MTEC Energia

Opinião - Luz, câmera, aprovação!

Crédito: divulgação/Colégio Positivo Rodrigo Wieler* Imagine uma sala escura, com a luz da grande tela iluminando rostos atentos. Agora, sub...


Crédito: divulgação/Colégio Positivo

Rodrigo Wieler*

Imagine uma sala escura, com a luz da grande tela iluminando rostos atentos. Agora, substitua o projetor por páginas: os livros exigidos nos vestibulares da Fuvest e da Unicamp neste ano são verdadeiros roteiros prontos para ganhar vida no cinema. As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, renderia um drama psicológico com atuações intensas e iluminação expressionista. Dica de leitura: repare como os diálogos revelam mais do que dizem — como nos grandes roteiros de filmes cult. Já Balada de Amor ao Vento, de Paulina Chiziane, poderia se transformar em um épico africano, com trilha sonora pulsante e personagens que desafiam o patriarcado. Leia com sensibilidade às vozes femininas — elas são a verdadeira força da narrativa.

A delicadeza de A Visão das Plantas, da portuguesa Djaimilia Pereira de Almeida, pede uma leitura lenta, quase contemplativa. Imagine a câmera parada, como numa cena do diretor Stanley Kubrick em 2001: Uma Odisseia no Espaço, enquanto você mergulha nas memórias do protagonista. Em contraste, Caminho de Pedras, de Rachel de Queiroz, tem ritmo seco, direto — leia como quem assiste a um faroeste daqueles em que cada silêncio é um tiro. Há ainda Memórias de Martha, de Julia Lopes de Almeida, que se revela como um puro drama de época: note os detalhes sociais e nos gestos contidos, analisando os cenários e figurinos com o olhar de quem vê um filme clássico.

Ei, e o que é isso que estou ouvindo ali? Opúsculo Humanitário, de Nísia Floresta, e Nebulosas, de Narcisa Amália, são ensaios e poemas que pedem uma leitura com fones de ouvido — como se fossem trilhas sonoras indie de um curta experimental. Se puder, leia em voz alta: o som das palavras faz parte da experiência na qual você vai mergulhar. Já O Cristo Cigano, de Sophia de Mello Breyner Andresen, é pura imagem poética — leia como quem assiste a um filme mudo, em que cada metáfora é um plano sem cortes que brilha como a luz do crepúsculo.

Falando em ouvir, Canção para Ninar Menino Grande é um romance que sussurra e grita ao mesmo tempo. Denso e provocador, convida à imersão em sua estrutura polifônica e à forma como, diferentemente de outras obras de Conceição Evaristo, o foco recai sobre um homem negro — Fio Jasmim — cuja história é contada por mulheres que, com voz, desejo e sofrimento, também reescrevem suas próprias vivências.

E o Oscar vai para… a Fuvest, que escolheu só mulheres para a sua lista. Percebeu? Claro que isso também pode virar questão, comparando, inclusive, uma obra com a outra. Portanto, olho na tela — ou melhor: nas páginas e nas autoras!

Na tela da Unicamp, vários sucessos também aguardam você. Casa Velha é um drama de interiores com a marca de Machado de Assis: leia com igual atenção o dito e o não dito, como se cada frase guardasse segredos de bastidores. Vida e Morte de M.J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto, poderia facilmente virar um filme político de estética documental — repare especialmente nos trechos que soam como falas inflamadas de um personagem lúcido demais para seu tempo. Ailton Krenak, primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras — detalhe que também pode ser cobrado na prova —, contribui com A Vida Não é Útil, um verdadeiro manifesto visual em que tempo e silêncio também são narradores. Leia como quem participa de uma instalação de arte — não só com os olhos, mas com o corpo inteiro.

Prosas Seguidas de Odes Mínimas, de José Paulo Paes, são vinhetas poéticas — leia-as intercaladas com os outros livros, um texto de cada vez, como se fossem cenas de um curta-metragem. Já os contos de No Seu Pescoço, da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, e de Olhos d’Água, de Conceição Evaristo, mostram como as autoras dão voz a personagens silenciados pela sociedade. São obras que pedem leitura com empatia: imagine a câmera colada no rosto dos personagens, captando cada mínimo detalhe de expressão.

E se você é fã das faixas alternativas, vai curtir Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu — quase um filme underground. Leia o fluxo de consciência com cuidado, e observe como Caio mistura realidade e delírio, muitas vezes sem recorrer à pontuação tradicional. Note como desejo, medo, solidão e busca por liberdade se entrelaçam nos contos ambientados em um Brasil bastante repressivo. Você também vai apreciar Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. É montagem pura — leia como quem vê um filme de Tim Burton, no qual lógica e ordem são editadas com poesia, tratando de temas como crescimento e identidade, mas com regras do mundo real viradas de cabeça para baixo.

E para quem prefere as faixas principais, as canções escolhidas do grande poeta e fundador da escola da Estação Primeira de Mangueira, Cartola, formam um musical melancólico: leia ouvindo as músicas, deixando que cada letra projete a cena na sua mente.

Sim, é claro que esses livros são leitura obrigatória para o vestibular. Mas são muito mais do que isso: convites à direção, à atuação, à montagem da imaginação. E, como no bom cinema, o que permanece depois do fim é aquilo que não se explica, mas se sente. Quem lê com profundidade, interpreta com sensibilidade e mergulha nessas narrativas já garantiu o ingresso para a aprovação. Prepare o discurso, porque a próxima cerimônia de premiação pode ter o seu nome na lista.

*Rodrigo Wieler é professor de Literatura e de Arte no Curso e no Colégio Positivo e assessor pedagógico no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo.


COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário