MTEC Energia

5ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília atrai milhares em Planaltina e celebra vocação agro do DF

Dian Alves e Marcelo Moura destacam os shows, produtos e impacto da 5ª Feira Nacional da Uva e do Vinho em Planaltina/DF no programa Feira & Companhia

Dian Alves Apresenta: Diversidade e Tradição na Feira de Brasília
Marcelo Moura revela o sucesso da 5ªFeira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília ao podcast EgNews

No episódio de Feira & Companhia no podcast EgNews, Dian Alves e Marcelo Moura destacam os shows, produtos e impacto da 5ª Feira Nacional da Uva e do Vinho em Planaltina/DF


A 5ª edição da Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília, realizada em Planaltina, no Distrito Federal, consolidou-se como um dos maiores eventos agro e culturais da região, reunindo mais de 200 mil visitantes ao longo de oito dias intensos de programação. Organizada pela Associação Comunitária Rural do Distrito Federal (CRDF), uma OSC ativa desde 2006, a feira destacou a produção local de uvas e vinhos, gerou empregos e impulsionou a economia, com shows de artistas renomados e uma diversidade de produtos que encantou o público. O evento, que ocorreu entre os dias 2 e 10 de agosto, superou expectativas e deixou um legado de crescimento para o setor agrícola do DF.

Apresentado no programa "Feira & Companhia", do podcast EG News, com condução de Dian Alves e participação especial de Marcelo Moura – jornalista, especialista em marketing e porta-voz da CRDF –, a cobertura exclusiva revelou os bastidores e os destaques da feira. "É um trabalho que começa muito antes da abertura dos portões e termina depois, mas nunca para. Ao fim de uma edição, já pensamos na próxima", explicou Moura, representando o presidente da CRDF, Eduardo Campos. Ele enfatizou o foco em boas práticas e mitigação de erros, celebrando os acertos que tornaram o evento "inspirador e bem-sucedido".

Público Recordista e Atrações Musicais Diversificadas

A feira atraiu um público diversificado, não só de Planaltina, mas de todo o DF, além de cidades vizinhas como Planaltina de Goiás e Formosa. No sábado (9 de agosto), com show de Léo Santana, mais de 70 mil pessoas lotaram o espaço, enquanto o domingo (10), com Leonardo, registrou cerca de 55 mil. "Atendeu e superou expectativas. Quem foi não se arrependeu e já espera a próxima", afirmou Moura.

A programação musical foi um dos grandes atrativos, misturando gêneros para ampliar o apelo. Artistas como Eduardo Costa (abertura), Cláudia Leite, Zezé di Camargo (provavelmente referido como "Zeso" na transcrição), Dilsinho e Leonardo representaram o sertanejo, enquanto Paralamas do Sucesso trouxe rock com "DNA brasiliense" – a banda, formada no Rio, tem membros que se conheceram em Brasília. Uma novidade foi o show intimista de Pedro Paulo e Matheus na "Quarta do Modão" (7 de agosto), no Salão de Gastronomia, que lotou o espaço. "Tradicionalmente, a feira abre em dois fins de semana, mas este ano incluímos a quarta, com um show mais próximo do público", destacou Moura.

Vocação Agro e Diversidade de Produtos

Planaltina, conhecida por cavalgadas e festas típicas, revelou sua "vocação para a uva", surpreendendo visitantes como Dian Alves, morador da saída sul do DF. Dados da Emater-DF, citados por Moura, apontam para uma produção de 1.377 toneladas de uvas em 2024, em 121 hectares, com crescimento anual. Cerca de 60 produtores, dos quais 11 focados em vinhos, estimam uma produção de 60 a 70 mil litros de vinho. "Dias quentes e noites frias, além do terroir favorável, fazem a uva do DF ser doce e de alta qualidade", explicou o porta-voz, atribuindo o sucesso à tecnologia e manejo eficiente.


Os pavilhões foram vitrines da diversidade: o Salão do Produtor exibiu apicultura, cachaças (incluindo uma com folha de ouro comestível), queijos e suspírios; o Empório da Uva e do Vinho ofereceu degustações de vinhos locais, chope de vinho e uva do amor (uva coberta de chocolate, hit de vendas); a Vila do Doce atraiu com morango do amor, pipoca do amor e cuca de uva; o Salão de Artesanato e Flores vendeu produtos sustentáveis, como itens reciclados e plantas medicinais. Frutas exóticas, como pitaya amarela colombiana, atemoia e pera com água de coco, complementaram o cardápio.

Histórias inspiradoras marcaram o evento, como a de um produtor que, após superar um câncer, transformou sua produção de vinho em negócio, e a do Dom Vanderlei, vinícola familiar com 45 anos de tradição em Planaltina. "A feira é uma vitrine para o produtor rural e o industrializador", disse Moura.

Impacto Econômico, Segurança e Inclusão

O evento gerou cerca de 1.000 empregos diretos e 5.000 indiretos, movimentando cadeias produtivas como montagem de estruturas, logística, alimentação e turismo. Hotéis e restaurantes de Planaltina lotaram, e o comércio local, incluindo postos de combustível e vestuário, sentiu o impacto positivo. "Todo mundo ganha: montadores, eletricistas, vigilantes. É um giro pelas raízes e uma tradição em expansão", analisou Moura.

A segurança foi exemplar, com pouquíssimas ocorrências, conforme a comandante do 14º Batalhão da PMDF, Natália, em entrevista postada nas redes da feira (@feiradauvaedebrasilia). Agentes à paisana e fardados atuaram rapidamente, garantindo tranquilidade. Acessibilidade foi priorizada: espaços para PCD (pessoas com deficiência) com rampas e visão elevada do palco, interpretação em Libras nos telões e cadeiras de rodas disponíveis. "Em cima dessas rodas também bate um coração", citou Moura, ecoando Herbert Vianna, dos Paralamas.

História e Perspectivas Futuras

Iniciada em 2019, a feira pulou 2021 devido à pandemia, mas cresce a cada edição. Planaltina, a "cidade mãe" do DF (fundada em 1859), com Braslândia (1933), antecede Brasília e abriga a Pedra Fundamental do Centenário da Independência (1922). "A feira consolida Planaltina como viva e pulsante, terra de gente trabalhadora", afirmou Moura.

Apoiadores incluem Sicoob, Emater-DF, Administração Regional de Planaltina, Secretarias de Mulher, Cultura, Turismo e Agricultura do GDF, Ministério da Agricultura, Banco BRB e ASFA. O governador Ibaneis Rocha e a vice Celina Leão foram destacados como grandes incentivadores.

Em mensagem final, Moura agradeceu ao público ordeiro, trabalhadores e produtores: "A feira é diversidade, valorização, economia e turismo. Contamos com vocês na próxima edição". Dian Alves reforçou: "Isso é para o feirante e toda a população do DF. Enaltecemos o trabalho árduo que traz opções saudáveis e frescas".

A 6ª edição já é aguardada para 2026, prometendo mais inovações. Para mais detalhes, acompanhe o podcast EG News no YouTube, Instagram e Facebook. A feira não só celebra a uva, mas fortalece o agro como pilar do desenvolvimento do Centro-Oeste.

Assista ao programa "Feira & Cia na íntegra no podcast EgNews no Youtube.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário