MTEC Energia

Setor aéreo brasileiro bate recordes

Setor aéreo atinge marca de 10,1 milhões de passageiros em novembro, crescimento de 14% em voos internacionais, apesar do aumento de 22% nas tarifas.

Brasil registra recorde histórico de 10,1 milhões de passageiros aéreos em novembro e crescimento de 14% em voos internacionais
Brasil registra recorde histórico de 10,1 milhões de passageiros aéreos em novembro e crescimento de 14% em voos internacionais - Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Brasil se torna 4º maior mercado de aviação doméstica com alta de passageiros mesmo com passagens 22% mais caras


O setor aéreo brasileiro registrou números históricos em novembro de 2024, alcançando a marca de 10,1 milhões de passageiros transportados, mesmo com um aumento expressivo de 22,65% no preço das passagens aéreas. O resultado representa um crescimento de 7,5% em comparação com o mesmo período de 2023, estabelecendo o melhor novembro desde o início da série histórica em 2000.

O mercado internacional foi um dos destaques do período, com um recorde de 2,1 milhões de viajantes, um aumento de 14% em relação a novembro de 2023. No acumulado do ano, de janeiro a novembro, mais de 22,6 milhões de turistas passaram pelos aeroportos brasileiros em voos internacionais, representando um crescimento de 17% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No mercado doméstico, foram transportados 8 milhões de passageiros em novembro, um crescimento de 6% em relação ao mesmo mês de 2023. Este número representa o segundo melhor resultado para um mês de novembro desde o início da série histórica, ficando atrás apenas de 2019.

Setor aéreo brasileiro atinge marca histórica de 10,1 milhões de passageiros em novembro, com crescimento de 14% em voos internacionais, apesar do aumento de 22% nas tarifas.

A demanda crescente por viagens aéreas ocorre mesmo em um cenário de alta significativa nos preços das passagens. O aumento de 22,65% registrado em novembro foi o maior do ano, superando inclusive os 19,29% observados em julho. As empresas aéreas atribuem a elevação dos preços a diversos fatores, incluindo a variação cambial e conflitos internacionais, mesmo com a queda de 3,74% no preço médio do querosene de aviação no período.

Segundo economistas, o crescimento robusto da demanda está relacionado à melhora na renda das famílias brasileiras e ao bom momento da economia nacional, que registrou crescimento de 4,1% no PIB do terceiro trimestre. E uma projeção de crescimento da economia de 2,4% em 2025 segundo a CNI.

O Brasil também se destacou internacionalmente, conquistando a posição de quarto maior mercado mundial de voos domésticos, representando 1,2% do total global, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário