MTEC Energia

TSE derruba inelegibilidade aplicada a Leandro Grass, candidato ao GDF em 2022

Foto: Divulgação Grass e candidata à vice foram acusados de propagação de informações falsas sobre o adversário Ibaneis Rocha. Defesa negou ...

Foto: Divulgação

Grass e candidata à vice foram acusados de propagação de informações falsas sobre o adversário Ibaneis Rocha. Defesa negou irregularidades.

Por Fernanda Vivas, TV Globo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta terça-feira (14), derrubar a sanção de inelegibilidade aplicada a Leandro Grass, que concorreu em 2022 ao cargo de governador do Distrito Federal. 

Com a nova decisão, o atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fica possibilitado de concorrer nas próximas eleições, assim como a sua candidata a vice, Olgamir Amancia. A decisão foi por unanimidade.

Os ministros acolheram um recurso da defesa de Grass contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do DF, que tinha determinado seu afastamento das urnas por oito anos.

Prevaleceu o voto do relator do caso, o ministro André Ramos Tavares, pela revisão da decisão do tribunal regional. O ministro concluiu que não há elementos suficientes para provar a suposta desinformação. Com isso, não ficou comprovado o uso irregular dos meios de comunicação.

"Os elementos trazidos aos autos não realmente são suficientes para afirmar a existência de veiculação de propaganda contendo notícias falsas, sabidamente inverídicas ou gravemente descontextualizadas", disse o ministro.

Nas redes sociais, Leandro Grass comemorou a decisão: “Não há mais inelegibilidade. Apenas muita vontade de recuperar nossa cidade e devolvê-la ao nosso povo. 2026 está bem ali. Eis a verdade, sem fake news”.

Relembre o caso

Leandro Grass (PV) comenta vitória de Ibaneis Rocha no primeiro turno ao GDF

O caso se refere à disputa pelo comando do governo do Distrito Federal, há dois anos. A coligação que apoiou o governador Ibaneis Rocha, eleito para o cargo, acusou Grass e a candidata à vice-governadora, Olgamir Amancia Ferreira, de propagar notícias falsas sobre ele por redes sociais.

Em março deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal concluiu que houve irregularidades. Por maioria, condenou Grass e a candidata à vice por abuso no uso de meios de comunicação social.

A defesa dos dois recorreu ao TSE, sob o argumento de que as informações não são falsas e que não houve repercussão grave no processo eleitoral. A coligação que apresentou o processo defendeu a manutenção da decisão do TRE-DF.

O Ministério Público Eleitoral opinou para absolvição de Grass e da candidata à vice. Segundo o MP, "é possível identificar a ausência de conteúdo similar ou que fuja do razoável em tom de crítica de uma chapa de oposição em face de um candidato à reeleição".

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário