MTEC Energia

Ministério da Saúde avalia inclusão de Ozempic no SUS em 2025

Queda de patente e acompanhamento médico podem viabilizar semaglutida no SUS

Ozempic (semaglutida) no SUS: queda de patente e acompanhamento podem viabilizar medicamento (divulgação)

Conitec inicia análise do medicamento usado contra diabetes e obesidade


O Ministério da Saúde analisará a incorporação do Ozempic (semaglutida) ao Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2025. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recebeu, em 16 de dezembro de 2024, uma solicitação formal para avaliar o medicamento, amplamente utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 e, off label, para obesidade.

O prazo inicial para a conclusão da análise é de 180 dias, prorrogável por mais 90. Entre os critérios considerados estão a eficácia, segurança, custo-benefício e impacto orçamentário para o SUS. O Ozempic já possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um dos requisitos indispensáveis para sua inclusão na rede pública.

Contexto e debate sobre o uso do Ozempic

A discussão sobre a incorporação do medicamento ganhou força após o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciar que pretende distribuir o Ozempic na cidade a partir de 2026, quando a quebra de patente da farmacêutica Novo Nordisk permitirá a produção de genéricos no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, estados e municípios podem adquirir medicamentos aprovados pela Anvisa utilizando recursos próprios, desde que respeitem critérios técnicos e de transparência.

Outras capitais, como Palmas, avaliam iniciativas semelhantes, enquanto São Paulo, Recife e Natal já descartaram essa possibilidade.

Tratamento de obesidade no SUS

Atualmente, o SUS não oferece medicamentos para obesidade, focando em tratamentos não farmacológicos como dieta, prática de atividades físicas e suporte psicológico, conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). Em casos específicos, a cirurgia bariátrica é disponibilizada.

Embora o medicamento seja indicado na bula apenas para diabetes tipo 2, especialistas consideram seu uso seguro para obesidade, destacando o efeito colateral do emagrecimento como benefício adicional.

A decisão sobre sua incorporação no SUS dependerá do parecer técnico da Conitec, que também considera o impacto financeiro para garantir a sustentabilidade do sistema.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário