MTEC Energia

O ‘efeito rebote’ do ato bolsonarista nas redes sociais

Arte de @laerciocubas, Ilustrador Marginal - Instagram / Divulgação A manifestação bolsonarista foi eficiente em fomentar o antibolsonarismo...

Arte de @laerciocubas, Ilustrador Marginal - Instagram / Divulgação
Arte de @laerciocubas, Ilustrador Marginal - Instagram / Divulgação

A manifestação bolsonarista foi eficiente em fomentar o antibolsonarismo

Por Pedro Barciela | ICL

O campo bolsonarista se fez presente nas redes e pautou o debate sobre Jair Bolsonaro durante as manifestações do dia 16/03. No domingo, 72% das interações vieram de atores bolsonaristas, bem acima dos 17% em atores de imprensa, 9% no campo antibolsonarista e 2% de não-polarizados. Ao analisarmos os números, é possível apontar que o bolsonarismo foi eficiente em manter coesa a sua própria base, todavia, sem qualquer indício de caráter viral e/ou aproximação de outros agrupamentos via pauta da anistia.

Porém uma espécie de “efeito rebote” da manifestação bolsonarista ocorreu nas redes no dia 17/03: o bolsonarismo registrou uma queda considerável ao analisarmos o volume de interações em cada cluster. Analisando exclusivamente publicações que citaram Bolsonaro no período, o cluster bolsonarista representou “apenas” 38% das interações (bem abaixo da média dos meses anteriores entre 65% e 70%). A queda está correlacionada ao aumento do antibolsonarismo (30%) e da imprensa (30%). Não-polarizados seguem representando um volume menor que 2%.


Esse cenário reforça a hipótese de que o ato em defesa da anistia exerceu um papel fundamental para o campo antibolsonarista, que foi o de reaglutinar forças com laços fracos e que, ao longo dos últimos anos, passaram por uma série de desgastes oriundos de temas políticos distintos.

Ainda assim, os temas debatidos junto ao nome do ex-presidente se mantiveram os mesmos: anistia, disputa sobre o público da manifestação, julgamento e possíveis consequências legais, o papel do governador Tarcísio de Freitas e decisões do TCU sobre joias sauditas. A ausência de novos temas também pode corroborar a hipótese de que o ponto da virada do debate sobre Bolsonaro, ainda que momentâneo, está no fato de este cluster reivindicar o protagonismo a partir da manifestação na rua, motivando e provocando a reação do campo antibolsonarista.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário