MTEC Energia

Polícia Civil do DF ganha divisão especializada para combater o extremismo violento

Nova unidade, criada por decreto do Governador Ibaneis, contará com 25 policiais para prevenir e investigar ameaças de atentados no Distrito Federal.

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto que cria a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) dentro do organograma da PCDF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto que cria a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) dentro do organograma da PCDF | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Nova unidade, criada por decreto do governador Ibaneis Rocha, contará com 25 policiais para prevenir e investigar ameaças de atentados no Distrito Federal

Por Emerson Tormann | Atualidade Politica

O Distrito Federal deu um passo importante no combate ao extremismo violento com a criação de uma nova divisão especializada na Polícia Civil. O governador Ibaneis Rocha assinou nesta quinta-feira (21) o Decreto nº 46.541, que institui a Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (DPCEV).

O ato ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho, e do consultor jurídico do governo, Márcio Wanderley. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF)

A nova unidade, que ficará vinculada ao Departamento de Inteligência, Tecnologia e Gestão da Informação (DGI) da Polícia Civil, terá como foco principal o desenvolvimento de atividades de inteligência policial relacionadas à prevenção e combate ao extremismo violento na capital federal.

O decreto também estabelece a criação da Seção de Inteligência de Atos Violentos (SIAV), que funcionará no âmbito da Divisão de Inteligência Policial. As atribuições específicas de ambas as unidades serão definidas posteriormente pelo Delegado-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal.

Para garantir o pleno funcionamento das novas unidades, o governo determinou que a Polícia Civil, em conjunto com as Secretarias de Segurança Pública e de Economia, tome as providências necessárias para a implementação da estrutura organizacional e a criação dos cargos comissionados necessários.

Os recursos para o funcionamento da nova divisão serão provenientes do orçamento do Distrito Federal, já destinado à Polícia Civil. A medida representa um reforço significativo no aparato de segurança pública do DF, especialmente após os eventos que demonstraram a necessidade de maior atenção à prevenção de atos extremistas na capital federal.


O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, ressaltou a peculiaridade de Brasília como potencial alvo de ações extremistas. "Brasília tem uma situação muito peculiar, na medida em que, sendo a capital federal, acaba atraindo esse tipo de manifestação radical, muitas vezes violenta e criminosa", afirmou. "A PCDF que já tem o maior índice de solução de criminalidade em todo o país agora também expande a sua atividade nesse sentido de evitar atos de extremismo violento", acrescentou.


O delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho, explicou que os profissionais receberão treinamento especializado. "Vamos criar quatro seções, uma específica para a investigação de atos violentos extremistas, outra de tecnologia, especificamente nessa área de investigação de redes sociais e de qualquer conduta que possa caminhar nesse sentido de extremismo violento", detalhou.

"Pretendemos criar um protocolo, fazer treinamento, inclusive no exterior, para que a equipe possa adquirir toda a expertise para enfrentar esse fenômeno que coloca em risco a integridade da sociedade. Nós já temos algumas ações previstas para assim que nós iniciarmos a estrutura da divisão. Nós não podemos deixar que atos extremistas coloquem em risco a democracia, o Estado democrático de direito, integridade das pessoas e das autoridades", reforçou Carvalho.

A criação da DPCEV é uma resposta do Governo do Distrito Federal aos recentes episódios de violência, como as explosões registradas na Praça dos Três Poderes na noite de quarta-feira (13). A população poderá colaborar com denúncias, que serão investigadas pela nova divisão.

A iniciativa visa fortalecer a capacidade investigativa e preventiva das forças de segurança do Distrito Federal, contribuindo para a manutenção da ordem pública e a proteção da sociedade contra ameaças extremistas.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário