MTEC Energia

Universidade Popular: uma nova escola para formar a esquerda brasileira

Intelectuais e movimentos sociais criam universidade para formar nova geração de líderes de esquerda


UNIPOP planeja Seminário Nacional com participação de grandes nomes da educação popular internacional


Brasília, 12 de junho de 2024 - Com o objetivo de formar uma nova geração de líderes políticos alinhados aos princípios do socialismo e da democracia, intelectuais, educadores, movimentos sociais e partidos de esquerda uniram-se para criar a Universidade Popular (UNIPOP) no Distrito Federal.

O encontro nacional da UNIPOP, realizado na última terça-feira (11) no Centro Cultural de Brasília, contou com a participação de mais de 100 militantes, principalmente professores universitários, lideranças de partidos de esquerda e representantes de movimentos populares de todo o país.

Ex-ministro José Dirceu defende construção de "universidade de novo tipo" para enfrentar governos conservadores

Fotos: Divulgação 


O ex-ministro José Dirceu, presidente do Conselho Diretor da UNIPOP, defendeu a necessidade de construir uma "universidade de novo tipo" para enfrentar os "governos conservadores e de direita" que, segundo ele, causaram perdas e prejuízos ao país. Dirceu afirmou que a UNIPOP terá um papel fundamental na formação da nova juventude e de novos quadros políticos para um "Brasil soberano e democrático".

O psicólogo e educador social Pedro Pontual, considerado um dos maiores conhecedores do legado de Paulo Freire, destacou que a UNIPOP não é uma reinvenção, mas o nascimento de uma nova escola baseada na experiência acumulada de outros educadores e teses educacionais. Pontual acredita que a UNIPOP terá um papel fundamental na formação não apenas da juventude, mas também de muitos líderes de massa e quadros políticos para o país.

O advogado e educador popular Acilino Ribeiro, diretor geral e reitor da UNIPOP, criticou o modelo educacional atual e sua dependência, além do abandono da política de formação da militância por parte dos partidos políticos. Ele defendeu a necessidade de construir um modelo que se contraponha ao que a "direita tenta instituir no país", enfrentando a "pedagogia do coturno" e as "escolas cívico-militares".

A UNIPOP planeja realizar, nos próximos 60 dias, um Seminário Nacional sobre o modelo de Universidade Popular, com a participação de importantes figuras nacionais e internacionais ligadas à educação popular, como Noam Chomsky, Aleida Guevara, Ângela Davis e Leyla Khaled.

O evento de lançamento da UNIPOP surpreendeu as expectativas dos organizadores, com a participação de professores universitários, militantes de partidos de esquerda e lideranças de movimentos populares, que demonstraram grande interesse em levar a ideia da universidade para outras regiões do país.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário