MTEC Energia

Tarifaço na malha de gasodutos do Sudeste

Instalações em gasoduto da NTS (Foto: Divulgação) Usuários da malha de gasodutos da NTS são pegos de surpresa com aumento de 26% nas tarifas...

O que muda na contratação de capacidade dos gasodutos, com o fim da chamada pública? Na imagem: Visão de baixo pra cima de instalações em gasoduto da NTS, com tubulações metálicas em amarelo, e céu azul ao fundo (Foto: Divulgação)
Instalações em gasoduto da NTS (Foto: Divulgação)

Usuários da malha de gasodutos da NTS são pegos de surpresa com aumento de 26% nas tarifas da NTS a partir de junho, na entrada do sistema


Por André Ramalho - EPBR

PIPELINE Sudeste terá choque tarifário na malha de gasodutos da NTS a partir de junho. Tarifaço pega agentes públicos e privados de surpresa e implicações concorrenciais preocupam. Magda Chambriard diz que quer “ajudar a desenvolver o mercado" e que pode “eventualmente abaixar um pouquinho o preço do gás”, desde que Petrobras mantenha rentabilidade.

Argentina recorre à Petrobras para contornar crise. Estatal questiona papel do biometano no transporte urbano. TAG negocia conexão com Petrobras em Sergipe. ANP adia decisão sobre GNL small-scale e mais. Confira:

TARIFAÇO

Os usuários da malha de gasodutos da NTS, que movimenta o gás natural nos principais centros de consumo do país, terão um aumento expressivo nas tarifas a partir de junho.

O choque tarifário será de 26% na entrada e de 7% na saída do sistema, para os novos contratos firmes de 2024, na comparação com os contratos anuais até então vigentes.

Os mais afetados serão aqueles produtores que injetam o gás na rede no Tecab (RJ), como Equinor, Galp e Shell – que, juntas, contrataram a injeção de 1,151 milhão de m3/dia no ponto de Cabiúnas para este ano. As tarifas no Tecab subiram 22%.

Conforme antecipado pelo político epbr, serviço de assinatura exclusivo para empresas (teste grátis por 7 dias), agentes públicos e privados foram pegos de surpresa, já que a proposta tarifária inicial da NTS previa uma pequena redução este ano.

As tarifas, no entanto, tiveram que ser recalculadas devido a uma frustração na expectativa de oferta e demanda – fruto, segundo fontes, de uma mudança no perfil de contratação de capacidade da Petrobras.

O resultado da oferta de capacidade da NTS acendeu o sinal de alerta, porque há implicações concorrenciais em jogo e que ainda estão sendo digeridas.

Os impactos e as causas (e, por consequência, os vilões) do tarifaço ainda são avaliados internamente na ANP e por agentes afetados – concorrentes da Petrobras e consumidores.

NO AMBIENTE POLÍTICO...

O tarifaço vem na contramão das promessas do governo de reduzir os custos de acesso à infraestrutura do gás. No transporte, é da ordem de US$ 2 o milhão de BTU, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME).

Em abril, na gas week 2024, o ministro Alexandre Silveira prometeu “regulação firme” para baixar os custos, em especial no escoamento e processamento. O transporte (10% do custo final do gás para a indústria) também se insere nesse contexto.

Numa primeira leitura, entre os agentes do mercado consultados pela agência epbr, o episódio pode respingar na Petrobras.

De acordo com os documentos apresentados pela NTS no processo de oferta, a capacidade de entrada solicitada, na etapa de manifestação de interesse (não vinculante), ficou 13 milhões de m³/dia abaixo do cenário de referência para 2024, sobretudo em Caraguatatuba (Rota 1) e Tecab (Rota 2).

O cenário foi calculado pela transportadora com base na movimentação de gás nos últimos dois anos – em sua maior parte, pela estatal.

Segundo fontes, as perspectivas de entrada do gás do Rota 3 no segundo semestre e as incertezas relacionadas à especificação do gás na UTGCA podem ter pesado na decisão da Petrobras de contratar menos entrada no Tecab e Caraguatatuba, respectivamente.

Esta semana, já após a conclusão da oferta de capacidade da NTS, a ANP manteve a autorização especial (e temporária) que flexibiliza os teores mínimos de metano na UTGCA. Sem ela, a Petrobras poderia ter de reduzir a oferta de gás nos próximos meses. A ANP prorroga a medida a cada quatro meses desde 2020.

Questionamos à Petrobras se ela confirma – ou nega– ter manifestado interesse por uma capacidade menor em 2024 (na entrada em Caraguatatuba e Tecab e na saída em SP), conforme refletido no processo de oferta de capacidade da NTS. Também perguntamos se o acordo de redução da flexibilidade, que proporcionou nos últimos anos a liberação de capacidade disponível no sistema para terceiros, está sendo renegociado.

A companhia respondeu: “Todas as informações associadas à necessidade de reserva de capacidade da Petrobras no sistema de transporte da NTS foram disponibilizadas para a ANP".

"Convém esclarecer que a ANP possui, entre suas atribuições, a de estabelecer os critérios a serem adotados para definição dos volumes considerados como premissa para os cálculos tarifários das transportadoras, os quais consideram, inclusive, as necessidades de reserva de capacidade de todos os usuários”.

A NTS preferiu não comentar. E a ANP não respondeu até o fechamento da edição. O espaço segue aberto.

IMPACTO NA CONCORRÊNCIA

O choque tarifário na malha da NTS é pontual. Em 2025, a expectativa é que as tarifas caiam 36% em relação a este ano, como reflexo da aplicação do saldo da conta regulatória – se mantidas estáveis as demais variáveis projetadas. A descontratação das térmicas, por exemplo, pode impactar nessa conta.

O aumento inesperado, contudo, não contribui para a decisão de clientes migrarem para o mercado livre -- onde o consumidor assume mais riscos na gestão dos contratos, inclusive de transporte eventualmente.

Mexe também com as tarifas de produtos de curto prazo, que são calculadas com base em multiplicadores sobre os contratos firmes.

Há, também, implicações concorrenciais em jogo e que ainda não foram totalmente dimensionadas. O tarifaço no Tecab recai sobre principais concorrentes da estatal na oferta de gás offshore.

Além disso, quanto mais os demais agentes pagam pelo sistema, maior o desconto que a Petrobras tem direito no pagamento dos contratos legados – conjunto de contratos assinados pela estatal. como carregadora original dos gasodutos, e que garantem a remuneração das transportadoras.

As receitas da NTS não crescem com o aumento das tarifas. Como parte do TCC com o Cade, de 2019, a estatal, por meio do acordo de redução da flexibilidade (veja na íntegra, em .pdf), liberou parte da capacidade disponível do sistema para os demais agentes e, desde então, as receitas obtidas pela NTS com a contratação dessa capacidade liberada são descontadas daquilo que a Petrobras tem que pagar às transportadoras.

MAGDA DÁ O TOM

Isso tudo num contexto em que a estatal dá sinais conflitantes em relação à abertura do mercado. Em outras frentes: a Petrobras iniciou negociações para reduzir o preço da molécula para os mercados livre e cativo; e renegociou os termos do TCC com o Cade.

Esta semana, aliás, em suas primeiras declarações como presidente da Petrobras, Magda Chambriard tocou em dois pontos caros às discussões do Gás para Empregar: oferta e preço.

Ela destacou que quer “ajudar a desenvolver o mercado", diante da perspectiva de aumento da oferta de gás nacional; e que a retomada dos investimentos em fertilizantes está inserida num contexto de ampliação do consumo do gás na matriz energética brasileira. Mas não a qualquer custo:

“Não vou fazer isso a qualquer preço. Vou fazer desde que dê lucro. Mas se eu precisar eventualmente abaixar um pouquinho o preço do gás para conquistar o mercado e garantir que possa expandir a produção, está valendo".

"Desde que dê lucro, desde que a empresa e seus técnicos entendam que isso é negocialmente vantajoso para a empresa", afirmou na segunda-feira (27/5), em sua primeira entrevista coletiva no comando da petroleira.

Em tempo: sob a gestão de Jean Paul Prates, a Petrobras avançou num acordo temporário de tolling com a Unigel, para retomar as operações das fafens de Sergipe e Bahia, mas esbarrou no Tribunal de Contas da União (TCU).

Magda Chambriard afirmou que caberá à Petrobras mostrar que fertilizantes são um bom negócio. "Ninguém aqui vai rasgar dinheiro”, afirmou. “E se o TCU tem dúvida, nós vamos responder às dúvidas do TCU", completou.

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,32,acessibilidade,4,acidente de trabalho,4,Acolhimento,1,administração,19,Aerolula,1,agricultura,31,agro,197,agroindústria,9,agronegócio,35,água,45,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,26,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,Anderson Miranda,1,aneel,5,animais,27,Aniversário,5,antissocial,4,anvisa,1,aposentdos,3,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,24,artigo,39,Assistência social,7,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,784,automobilsmo,4,aviação,9,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,10,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,127,Brasília,49,BRB,32,brics,5,caesb,17,café,5,câmeras,3,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,20,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,CELEBRAÇÃO,1,celular,6,censura,2,Centro Administrativo,1,charge,2,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,106,Cidades,133,ciência,15,cinema,14,CLDF,75,clima,32,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,44,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,14,comemoração,11,comércio,20,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,4,comportamento,25,comunicação,5,comunidade,3,COMUNIDADE LUSITANA,1,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,35,condomínio,72,condomínios,16,conic,1,conselho profissional,23,construção civil,39,construtoras,5,consulta pública,15,consumidor,28,consumo,11,conta,8,contabilidade,2,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,CORPO DIPLOMÁTICO,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,34,corrupção,41,CPI,1,crianças em casa,6,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,16,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,140,curso superior,3,cursos,30,data comemorativa,32,DATA NACIONAL,1,debate,3,Defesa,10,democracia,7,dengue,13,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,11,Detran,41,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,2,Dia dos Namorados,7,dia mundial da água,10,DIA NACIONAL,1,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,17,diploma,1,direita,2,direito,67,Direito do Consumidor,4,Direitos Humanos,24,Distrito Federal,106,ditadura militar,6,dívidas,20,documento,7,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,5,ecologia,8,economia,391,economistas,3,Edital,7,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educa,1,educação,276,eleições,172,Eleições 2022,144,eleitor,15,eletricidade,13,elevadores,8,EMBAIXADA DE PORTUGAL,1,Embaixadas,7,empreendedorismo,48,empreender,13,empregado,12,empregos,76,empresas,110,energia,86,engenharia,117,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,45,entretenimento,29,Escola de Síndicos,33,escorpião,1,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,76,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,9,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,evento,153,Eventos,9,exercícios,3,exportação,21,FABIANA CEIHAN,1,falecimento,5,família,3,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,2,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,3,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,3,FHC,2,FIEG,25,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,41,finanças pessoais,72,Fipecafi,1,fiscal,1,fogo,1,fort atacadista,2,frente parlamentar,1,futebol,18,Galeteria Beira Lago,1,gás,14,gastronomia,41,GDF,245,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gilvan Máximo,1,Gim,1,Goiás,346,golpe,23,golpismo,10,Governador,51,Governo,119,greve,7,Grupo M4,1,Grupo Pereira,2,guerra,17,habitação,70,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,HOLANDA,1,homenagem,8,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,6,IBRAM,3,Idoso,8,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imoveis,5,imóveis,95,impeachment,4,impostos,94,inadimplência,6,incc,1,incêndio,13,indígena,1,indústria,65,inelegibilidade,3,Informação,33,informática,1,ingressos,1,inovação,62,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,2,internacional,32,internet,81,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,1,Jornalismo,83,Juarezão,1,justiça,186,juventude,4,Lançamento,1,lazer,40,Legislação,7,lei,18,LGPD,6,licitação,18,livro,20,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,manifestação,1,manutenção,11,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicamentos,3,medicina,17,MEI,2,meio-ambiente,79,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,50,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,10,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,5,Miriam Belchior,1,Mobilidade,11,mobilidade urbana,27,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,87,Mulheres na Política,10,multa,7,mundo,134,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,16,Neoenergia,8,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,1,Nobratta,1,normas,14,NOTICIAS,1057,NOTÍCIAS,22,notificação,1,novacap,3,Novembro Azul,1,nutrição,2,obras,113,ocupe o centro,1,opinião,147,Oportunidade,3,orçamento,12,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,PAÍSES BAIXOS,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,53,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,12,pesquisa,24,petrobras,13,petróleo,16,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,80,POLÍCIA FEDERAL,1,Política,312,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,21,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,5,privatização,2,Procon,2,profissional,29,profissões,9,Projeto de Lei,76,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,4,pt,2,qualificação,30,rádio,2,recicláveis,1,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,31,reformas,9,registro,4,regras de convivência,14,REI WILLEM-ALEXANDER,1,RELAÇÃO BILATERAL,1,relacionamento,5,religião,17,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,17,Sarah Kubitscheck,1,saúde,537,sedhab,2,segeth,1,segurança,112,seguro,10,selo de qualidade,2,senado federal,23,serviço social,7,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,26,setor energético,26,setor produtivo,35,sia / guará,14,sindicatos,19,síndico,125,síndicos,9,SLU,7,smartphone,3,socialismo,1,solar,8,Solidariedade,30,sonegação,12,sorteio de casas,1,STF,30,subsíndico,1,Supermercados,2,Supremo,2,sustentabilidade,71,tarifas,26,taxa,8,TBR,1,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,7,tecnologia,153,telecomunicação,18,tempo,12,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,81,Trabalho,29,transito,5,trânsito,38,transporte,8,transporte coletivo,49,transportes,30,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,59,turismo,66,TV,11,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,41,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Tarifaço na malha de gasodutos do Sudeste
Tarifaço na malha de gasodutos do Sudeste
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqgcRM-mNlUbMG6wdZHF0qIiLMttiBFZUpcyjhzS5pbN8_Ok9x1ueeaG0y9VPq62aZIw8Uw_69fVZ-DtVlUs9pvGJ99llnV4MJAvZjsG6gve4RASB7nKDHTLXwd_CHHS0Z_wogrmbEcxmFvoMR43FqQ3iTP8r2CbmCKFKFV2U0z1VRpDS27Ed4AApB7nQ/s16000/Rede-de-gasoduto-da-NTS-Foto-Divulgacao.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqgcRM-mNlUbMG6wdZHF0qIiLMttiBFZUpcyjhzS5pbN8_Ok9x1ueeaG0y9VPq62aZIw8Uw_69fVZ-DtVlUs9pvGJ99llnV4MJAvZjsG6gve4RASB7nKDHTLXwd_CHHS0Z_wogrmbEcxmFvoMR43FqQ3iTP8r2CbmCKFKFV2U0z1VRpDS27Ed4AApB7nQ/s72-c/Rede-de-gasoduto-da-NTS-Foto-Divulgacao.webp
Atualidade Política
http://www.atualidadepolitica.com.br/2024/06/tarifaco-na-malha-de-gasodutos-do.html
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/2024/06/tarifaco-na-malha-de-gasodutos-do.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário