MTEC Energia

GDF realiza ação de acolhimento e atende 25 pessoas em situação de rua no DF

Operações percorreram 14 pontos no Plano Piloto e Ceilândia com oferta de serviços de saúde, assistência social e retirada de estruturas pre...

Operações percorreram 14 pontos no Plano Piloto e Ceilândia com oferta de serviços de saúde, assistência social e retirada de estruturas precárias


Agência Brasília
O GDF atendeu 25 pessoas em situação de rua entre os dias 3 e 6 de junho, por meio do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital voltada a essa população. As ações foram realizadas em 14 locais diferentes nas regiões do Plano Piloto e de Ceilândia, com oferta de serviços públicos e retirada de estruturas improvisadas.

Na terça-feira (3), três pontos foram visitados: dois na Asa Sul — Galeria dos Estados e SQS 303 — e um no Noroeste, na SQNW 311/511. Nesse dia, uma estrutura precária foi desfeita e dois caminhões de entulho foram removidos pela equipe do SLU.

Na quarta-feira (4), as equipes percorreram sete áreas do Plano Piloto, incluindo W3 Norte, SGAN 910 e entorno da Arena BRB Mané Garrincha. Doze pessoas foram acolhidas, nove estruturas desmontadas e mais dois caminhões de resíduos removidos.

Na quinta (5), a ação foi direcionada à Ceilândia, passando pelas quadras QNO 2 e QNO 10. Duas pessoas foram atendidas e quatro caminhões de entulho foram retirados. Já na sexta (6), outras 11 pessoas foram localizadas nos pontos QNM 11/13 e QNM 1/03, resultando na remoção de três estruturas e mais três caminhões de entulho. Também foram aplicadas vacinas em 14 animais domésticos.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, a atuação conjunta dos órgãos do GDF tem garantido avanços significativos no acolhimento dessa população. “A integração entre a DF Legal e as equipes técnicas de assistência e saúde mostra que é possível atuar com firmeza e sensibilidade. O acolhimento de 25 pessoas nesta semana é reflexo da efetividade do nosso modelo”, destacou.

Durante as abordagens, o GDF oferece uma série de serviços: saúde, educação, assistência social, cuidados veterinários, orientações sobre benefícios sociais, auxílio emergencial de R$ 600 para pagamento de aluguel, além de vagas em abrigos e programas de qualificação, como o RenovaDF. O cadastro em programas habitacionais também é realizado.

Participam das ações as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Justiça e Cidadania, além da Novacap, SLU, Codhab, Detran-DF, forças de segurança e o Conselho Tutelar.

O Distrito Federal foi pioneiro ao implementar um plano público específico para a população em situação de rua após decisão do STF que suspendeu abordagens coercitivas. Desde maio de 2024, o plano passou da fase de testes — iniciada com ações na Asa Sul e em Taguatinga — para um modelo oficial com atividades semanais em várias regiões administrativas.

Com informações da Agência Brasília

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário