MTEC Energia

Fieg recebe Geraldo Alckmin, em roadshow para potencializar Brasil Mais Produtivo

Brasil Mais Produtivo - Foto: Silvio Simões ...

Brasil Mais Produtivo - Foto: Silvio Simões


Com objetivo de ampliar e divulgar as ações do Brasil Mais Produtivo, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o Senai e o Sebrae realizaram quarta-feira (14/08), na Casa da Indústria, roadshow de apresentação do programa, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e visa alavancar a competitividade do setor produtivo. Dirigido pelo presidente em exercício da Fieg, André Rocha, o evento contou com participação do vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, que ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da economia brasileira. 

"Estamos comprometidos em criar um ambiente favorável para que as indústrias nacionais possam inovar, aumentar sua eficiência e competitividade. O Brasil Mais Produtivo é um passo importante nessa direção, uma vez que a melhoria da produtividade é essencial para garantir o crescimento sustentável do País e a geração de empregos de qualidade", destacou Alckmin.

O vice-presidente falou também sobre a relevância do setor agroindustrial em Goiás no cenário nacional, com destaque para a cadeia de alimentos. "O Estado tem uma produção de alimentos expressiva e as indústrias deste setor vêm se destacando cada vez mais por investir em inovação. E é isso que queremos trazer para todos os segmentos industriais, mais inovação e tecnologia, por meio das ações do Brasil Mais Produtivo".

Sustentabilidade

Alckmin explicou ainda a função de todos os atores envolvidos na execução do programa e quais serão os próximos passos do governo federal para ampliar os resultados da iniciativa. "O Senai vai até as micro e pequenas indústrias e faz um diagnóstico: o que falta digitalizar, qual é a ineficiência, o que pode melhorar a produtividade, a competitividade. O Sebrae faz o projeto e o BNDES, Embrapii ou Finepi financiam. O programa também inclui incentivos para a renovação de equipamentos e maquinário do parque fabril brasileiro em dois anos, com redução do imposto de renda para pessoa jurídica e contribuição social sobre o lucro líquido. Também será oferecida Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD), um novo tipo de empréstimo para a indústria, além de investimentos em projetos nas áreas de descarbonização e de mobilidade urbana. O objetivo é desenvolver uma indústria mais sustentável, mais exportadora e competitiva", completou o vice-presidente.

Modernização

Ao abrir o evento, André Rocha destacou os bons resultados alcançados pelo programa, lançado em março no Estado. "Não é novidade para ninguém a realidade da indústria brasileira, que enfrenta desafios significativos para se manter competitiva em um mercado global cada vez mais exigente. A necessidade de modernização, a adoção de novas tecnologias e melhorias de práticas gerenciais são fundamentais para nosso desenvolvimento econômico e industrial. Porém, diante desse desafio, em Goiás, o Brasil Mais Produtivo mostra, em muito pouco tempo, a que veio, a exemplo dos casos de sucesso apresentados aqui por empresas que potencializaram seus resultados com consultorias do Senai e Sebrae", disse.

Para o diretor‑superintendente do Sebrae, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o programa Brasil Mais Produtivo vem se consolidando no País, incrementando toda a cadeia industrial, com foco na transformação digital e eficiência energética. "Goiás é referência nacional nas ações do programa, com apoio estratégico do Sebrae e Senai, promovendo o acesso das indústrias locais ao que há de mais moderno e inovador em termos de consultorias para gestão da produtividade", observou.

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, ressaltou o crescimento econômico do Estado e a importância do programa para dar continuidade e suporte a esse desenvolvimento. "Nós temos crescido mais que o dobro da média em relação ao PIB nacional. Nesse primeiro semestre de 2024, Goiás abriu mais de 19 mil novas empresas, que vão precisar de iniciativas como o Brasil Mais Produtivo para ganhar competitividade." 

Com o Auditório João Bennio, da Casa da Indústria, lotado, o roadshow reuniu autoridades e políticos como o diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Carlos Geraldo, o gerente de Relações com o Mercado da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), José Menezes, e o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, e o senador Jorge Kajuru. Também participaram o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas, o superintende da Fieg, Lenner Rocha, o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Humberto Oliveira, os diretores de Educação, Tecnologia, Saúde e Segurança do Sesi e Senai, Claudemir Bonatto e Bruno Godinho, os vice-presidentes da Fieg, Flávio Rassi e Emílio Bittar, presidentes de sindicatos das indústrias, de conselhos temáticos e de câmaras setoriais da Fieg, além de empresários, gestores e equipe técnica do Sebrae e do Sistema Indústria em Goiás.

Mais produtividade

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil Mais Produtivo conta também com parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que se unem à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ao Senai e ao Sebrae – sendo os dois últimos executores das ações. 

O programa vai absorver fatia de R$ 2 bilhões dos R$ 300 bilhões previstos para o Nova Indústria Brasil, anunciado pelo governo federal em janeiro. Ao todo, até 2027, quase 1.200 micros, pequenas e médias empresas goianas poderão ser beneficiadas, em quatro modalidades de atendimento – plataforma de produtividade, diagnóstico e melhoria da gestão, otimização de processos industriais e transformação digital.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário