MTEC Energia

Dezembro Vermelho: audiência debate estigma e enfrentamento ao HIV/aids no DF

Fábio Felix reforçou, ainda, a importância da educação sexual nas escolas para maior o conhecimento a respeito do HIV/aids e prevenir abusos...

Fábio Felix reforçou, ainda, a importância da educação sexual nas escolas para maior o conhecimento a respeito do HIV/aids e prevenir abusos sexuais - Fotos: Vinicius Vicente/Agência CLDF

Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização do HIV, aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Câmara Legislativa do Distrito Federal debateu, na manhã desta terça-feira (3/12), políticas públicas de enfrentamento ao estigma e à discriminação contra pessoas vivendo com HIV/aids no DF. A audiência pública, proposta pelo deputado Fábio Felix (Psol), também discutiu medidas para fortalecer estratégias de prevenção, tratamento e combate à desinformação sobre o vírus e a síndrome.

Durante discurso inicial, Felix destacou que o estigma associado ao HIV e à aids impactam no debate público e na conscientização, dificultando a implementação de medidas de atendimento a esse público. “O estigma é mais difícil de ser mensurado e medido, porque tem um impacto brutal nos resultados da política pública que se quer construir. Ele tem um efeito em relação aos dados que temos hoje a respeito do HIV/aids no Brasil”, disse o parlamentar.

Felix também ressaltou a necessidade de ampliar a descentralização do atendimento médico para facilitar o acesso à prevenção e tratamento de ISTs no DF. Segundo o distrital, alternativas como baias de atendimento prévio e a telessaúde, uma modalidade de assistência médica à distância já adotada em São Paulo, aumentam o alcance de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), principais medicações de prevenção ao HIV. O distrital reforçou, ainda, a importância da educação sexual nas escolas para maior o conhecimento a respeito do HIV/aids e prevenir abusos sexuais.

Testagem e tratamento

Beto de Jesus, ativista e diretor da Aids Healthcare Foundation (AHF) no Brasil, — organização não governamental global voltada para cuidados e defesa de pessoas vivendo com HIV/aids — reforçou que o tratamento imediato a partir da confirmação do diagnóstico possibilitam retardar a progressão do vírus, aumentando a expectativa e a qualidade de vida e reduzindo o número de casos.

“A AHF tem uma preocupação muito grande que as pessoas façam testagem e iniciem o tratamento o mais rápido possível. Quem faz o tratamento e toma medicação de forma adequada, se torna intransmissível e indetectável. Isso é extremamente importante para diminuir o número de infecções”, esclareceu Jesus.



O diretor da AHF pontuou que a organização tem o objetivo de colaborar com o Centro Especializado em Doenças Infecciosas no DF para ampliar o uso do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos, ferramenta de monitoração da distribuição de medicamentos antirretrovirais, possibilitando identificar pacientes que estão abandonando o tratamento. “O trabalho que queremos fazer com a Cedin é avaliar quais são as pessoas que deixaram de pegar o medicamento e resgatá-las para voltarem ao tratamento”, explicou.

“O estigma e a discriminação seguem muito fortes. As pessoas, às vezes, têm muito medo de que a sua sorologia seja revelada e elas ganhem um não-lugar social”, enfatizou Beto de Jesus, ativista e diretor da Aids Healthcare Foundation (AHF) no Brasil. “As notícias falsas (fake news), a falta de informação e ataques aos direitos à comunidade LGBTQIA+ e quem vive com HIV, reforçam cada vez mais o preconceito.”

Estigma e descriminação

Michel Platini, presidente do grupo Estruturação e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos do DF, destacou a importância de realizar campanhas de conscientização e prevenção para a população com deficiência, principalmente para as pessoas surda. “A comunidade surda é alvo de muita desinformação e também vítima de um estado que se nega a trabalhar políticas públicas voltadas para esse segmento, que boa parte da sociedade acredita que não tem direito a sua saúde sexual e reprodutiva”, pontuou.



Segundo Platini, após quatro décadas de epidemia, o HIV e a aids continuam sendo um grave problema de saúde pública no Brasil. De acordo com o presidente do Centro DH, em 2022, mais de 10 mil brasileiros morreram devido à aids e aproximadamente 33 mil foram infectados pelo HIV. Os dados mostram, ainda, que 40% das pessoas diagnosticadas abandonam o tratamento, o que, na avaliação dele, reforça a urgência de campanhas de conscientização no país.

“O estigma e a descriminação são desoladores. É inimaginável pensar que uma pessoa sofre discriminação por uma condição de saúde. O HIV, assim como o diabetes e outras comorbidades, não pode carregar estigmas e preconceitos, porque faz com que as pessoas abandonem o tratamento e se isolem”, enfatizou Platini.

Direitos Humanos



Ariadne Ribeiro, oficial do programa Unaids Brasil, da Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceu uma relação direta entre a violação dos direitos humanos e o aumento de casos de HIV/aids no mundo. Segundo ela, o preconceito e o estigma impactam no desenvolvimento de políticas públicas, resultando no atraso do diagnóstico precoce, dificuldade no acesso ao tratamento e isolamento social das pessoas vivendo com HIV/aids.

“Diversos países criminalizam relações de pessoas do mesmo sexo. Antes de existir uma criminalização existe um ambiente social propício ao estigma e ao preconceito que dão espaço para leis que permitem que a discriminação aconteça”, explicou Ariadne. “A maioria dos países que recrudesceram políticas ou leis que discriminam, aumentaram casos de novas infecções e a mortalidade cresceu.”

Ariadne Ribeiro também relatou que algumas populações estão mais expostas à infecção HIV/aids devido fatores sociais e econômicos. “Quando vemos que as pessoas mais pobres são as que menos têm acesso à terapia antirretroviral, que pode salvar vidas, e que

, no recorte de raça e gênero, essas pessoas continuam mais vulneráveis que as demais, percebemos que a nossa sociedade ainda se estrutura em preconceitos”, enfatizou.

Demandas da Saúde

Beatriz Maciel Luz, representante da Secretaria de Saúde, destacou os esforços do órgão para fortalecer a atenção primária ao HIV e a aids no DF. Ela, no entanto, apontou desafios para alcançar resultados efetivos, como a falta de PrEP e PEP em todas as 175 unidades de saúde, por serem medicamentos custosos.

“A secretaria de saúde já vem se preparando para ter esse apoio, se aproximando do Ministério da Saúde, para que possamos trazer essa pauta conjunta com outras secretarias, mas o que temos visto é que a saúde sozinha não vai dar conta. Temos uma enorme responsabilidade com a oferta de acesso, diagnóstico, prevenção e tratamento. Mas a saúde sem educação, serviço social, cultura e justiça, e, principalmente, parceria de controle social, não dará conta de avançar”, salientou.

De acordo com a representante da Secretaria de Saúde, há um cenário positivo da epidemia de HIV no DF, com uma tendência de estabilidade nos últimos anos. Segundo Beatriz Luz, o aumento significativo registrado em 2023 reforça a necessidade de continuar investindo em ações de prevenção, diagnóstico e tratamento.

“Nos últimos cinco anos, vemos uma estabilidade no número de casos novos de HIV no DF”, avaliou Beatriz Luz. “Tivemos um aumento entre 2022 e 2023, com 811 registros. Temos ampliado a oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, que estão disponíveis em todas as unidades de saúde”, frisou Beatriz Luz.

Cenário brasileiro



Segundo José Alonso, representante do Ministério da Saúde, a disponibilização gratuita da PrEP pelo Sistema Único de Saúde do DF foi um fator determinante na redução de mortes por aids na região. “Queremos atingir a proporção de que para cada pessoa vivendo com HIV, é preciso ter três pessoas em PrEP. Aqui, no DF, em 2023, a proporção era de 2,8, agora em 2024, essa proporção é de 4”, destacou Alonso.

Alonso enfatizou que apesar dos avanços no diagnóstico do HIV no Brasil, a adesão ao tratamento antirretroviral (Tarv) ainda enfrenta grandes obstáculos no cenário brasileiro. Segundo ele, embora o sistema de saúde do país ofereça medicamentos de alta qualidade, há barreiras no acesso que impedem que todas as pessoas vivendo com HIV/aids consigam obter os medicamentos.

“Hoje, 95% das pessoas infectadas sabem do diagnóstico. No entanto, quando vemos a quantidade de pessoas que conseguem se manter em Tarv, temos uma redução considerável para 87%. Isso é um grande desafio”, analisou Alonso. “O Brasil tem uma das melhores ofertas de terapia antirretroviral. As drogas que usamos hoje são as melhores possíveis, mas o acesso ainda é um problema”, frisou.

Cartilha de prevenção

Durante o evento, Fábio Felix apresentou a nova edição da cartilha “Prevenção É Tudo”, que aborda formas de prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis. O material, disponível gratuitamente, detalha os principais tipos de ISTs, como são transmitidas e a importância de realizar testes rápidos para diagnóstico precoce. Além de promover a prevenção, a cartilha tem o objetivo de incentivar a desestigmatização do HIV e da aids.



Com informações de Amanda Gonçalves, estagiária sob supervisão de Bruno Sodré/Agência CLDF

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

100 ANOS,1,abnt,25,ação humanitária,1,Ação social,40,acessibilidade,5,acidente de trabalho,6,Acolhimento,1,adasa,15,administração,20,Aerolula,1,agricultura,45,agro,232,agroindústria,14,agronegócio,41,água,58,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,44,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,Anderson Miranda,1,aneel,5,animais,29,Aniversário,7,antissocial,4,anvisa,2,aposentdos,3,aposta,9,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,44,artigo,41,asm,1,Assistência social,8,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,900,automobilsmo,4,aviação,12,AZERBAIJÃO,1,Banco Regional de Brasília,5,Basília,1,BCB,2,beleza,1,bem estar,17,biocombustíveis,11,bioeconomia,1,bioinsumos,1,biscoito,1,BNDES,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,bombeiros,6,Brasil,57,Brasília,55,BRB,44,brics,6,BRING KIDS BACK UA,1,caesb,21,café,7,câmeras,4,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,22,Canadá,1,câncer,15,candidatura,5,Carnaval,21,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,6,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CBMDF,2,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,celular,13,censura,2,Centro Administrativo,1,Cesta Básica,4,charge,3,China,7,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,125,Cidades,165,ciência,26,cinema,17,CLDF,93,clima,40,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,51,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,15,comemoração,23,comércio,34,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,5,comportamento,38,comunicação,13,comunidade,3,COMUNIDADE LUSITANA,1,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,47,condomínio,72,condomínios,18,conic,1,conselho profissional,28,construção civil,41,construtoras,5,consulta pública,24,consumidor,31,consumo,13,conta,10,contabilidade,4,contribuição sindical,7,convênio,3,CONVITE,32,COP27,1,cop28,6,copa2014,1,CORPO DIPLOMÁTICO,4,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,34,corrupção,44,CPI,1,crianças,17,Criptoativos,2,crise,16,crise hídrica,16,CTJ Hall Casa Thomas Jefferson,1,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,172,curso superior,3,cursos,45,data,1,data comemorativa,41,DATA NACIONAL,3,debate,3,Defesa,9,democracia,10,dengue,15,Deputado Distrital,23,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,11,Detran,53,DF,17,DFTrans,6,DIA DA VITÓRIA,1,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,2,Dia dos Namorados,7,dia mundial da água,10,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,21,diploma,1,diplomacia,17,direita,3,direito,93,Direito do Consumidor,5,Direitos Humanos,51,Distrito Federal,200,ditadura militar,7,dívida pública,2,dívidas,24,documento,8,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,8,ecologia,10,economia,473,economistas,3,Edital,13,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,332,EGITO,1,eleições,232,Eleições 2022,144,eleitor,17,eletricidade,16,elevadores,9,EMBAIXADA DE PORTUGAL,1,Embaixadas,14,empreendedorismo,54,empreender,14,empregado,13,empregos,96,empresas,146,energia,95,engenharia,133,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,55,entretenimento,38,Escola de Síndicos,33,escorpião,2,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,99,estatuto,2,estilo de vida,4,estradas,13,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,eventos,73,exercícios,3,exportação,31,FABIANA CEIHAN,1,falecimento,13,família,3,Famosos,3,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,8,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,4,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,6,FHC,2,FIEG,40,FIFA,1,fim de ano,21,fim de semana,1,finanças,49,finanças pessoais,81,Fipecafi,1,fiscal,1,fogo,1,fort atacadista,3,frente parlamentar,1,futebol,21,Galeteria Beira Lago,1,gás,15,gastronomia,75,GDF,294,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,8,Gilvan Maximo,1,Gim,1,Goiás,387,golpe,33,golpismo,23,Governador,52,Governo,128,greve,8,Grupo Pereira,3,guerra,25,habitação,84,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,homenagem,13,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,7,IBRAM,3,Idoso,12,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imóveis,111,impeachment,4,impostos,112,inadimplência,7,incc,1,incêndio,24,INCLUSÃO,4,indígena,2,indústria,97,inelegibilidade,3,inflação,206,Informação,38,informática,1,ingressos,1,inovação,72,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,7,INSS,3,internacional,63,internet,109,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,8,Jornalismo,89,Juarezão,1,justiça,250,juventude,5,Lançamento,1,lazer,59,Legislação,8,lei,24,LGPD,6,licitação,23,livro,28,loteria,3,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,manifestação,1,manutenção,12,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,4,medicamentos,12,medicina,20,MEI,2,meio-ambiente,108,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,52,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,11,Microsoft,1,mídia,12,militar,10,Minas Gerais,7,mineração,12,ministério,6,Ministério Publico,5,Miriam Belchior,1,Mobilidade,18,mobilidade urbana,32,moda,7,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,102,Mulheres na Política,11,multa,7,mundo,166,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,19,Natal do Milhão,1,Negócios,17,Neoenergia,9,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,1,Nobratta,1,normas,17,NOTICIAS,1053,NOTÍCIAS,42,notificação,1,novacap,4,Novembro Azul,1,nutrição,4,obras,140,ocupe o centro,1,opinião,234,Oportunidade,3,orçamento,22,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,Padre Bernardo-GO,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,6,Partidos Políticos,59,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,pcdf,3,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,13,pesquisa,28,petrobras,13,petróleo,19,PL,26,playground,2,pmdb,1,PMDF,2,podcast,2,polícia,125,Política,366,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,6,prefeitura,11,Premiação,30,presidência da república,11,presidenta,1,presidente,24,previdência,10,privatização,5,Procon,3,profissional,35,profissões,9,Projeto de Lei,82,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,13,pt,2,qualificação,36,Quit,6,rádio,2,recicláveis,5,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,46,reformas,9,registro,4,regras de convivência,15,relacionamento,5,religião,23,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,8,São Paulo,19,Sarah Kubitscheck,1,saúde,662,sedhab,2,segeth,1,segurança,138,seguro,10,selo de qualidade,2,senado federal,27,Serviço,1,serviço social,8,serviços técnicos,10,servidor público,7,SES-DF,1,sesc,6,setor elétrico,30,setor energético,36,setor produtivo,48,sia / guará,14,sicredi,1,sindicatos,24,síndico,124,síndicos,10,SLU,11,smartphone,3,socialismo,1,Sociedade,9,solar,9,Solidariedade,39,sonegação,18,sorteio de casas,1,STF,39,subsíndico,1,Supermercados,4,Supremo,2,sustentabilidade,85,tarifas,30,taxa,8,TCDF,1,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,11,tecnologia,191,telecomunicação,23,tempo,15,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,94,Trabalho,45,transito,5,trânsito,50,transparência,1,transporte,11,transporte coletivo,60,transportes,34,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,61,turismo,96,TV,12,UCRÂNIA,1,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,49,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,2,video,14,vinho,4,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Dezembro Vermelho: audiência debate estigma e enfrentamento ao HIV/aids no DF
Dezembro Vermelho: audiência debate estigma e enfrentamento ao HIV/aids no DF
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOZlnmhCp5mkNSBy3HEnN7C4HsBHNj2L0KJ2ZCIUZDq4clt0DIplMokJ_ta29yaAO7CVmeXj-IlYJsoKEOlr80dGByOelJoG09ad9eAMSPnjlZtvMHBZG3B7DlGGKK2VBS8He0Z5_-PzB-S7RtqE06vkyj0xKgbdezb6bElAkxAixL9duqTG_6UwEq3h4/s16000/dezembro-vermelho.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOZlnmhCp5mkNSBy3HEnN7C4HsBHNj2L0KJ2ZCIUZDq4clt0DIplMokJ_ta29yaAO7CVmeXj-IlYJsoKEOlr80dGByOelJoG09ad9eAMSPnjlZtvMHBZG3B7DlGGKK2VBS8He0Z5_-PzB-S7RtqE06vkyj0xKgbdezb6bElAkxAixL9duqTG_6UwEq3h4/s72-c/dezembro-vermelho.jpg
Atualidade Política
https://www.atualidadepolitica.com.br/2024/12/dezembro-vermelho-audiencia-debate.html
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/2024/12/dezembro-vermelho-audiencia-debate.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário