MTEC Energia

Doação de leite materno ganha visibilidade no DF com ações educativas

(Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) Evento da Secretaria de Saúde celebra a doação de leite humano com ações educativas e o tradic...

(Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF)

Evento da Secretaria de Saúde celebra a doação de leite humano com ações educativas e o tradicional Mamaço neste sábado (24).

Brasília, 20 de maio de 2025 – Para valorizar a amamentação e incentivar a doação de leite materno, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realiza, até o próximo sábado (24), uma programação especial no Venâncio Shopping, em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/5) e ao Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno (21/5).

Desde a segunda-feira (19), um estande na praça de alimentação do shopping oferece, das 10h às 16h, informações, orientações e esclarecimentos sobre a amamentação e a doação de leite humano, com participação de especialistas como enfermeiras, pediatras, nutricionistas e fonoaudiólogas da rede pública de saúde.

O ponto alto da programação será o Mamaço, no sábado (24), às 10h30 — um momento simbólico em que mães amamentam seus filhos em público, celebrando o aleitamento materno como um ato de amor, saúde e solidariedade.

A nutricionista Mariana de Oliveira, uma das palestrantes do evento, destacou os benefícios do leite materno, especialmente do colostro — produzido nos primeiros dias após o parto. “Como mãe e profissional, sei o quanto é transformador poder ajudar outros bebês que precisam”, afirmou.


As atividades foram abertas nesta segunda-feira (19) com conversa com especialistas no Venâncio Shopping.

No DF, a rede pública de saúde dispõe de 14 bancos de leite humano (BLHs) e sete postos de coleta (PCLHs). O mais tradicional é o do Hospiatal Regional de Taguatinga (HRT), com coleta domiciliar e suporte às mães mesmo após a alta hospitalar.

Para a enfermeira Graça da Cruz, referência no assunto, o evento é uma maneira de levar informação acessível ao público. “Ainda há muita desinformação sobre os benefícios do leite materno. Precisamos estar onde o povo está e mostrar que doar leite é um ato de amor que salva vidas.”
Como doar

Mulheres saudáveis, que estejam amamentando e tenham excedente de leite, podem se tornar doadoras. Basta procurar um banco de leite humano mais próximo. Em muitas unidades, a coleta pode ser feita em casa, com total segurança e apoio profissional.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário