comparação com o final do ano anterior.

Análise PEIC: O Endividamento em Números (Outubro/2025)

A seguir, um infográfico interativo com os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da CNC.

📊 Indicadores de Endividamento e Inadimplência (Outubro/2025)


Famílias Endividadas (com dívidas a vencer) 79,5% Novo recorde da série histórica
Famílias com Dívidas em Atraso (Inadimplentes) 30,5% Renovou o recorde histórico
Famílias que Não Terão Condições de Pagar Dívidas Atrasadas 13,2% Renovou o recorde histórico

Comparativo Histórico: Outubro/24, Setembro/25 e Outubro/25

Mês Endividados Dívidas em Atraso Não Terão Condições de Pagar
Out/24 76,9% 29,3% 12,6%
Set/25 79,2% 30,5% 13,0%
Out/25 79,5% 30,5% 13,2%

Outros Indicadores Relevantes (Outubro/2025)

  • Comprometimento da Renda: Média de 29,6% da renda comprometida com dívidas.
  • Inadimplência de Longo Prazo: 49,0% das famílias inadimplentes estão com dívidas atrasadas há mais de 90 dias[cite: 32].
  • Percepção de "Muito Endividados": Atingiu **16,5%** das famílias, a maior taxa desde agosto de 2024 (16,8%)[cite: 13].

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso, e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

Acesse a pesquisa completa

Baixe a série histórica da PEIC

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário