MTEC Energia

Indústria pede mais diálogo sobre impactos em custos da reforma do setor elétrico

Indústria pede mais diálogo sobre impactos em custos da reforma do setor elétrico - Foto: Ricardo Botelho / MME Objetivo da proposta é reequ...

Ministro-de-Minas-e-Energia-Alexandre-Silveira-em-apresentacao-sobre-a-reforma-do-setor-eletrico-e-a-nova-tarifa-social-em-Brasilia-em-16-de-abril-de-2025-Foto-Ricardo-Botelho-MME
Indústria pede mais diálogo sobre impactos em custos da reforma do setor elétrico - Foto: Ricardo Botelho / MME

Objetivo da proposta é reequilibrar subsídios para viabilizar o apoio à população de baixa renda

As medidas apresentadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) na proposta de reforma do setor elétrico foram bem recebidas pelo mercado, mas alguns segmentos pedem uma ampliação do debate, sobretudo a respeito dos impactos das alterações de benefícios. O argumento é de que é necessária uma análise mais aprofundada sobre os efeitos na indústria.

A proposta foi enviada pelo MME à Casa Civil na quarta-feira (16/4). O objetivo da reforma é reequilibrar subsídios para viabilizar o apoio à população de baixa renda.

De modo geral, a ampliação da parcela de consumidores de baixa renda beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) foi reconhecida pelo mercado como uma questão importante.

No entanto, a alteração dos subsídios gerou críticas por afetar a competitividade da indústria nacional.

A essência da reforma é reduzir os descontos pelo uso do fio para novos contratos que compram energia incentivada, o que hoje beneficia grandes indústrias.

A expectativa é de uma economia de R$ 10 bilhões em encargos na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) com o fim dos descontos para o consumidor em contratos de compra (PPAs) de energia incentivada, o suficiente para custear a ampliação da TSEE.

Além disso, a reforma também propõe uma restrição no enquadramento no modelo de autoprodução de energia, que hoje também dá descontos no pagamento de encargos.

A medida visa maior equilíbrio das contas setoriais, segundo o MME.

“Em meio à desafiadora conjuntura internacional que leva os mercados a um profundo rearranjo comercial, a indústria brasileira precisa de maior competitividade, de energia com um preço justo e de previsibilidade regulatória para crescer e gerar mais emprego”, disse em nota o União pela Energia.

A Associação Brasileira dos Consumidores de Energia (Abrace) ressalta que a medida pode ter impactos no custo dos produtos brasileiros.

“Entendemos importante avaliar com cautela movimentos que procuram fazer o que é certo, o barateamento da conta para pequenos consumidores, mas que podem se apoiar no deslocamento de custos da conta de luz para o preço dos produtos brasileiros com resultados piores do que os benefícios pretendidos”, afirmou a entidade em nota.

A mudança também pode impactar a viabilidade de novos projetos de geração renovável, segundo o CEO da consultoria Envol, Alexandre Viana.

Hoje, os projetos de autoprodução com desconto pelo uso do fio são aqueles que negociam energia incentivada, de fontes renováveis.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário