MTEC Energia

Diálogo agro, ciência e sociedade urbana um encontro marcado pela história

Cesar Borges de Sousa* O lançamento da Rede Soja Sustentável, no dia 15 de abril, em São Paulo, viabiliza na prática um sonho apresentado há...



Cesar Borges de Sousa*

O lançamento da Rede Soja Sustentável, no dia 15 de abril, em São Paulo, viabiliza na prática um sonho apresentado há 11 anos pela genialidade estratégica de Alysson Paolinelli, ao criar o Instituto Fórum do Futuro: a ousadia de promover a união de esforços entre a Ciência Tropical, os atores públicos e privados, as agências de fomento e Terceiro Setor em favor da construção conjunta e colaborativa de uma proposta de sociedade pacificando o diálogo entre as potencialidades do mundo rural e os anseios urbanos por alimentos mais saudáveis, produzidos de forma menos desigual e referenciado por Ciência, algo indispensável se pretendemos conter as mudanças climáticas.

Esse Agro tecnológico e sustentável que temos a pretensão de representar já existe. O Brasil é proprietário de conhecimento, de modelos de gestão e de tecnologias inigualáveis quando se trata de enfrentar os desafios globais. “O mundo tropical, não ‘problema, é solução”, dizia Alysson, quando nos convocava a empreender o Terceiro Salto: uma etapa de modernização do sistema agroindustrial que habilita o Segundo Salto (a revolução verde dos anos 1970) a para responder o que outro brasileiro mestre, Roberto Rodrigues, define como os 4 Cavaleiros do Apocalipse: as agendas da insegurança alimentar e energética, das mudanças climáticas e da desigualdade social.

No dia 15 vamos tentar provar a um público eclético que esse sonho é possível sim. Daremos a largada na construção multisetorial de uma proposta destinada a valorizar e dar protagonismo a nossa capacidade empresarial, cientifica e tecnológica de fazer um mundo melhor.

O ponto de partida é acreditar. Vamos debater a viabilidade de uma agenda comum ainda para 2024. Semear a esperança é o caminho para atrair a juventude para esse esforço. Sem esperança. não haverá futuro...

O momento é desafiador. Em uma década, 2,6 milhões de brasileiros emigraram; o investimento em Ciência foi reduzido a cada ano; a perda de cérebros é acachapante; 4,5 milhões de produtores rurais continuaram sem acesso à gestão moderna e às tecnologias sustentáveis; os nem-nem formam hoje um exército de 15 milhões; o ressentimento e a desconfiança são o combustível da polarização nas Redes Sociais; a capacidade competitiva do setor agroindustrial – as coisas boas que fazemos e que somos capazes de fazer muito mais -não consegue ser sistematizada, nem demonstrada diante dos formadores da opinião pública urbana.

Dentro da “Bolha” do Agro Tropical sabemos como enfrentar as agendas do clima, da insegurança alimentar energética e da desigualdade social. Fora dela, num mundo onde toda e qualquer argumentação técnico-científica passou a ser convertida em leitura política e polarizada, a Comunicação Estratégica surge como ponte indispensável para unir a perspectiva de dois mundos interdependentes.

Um exemplo, as negociações do acordo Mercosul, novamente interrompidas pela convicção formada no ambiente político urbano interno das principais Nações europeias interessadas de que a pauta socioambiental brasileira não é confiável. Sem espaço no debate nacional e global, permanecem invisíveis as soluções sustentáveis que o Brasil pode oferecer.

Urge uma nova estratégia de Comunicação. O mundo urbano ainda desconhece nossas conquistas civilizatórias para o desenvolvimento sustentável:

*Que o País é líder global em tecnologias de controle biológico que podem substituir o uso de defensivos na agricultura;

*Que a conversão do peixe no “novo frango” nasce de de inteligência tecnológica que concentra de proteína de soja em raçoes que popularizaram o consumo de pescados no Brasil e no mundo – o consumidor europeu paga pelo salmão de psicultura preços impensáveis há poucos anos;

*Que dezenas de milhões de produtores rurais da zona tropical poderiam deixar a pauta do desmatamento se pudessem dispor de conhecimentos de gestão, de Ciência e de tecnologias já existentes.

*Que uma sociedade tropical pode se livrar rapidamente da dependência dos combustíveis fósseis através da aplicação de produtos e soluções de origem biológica: desde casas construídas a partir do óleo de soja ao hidrogênio verde; do serviço de polinização das abelhas às tecnologias de sequestro e mitigação de gases de efeito estufa...

E guer um “Think Tank” no Brasil para debater essas temáticas é um gigantesco desafio. Mas, já apoiam a iniciativa o Banco Mundial, a FAO, a Embrapa, pesquisadores da USP e da UFLA, representantes dos produtores e das empresas.

Por definição – e o País não prestigia tradicionalmente entidades do gênero – os “Think Tanks” debatem a perspectiva estratégica de médio e longo prazos em temas como economia, políticas públicas e privadas, em áreas como o universo da cultura, da inovação tecnológica, da geopolítica, da Educação...

A Rede Soja Sustentável já nasce associada aos 11 anos de reflexão do Fórum do Futuro e ao inestimável legado de Alysson Paolinelli, que se preocupou em reorientar o setor agroindustrial do Século XXI.

Participem do lançamento da Rede Soja e do Seminário “Comunicar é Negociar Fora da Bolha”. O prêmio pelo esforço dos atores em buscar unificar o projeto brasileiro de sociedade será colocar o Brasil na liderança do desenvolvimento sustentável global através da Bioeconomia, o único espaço onde o mundo tropical pode trafegar com competitividade. Está em jogo a nossa capacidade de minimizar conflitos, de harmonizar a visão estratégica, de focar num futuro melhor para as pessoas e para o Planeta, gerando inclusão, empregos e renda dignos, atacando a fome e mitigando as mudanças climáticas e a migração forçada.

Participe. Seja mais um a fazer o futuro chegar.

 

*Cesar Borges de Sousa é Presidente da Rede Soja Sustentável

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário