MTEC Energia

Distrito Federal alcança serviços de saneamento universalizados

Caesb tem se destacado em serviços de excelência no Distrito Federal | Foto: Divulgação/Caesb Pesquisa divulgada pelo IPEDF mostra índices d...

Caesb tem se destacado em serviços de excelência no Distrito Federal | Foto: Divulgação/Caesb
Caesb tem se destacado em serviços de excelência no Distrito Federal | Foto: Divulgação/Caesb

Pesquisa divulgada pelo IPEDF mostra índices de 99% no atendimento de água e 95% no de esgoto


O Distrito Federal (DF) alcançou um marco importante em saneamento básico, com 99% da população tendo acesso à água e 95% ao esgoto, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). A pesquisa, realizada entre novembro de 2023 e outubro de 2024, também mostrou que a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) construiu 45.205 novas ligações de água e 75.276 ligações de esgoto entre 2019 e 2023.

A Caesb também anunciou investimentos de R$ 3,2 bilhões entre 2025 e 2029 para modernizar e expandir o sistema de saneamento, levando água e esgoto a mais moradores. Além disso, o projeto Água Legal, que visa construir redes de abastecimento em comunidades carentes, já recebeu R$ 8,5 milhões e beneficiou mais de 24 mil pessoas.

No entanto, é importante notar que o Ministério das Cidades alterou a metodologia de cálculo dos índices de saneamento, passando a considerar o número de domicílios em vez da população total. Com essa mudança, os índices de atendimento de água e esgoto no DF passaram a ser de 94,01% e 86,11%, respectivamente, em 2023.

A Caesb destacou que a mudança na metodologia não altera a cobertura real do serviço, mas apenas a forma como os dados são apresentados. A empresa também anunciou que manterá a apuração do índice baseado na fórmula anterior para garantir a série histórica.

Quanto ao abastecimento de água, os dados da pesquisa mostraram que:
  • 93,5% dos domicílios tinham acesso à rede geral da Caesb;
  • 17,1% declararam fazer captação de água da chuva;
  • 74,5% tinham caixa d’água;
  • 6,6% declararam outras formas de abastecimento de água, incluindo:
    • 3,2% com poço artesiano;
    • 2,2% com poço/cisterna;
    • 0,3% utilizando gambiarra;
    • 0,4% fazendo uso de fontes/nascentes.
Abastecimento de água no domicílio, Distrito Federal, 2024

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário