MTEC Energia

Do agro ao meio ambiente: qual a importância das abelhas para a economia?

Crédito: Freepik A morte de três milhões de abelhas está sendo investigada em Lontra, no interior paulista. E essa não é a primeira ocorrênc...

Crédito: Freepik


A morte de três milhões de abelhas está sendo investigada em Lontra, no interior paulista. E essa não é a primeira ocorrência do tipo no ano. Em janeiro, três fazendeiros foram indiciados, em Goiás, pela morte de mais de nove milhões de abelhas. A suspeita, nesse caso, é de uso de agrotóxicos proibidos no Brasil. Muito além da produção de mel, as abelhas têm um papel crucial para a produção de alimentos em todo o planeta, além da manutenção da biodiversidade. Com mais de 20 mil espécies espalhadas pelo mundo, elas são essenciais para os ecossistemas existentes e para a preservação ambiental.

Isso acontece porque esses pequenos insetos desempenham funções fundamentais na polinização de diversas plantas. A polinização é um processo que influencia na reprodução de mais de 75% das culturas alimentares globais e 85% das plantas com flores, explica a doutora em Ciência Biológicas e professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP), Cíntia Mara Ribas de Oliveira. "A polinização das abelhas nativas resulta em frutos e sementes viáveis que são essenciais para a reprodução e sustentação de plantas de alto valor ambiental e econômico, como o café e o açaí, por exemplo", detalha. Ela ainda revela que essas abelhas nativas são adaptáveis aos ecossistemas locais, sendo essenciais para a manutenção da biodiversidade nos biomas.

Impactos na agricultura

No que diz respeito à agricultura, especificamente no Brasil, as abelhas são fundamentais para a produção de diversas culturas de exportação e consumo interno, como café, soja, maracujá, melão e laranja, entre outras. "A polinização mediada por abelhas aumenta em até 30% a produtividade de algumas culturas, e as abelhas nativas de espécies sem ferrão são os principais polinizadores de cultivos tropicais", aponta Cíntia. No caso do café, a polinização por abelhas não somente aumenta a produção, mas também pode melhorar a qualidade dos grãos. Além disso, plantas como o cajueiro, a goiabeira, o maracujá e a castanheira-do-Brasil são outras entre tantas espécies que dependem da polinização por abelhas para se reproduzirem e manterem uma produção sustentável.

A fauna também é impactada pela polinização das abelhas, especialmente considerando as espécies de animais que consomem frutos polinizados por elas, como pássaros frugívoros, insetos herbívoros e pequenos mamíferos. A especialista explica que, além disso, há a possibilidade de relações de mutualismo entre determinadas espécies de abelhas e outros animais, como algumas aves, serem prejudicadas no caso de perdas na diversidade desses insetos.

Impactos no meio ambiente

A polinização também está ligada a outros serviços ecossistêmicos, como a regulação do clima e a preservação dos recursos hídricos, visto que as plantas polinizadas contribuem para o ciclo hidrológico e para a fixação de carbono, ajudando na mitigação das mudanças climáticas.

A especialista aponta que, no Brasil, essa polinização sustenta a biodiversidade dos seis principais biomas — Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa —, estabelecendo ecossistemas resilientes e capazes de sustentar uma grande variedade de espécies. "No Cerrado, por exemplo, o pequi e o baru são frutos que dependem diretamente da polinização por abelhas para se reproduzirem. A perda de abelhas poderia reduzir drasticamente a diversidade vegetal e impactar ecossistemas inteiros, comprometendo espécies de animais herbívoros, polinizadores secundários e predadores", ressalta.

Impactos de uma possível extinção

Em um cenário possível de extinção das abelhas, os impactos para o meio ambiente e também para os seres humanos seriam devastadores. Cíntia revela que, para o agronegócio, a perda de polinizadores em um país como o Brasil reduziria consideravelmente a produção de culturas-chave e comprometeria a biodiversidade em várias regiões, com reflexos negativos para a economia nacional. "Em estados mais voltados à produção agrícola, a perda de plantas polinizadas resultaria em uma paisagem menos diversificada e, consequentemente, mais suscetível à degradação ambiental", prevê.

A especialista ainda aponta que, no agronegócio, o valor econômico da polinização no Brasil é estimado em muitos bilhões de reais anuais, e os futuros cenários de ausência de polinizadores forçariam uma adaptação das práticas agrícolas, tornando as operações muito mais caras e menos produtivas, impactando diretamente no custo dos alimentos e na economia nacional. "Além disso, a falta de polinização natural afetaria a qualidade dos frutos e vegetais, reduzindo o teor nutricional e comprometendo a segurança alimentar no país", finaliza.

 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário