MTEC Energia

Produzir bioinsumos na fazenda pode se tornar ilegal em 2025

Biológicos on farm patrulheiro agro - Foto: Pedro Silvestre / Canal Rural - Mato Grosso Parlamentares e lideranças do setor produtivo são co...

biológicos on farm patrulheiro agro foto pedro silvestre canal rural mato grosso1
Biológicos on farm patrulheiro agro - Foto: Pedro Silvestre / Canal Rural - Mato Grosso

Parlamentares e lideranças do setor produtivo são contra a proibição e cobram urgência na votação de dois projetos de lei


Por Pedro Silvestre e Viviane Petroli - Canal Rural

O decreto 6.913/2009, que garante a produção própria de bioinsumos, encerra no final de 2024 deixando dúvidas e incertezas no setor produtivo quanto aos investimentos e a prática do manejo On Farm no futuro. A votação urgente de dois projetos de lei em análise em Brasília (DF) é cobrada por parlamentares e lideranças do setor produtivo, que são contra a proibição.

Conforme parlamentares e as lideranças ligadas ao setor produtivo, tais propostas em análises podem garantir a continuidade do direito da produção de forma legal da porteira para dentro, como vem sendo realizada pelo produtor de Jaciara Alberto Luiz Chiapinotto há aproximadamente 12 anos e há quatro anos com biossala.

O agricultor é um dos pioneiros no município da região sudeste de Mato Grosso a apostar no sistema de manejo On Farm. Ele conta à reportagem do Patrulheiro Agro desta semana que investiu cerca de R$ 300 mil na construção da biofábrica na fazenda.

“Aqui na biossala trabalhamos com o fungo e a bactéria. A bactéria, trabalhamos desde o sulco do plantio e conforme a necessidade vamos aplicando o fungo ou ela”, comenta Alberto.

biológicos on farm patrulheiro agro foto pedro silvestre canal rural mato grosso
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso
Na propriedade da família Chiapinotto, Alberto conta ainda que são utilizados “50% de químicos e uma dose cheia de biológico”.

“Controle eficiente sem sombra de dúvida. Tem vez que só usamos biológicos para o controle. Depende da incidência da lavoura, da praga ou das outras doenças, doenças foliares fazemos só o biológico ou associado com o químico. Dobra a capacidade do controle e muito”, frisa.

Em relação aos custos de produção, Alberto revela que na última safra conseguiram uma redução de 20% nos custos com os químicos ao utilizarem os biológicos.

“Isso dá para colocar no bolso de três a quatro sacas por hectare em média com o controle biológico. Sem contar que diminui a quantidade de aplicações na cultura. A natureza em si agradece. Os pássaros, a fauna, a flora. Tudo agradece. Tudo [é feito] dentro da técnica, dentro das normas, das exigências sanitárias. O contaminante é zero”, pontua.

Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

Mesmos equipamentos da indústria

Em Primavera do Leste, o produtor Cristian Braun produz bioinsumos On Farm há cerca de 10 anos. E há dois anos construiu a biofábrica de multiplicação de fungos e bactérias na propriedade. A iniciativa visa o controle de pragas, doenças e nematóides, além de garantir a bioestimulação de plantas.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário