MTEC Energia

Estudantes de Medicina desenvolvem metodologia para melhorar atendimento a deficientes visuais

Alunos desenvolveram cartilha com dicas para melhorar o atendimento médico, realizaram pesquisas de satisfação e criaram caminhada sensorial...

Alunos desenvolveram cartilha com dicas para melhorar o atendimento médico, realizaram pesquisas de satisfação e criaram caminhada sensorial


Créditos: divulgação


Um grupo de estudantes do quarto ano do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), de Curitiba/PR, desenvolveu um projeto para orientar profissionais de saúde na realização de atendimento mais humanizado às pessoas com deficiência visual. Descrever movimentos e procedimentos e conversar diretamente com o paciente, em vez de recorrer ao acompanhante, são algumas das recomendações feitas no documento.

Realizado em parceria com o Instituto Paranaense de Cegos (IPC), o projeto tem três frentes. Além da cartilha, os alunos também conduziram uma pesquisa de satisfação com os moradores do IPC e organizaram uma caminhada sensorial no campus sede da UP. De acordo com a professora responsável pela iniciativa, Paula Michelon Toledo, o planejamento surgiu a partir de uma conversa com os moradores do IPC para identificar suas principais queixas durante o atendimento médico. “Ao entender as dificuldades que um deficiente visual enfrenta durante uma consulta médica, os alunos desenvolveram a cartilha com dicas simples e efetivas, com o objetivo de facilitar a vida desses pacientes e tornar o atendimento mais assertivo”, detalha.

Embora os residentes do IPC contem com uma boa infraestrutura, os estudantes identificaram que a comunicação no atendimento médico poderia ser aprimorada. “Uma das principais reclamações dos deficientes visuais durante uma consulta é a falta de uma comunicação direta do profissional de saúde com o paciente. Geralmente o médico conversa somente com o acompanhante e esquece de reconhecer a presença do deficiente visual, sem se identificar ou falar diretamente com ele”, explica Julia Meneguelli Goes, estudante de Medicina da UP e uma das alunas responsáveis pelo desenvolvimento da cartilha.

O projeto de extensão faz parte da disciplina de participação comunitária e controle social, que tem como objetivo ensinar, na prática, novas formas de humanizar, cada vez mais, o atendimento realizado aos pacientes desses futuros médicos.

Outra parte importante do projeto, a caminhada sensorial foi idealizada após uma visita ao IPC, quando os estudantes perceberam que os moradores gostam de fazer caminhadas e atividades físicas. “Uma das ideias do projeto era criar alguma atividade que una a saúde mental com a ativação do metabolismo. Foi dessa forma que chegamos à caminhada sensorial, pensando no bem-estar dos pacientes”, conta Matheus Pimpão Silva, outro dos alunos responsáveis pelo projeto. Ele explica que as caminhadas serão semanais e sempre acompanhadas de um guia.

O projeto está apenas em seus primeiros meses, mas já apresenta impacto positivo. De acordo com a enfermeira e responsável técnica do IPC, Padwa Cristina, a cartilha está sendo fundamental para os atendimentos médicos externos dos moradores do instituto. O mesmo vale para a pesquisa de satisfação realizada pelos estudantes. “Nós solicitamos essa pesquisa porque sabemos da dificuldade dos moradores poderem expressar os problemas que enfrentam aqui dentro. Nossa meta é sempre melhorar o ambiente para que eles se sintam o mais confortáveis possível”, aponta. A aluna que coordenou a pesquisa de satisfação, Yasmin Rossoni, explica que a ideia da pesquisa surgiu a partir da preocupação com a saúde mental dos moradores do IPC, que não tinham um canal específico para dar esse feedback sobre as condições oferecidas pelo instituto.

Segundo os responsáveis pelo projeto, a cartilha está presente em unidades básicas de saúde das cidades paranaenses de Curitiba, Campo Largo e Ponta Grossa, com o potencial de aprimorar o atendimento dos profissionais de saúde desses municípios aos deficientes visuais. Para mais informações sobre o projeto e o IPC, basta acessar o site do instituto.

 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário